InícioGraduaçãoDireitoCurso de Direito EAD dá direito à meia-entrada com carteira de estudante?

Curso de Direito EAD dá direito à meia-entrada com carteira de estudante?

O estudante do curso de Direito EAD ou de outras áreas pode ter essa dúvida. Afinal, diversos dos benefícios conhecidos desse documento incluem atividades que a modalidade não utiliza.

A resposta para essa questão, contudo, pode te surpreender bastante no decorrer do texto. Assim, antes de mais nada, você verá os detalhes logo abaixo, além de outras dicas importantes.

O que o estudante do curso de Direito precisa saber?

Para tirar as dúvidas do estudante do curso de Direito, vale entender melhor a carteirinha. De fato, ela é um documento com foto que comprova a sua situação acadêmica.

Ele é fornecido com validade em todo o país, e garante diversos benefícios. Sobretudo, o de maior destaque é a meia-entrada para alunos dos ensinos:

  • Infantil;
  • Fundamental;
  • Médio/técnico;
  • Graduação;
  • Pós-graduação.

No geral, o documento deve conter informações importantes relacionadas a você e à instituição, como por exemplo:

  • Nome da escola ou universidade;
  • Bem como, o número de matrícula do aluno;
  • O curso que ele estuda;
  • A data de validade da carteirinha.

Hoje em dia, as próprias instituições chegam a exigir esse título para entrar nos prédios. Logo, o benefício é importante, e não apenas para o estudante do curso de Direito.

Documentos necessários para fazer a carteira de estudante

Confira a seguir o que vai ser pedido de você para fazer esse documento:

  • RG, passaporte, Carteira de Habilitação ou RNE;
  • Uma foto 3×4 seguindo o padrão: ângulo frontal, fundo de cor neutra;
  • Registro de matrícula na instituição de ensino, autenticado por ela.

Você pode fazer a solicitação e fornecer todo esse material de modo digitalizado. Porém, caso não tenha como escanear, você pode tirar fotos nítidas com o seu celular.

Como fazer o documento para o estudante do curso de Direito?

O estudante do curso de Direito ou de outra área pode solicitar pelo site oficial. Em seguida, ele deve seguir os seguintes passos:

  1. Clicar em solicitar e preencher todos os dados necessários;
  2. Fazer o pagamento da taxa de R$ 35 para emissão da carteira de estudante;
  3. Enviar os documentos citados acima.

Feito isso, basta esperar o seu documento chegar até você, sem demais complicações. Quanto à taxa, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário.

Sobre a validade da carteirinha

Para quem não sabe da validade, o prazo da carteira pode ser bastante duradouro. Nesse sentido, a data é 31 de março do ano seguinte ao da emissão, ou seja, quem pedir hoje, poderá usar até essa época em 2022.

Estudante do curso de Direito EAD e a meia-entrada

Chegando na principal dúvida, o estudante do curso de Direito EAD pode ficar tranquilo. De antemão, os alunos de outras áreas também não precisam se preocupar com isso.

A razão disso é que os alunos com aulas à distância também pode solicitar. Dessa forma, o requisito é somente estar matriculado em uma modalidade de ensino aceita.

Com isso, tanto quem estiver com aulas presenciais como EAD poderá desfrutar dos benefícios. Mas há algumas exceções, e você vê mais sobre elas a seguir.

Quem não pode solicitar a carteira de estudante?

Pelo Título V da Lei 9394/96 sobre a carteira de estudante, existem algumas restrições. Assim, diferente do estudante do curso de Direito EAD, os estudantes que não se encaixam são:

  • De curso livre;
  • Pré-vestibular;
  • Escolas de idiomas.

Como fazer o desbloqueio da carteira de estudante

  1. Entrar com e-mail e senha de cadastro no portal;
  2. Selecionar a opção “Desbloqueio de Documento” dentro do menu “Solicitações”;
  3. No campo que aparecer, digite o “Código de Uso” (localizado no documento);
  4. Faça a escolha na opção que representar a sua carteira;
  5. Enfim, com a alternativa “Desbloquear” aparecendo, clique e finalize o processo.

Vantagens de estudar à distância

Além da carteirinha, existem outras vantagens de ser um estudante do curso de Direito EAD e, por isso, vale conferir a lista a seguir.

1 – Desenvolver habilidades de autonomia

O ensino à distância torna o aluno mais responsável e desenvolve a sua autonomia. Aliás, essas são qualidades que o mercado de trabalho recebe muito bem.

2 – Redução nos custos

Como tudo nessa modalidade acontece em ambientes virtuais, há uma boa economia financeira. Por exemplo, alimentação, transporte e gastos com materiais são muito reduzidos no modelo EAD.

3 – Mais formas para tirar dúvidas

Existem diversas ferramentas que podem aproximar o aluno do professor em caso de dúvidas. Portanto, quando surgir alguma, basta enviar mensagem para ele ou um monitor para te ajudar.

4 – Melhora na qualidade de vida

Para o estudante do curso de Direito e outros segmentos EAD, essa vantagem é ótima. Afinal, devido a não precisar perder tempo se deslocando, você pode fazer mais coisas. Por exemplo, estudar, assistir à aula e também um pouco de lazer para equilibrar.

5 – Flexibilidade maior

Não tinha como deixar talvez a maior vantagem dos cursos à distância de fora. Em outras palavras, você pode personalizar o horário e as aulas da sua maneira. Dessa forma, é possível aproveitar o seu momento de maior produtividade.

Melhores formas do estudante de Direito EAD aproveitar a carteira

Voltando a falar sobre a carteira de estudante do curso de Direito, existem várias formas de curtir os benefícios. Então, caso ainda não saiba, veja a seguir 5 formas de utilizar essas vantagens.

1 – Meia-entrada em cinemas e teatros

Essa todo mundo conhece, mas vale à pena reforçar: metade do preço no cinema/teatro. Dessa maneira, você pode combinar um bom programa com os amigos para relaxar após os estudos.

2 – Shows

O ingresso em shows costuma pesar muito no bolso, e nisso a carteirinha pode ajudar. Contudo, é preciso que ela esteja regularizada, e seja permitido pelo estabelecimento para ter meia-entrada.

3 – Arenas e estádios de futebol

Os ingressos totais para jogos de futebol devem ter 40% disponíveis para meia-entrada, ou seja, o estudante do curso de Direito EAD poderá ver seu time com desconto.

4 – Academias

Além do entretenimento, você também pode usar a carteirinha para ter uma vida mais saudável. Por vezes, há como encontrar academias que oferecem diversos descontos aos portadores da carteirinha.

5 – Transporte público

Outra vantagem bem conhecida é em relação à meia passagem no ônibus e no metrô. Assim, dá para fazer seus trajetos diários pagando metade do valor.

O ‘direito’ para estudantes do curso de Direito EAD e vários outros

Ao longo desse texto você entendeu melhor como funciona a carteira de estudante do curso de Direito no dia a dia. Além disso, descobriu que, mesmo no ensino à distância, ainda é possível solicitar o documento.

Caso estivesse dúvidas antes, agora já pode ter certeza e pedir a sua. Entretanto, mantenha-se atento e fique de olho para ter a carteirinha sempre dentro da lei. Não apenas isso, tome cuidado com as falsificações e aproveite bem os benefícios.

Clique nesse conteúdo e saiba também os maiores desafios do Curso de Direito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.