InícioGraduaçãoGestão de PessoasCurso de Coaching e Desenvolvimento Humano: conheça o perfil do estudante

Curso de Coaching e Desenvolvimento Humano: conheça o perfil do estudante

Dentre tantas novas carreiras que vêm surgindo nesses últimos anos, o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano se apresenta como um caminho sólido de sucesso profissional.

Lidando ao mesmo tempo com habilidades pessoais e técnicas, a área requer do profissional atualização e estudo constantes. Por outro lado, possibilita ao coach influenciar positivamente o ambiente de trabalho e inspirar outros profissionais a dar seu melhor.

Nesse sentido, vale a pena conhecer mais sobre essa nova carreira e suas possibilidades. Vamos nessa?

Saiba mais sobre Coaching e o mercado de trabalho

O mercado de trabalho vem se transformando. Há até pouco tempo, um bom currículo era suficiente para conquistar uma posição de destaque em uma empresa. Uma faculdade conhecida, cursos complementares e alguma experiência colocavam o profissional à frente dos demais no processo seletivo.

Atualmente, contudo, essa não é mais uma realidade absoluta, pois a visão empresarial mudou nas últimas décadas. É, sim, necessário um bom CV. Mas, com cada vez mais frequência, os comportamentos e atitudes pessoais influenciam na escolha do candidato. Ou seja, é preciso combinar uma boa formação com habilidades como resiliência, trabalho em equipe, automotivação e comunicação, por exemplo.

Do mesmo modo, essa realidade se aplica a quem já está empregado. As melhores empresas estão mais atentas aos comportamentos éticos dos seus funcionários como forma de garantir que estejam alinhados aos seus valores corporativos.

Porém, como preparar as equipes para desenvolver essas capacidades? Como acompanhar cada um em suas características e orientar para comportamentos adequados no ambiente de trabalho? É nesse cenário que surge o coach, agregando suas capacidades técnicas à sensibilidade humana para auxiliar profissionais a entregar seu melhor.

Como resultado, o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano ganha importância, destacando-se como uma excelente alternativa de carreira.

O que aborda o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano?

Primeiramente, é preciso conhecer a proposta do curso de Coaching e Desenvolvimento Humano antes de se tornar um tecnólogo da área.

Essa graduação em nível superior, que dura três semestres, é dedicada à compreensão do ser humano e seus comportamentos. Além disso, o estudo enfoca de que forma se pode auxiliar pessoas a alcançar resultados melhores tanto profissional quanto pessoalmente.

Ao longo da faculdade são transmitidos conhecimentos para que o futuro coach esteja habilitado a apoiar e desenvolver uma série de habilidades nas pessoas. Entre elas: as relações interpessoais, a capacidade de autogerenciamento, bem como a organização pessoal e a persistência.

Dessa forma, o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano aborda matérias e temas fundamentais ao bom do futuro tecnólogo. Tais como:

  • Auditoria e Consultoria em RH;
  • Avaliação de Performance;
  • Coaching de Inteligência Emocional;
  • Coaching e Mentoring;
  • Comportamento Organizacional e Negociação;
  • Desenvolvimento de Pessoas;
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios;
  • Dinâmicas e Jogos Vivenciais;
  • Gestão de Carreira;
  • Gestão de Pessoas;
  • Liderança e Coaching Evolutivo;
  • Programação Neurolinguística;
  • Técnicas e Ferramentas de Coaching.

Enquanto muitas graduações ainda são presenciais, exigindo do estudante uma rotina mais rígida, o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano pode ser feito via EaD. Em outras palavras, dá para estudar com qualidade, nos momentos mais convenientes e pagando mensalidades bem mais acessíveis.

Como resultado, em pouco tempo o estudante estará muito bem preparado para ingressar no mercado de trabalho. E, assim, terá condições de auxiliar outros profissionais a melhorar sua performance. Nada mais adequado a esses tempos em que o “novo normal” exige muito mais de todos, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Opções de atuação

Antes de mais nada, é preciso destacar que o coach atua em diferentes campos, independentemente de o estudante já ser graduado. Ou seja, há profissionais formados em Educação Física, Recursos Humanos, Psicologia e Administração que se tornam coaches de grande sucesso.

Esses profissionais complementam seu trabalho com as ferramentas de coach e com isso alcançam melhores resultados. Porém, se o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano for escolhido como primeira graduação não há problema. É que, nesse caso, os conhecimentos poderão ser usados em diferentes áreas, o que é ótimo para criar opções de atuação.

Assim como é possível ter uma carreira de sucesso numa empresa, por vezes profissionais de coaching criam seu próprio negócio. Como empreendedores, atuam de forma mais livre e ampla, atendendo clientes e empresas em diversos locais. É outra excelente opção profissional para quem quer empreender e ser mais independente.

Qual é o perfil do estudante de Coaching e Desenvolvimento Humano?

É importante analisar se o seu perfil é compatível com o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano. Confira a seguir alguns atributos importantes.

É essencial que o coach tenha características de sensibilidade humana e empatia. Isso porque sua atuação estará intimamente ligada às pessoas, suas dificuldades, mentalidades e valores pessoais. Adicionalmente, é preciso ter compreensão ampla do contexto em que o indivíduo está inserido, o que exige capacidade analítica.

De maneira idêntica, qualidades como ética, visão crítica construtiva e capacidade de elaborar projetos técnico-científicos são altamente desejáveis.

Além disso, é necessário ter flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas de forma individual e também em equipe.

Por fim, o profissional deve ser capaz de elaborar soluções para diferentes problemas por meio de diagnósticos claros e atuação técnica. Em suma, ter competências e habilidades capazes de conduzir alguém a uma performance pessoal e profissional melhor do que a atual. Afinal de contas, não dá para alcançar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas sempre, não é mesmo?

E aí, se identificou com o desafio? Quer ter alta empregabilidade e ser capaz de fazer a diferença para outros profissionais com sua atuação? Se sua resposta é “sim”, é hora de considerar o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre coaching está no lugar certo! Clique e saiba tudo sobre o curso. Preocupado com o preço dessa formação? Veja quanto custa a faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano e se planeje para dar o primeiro passo rumo a uma carreira próspera e bem-sucedida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.