InícioGraduaçãoCurso de Logística: tudo o que você precisa saber!

Curso de Logística: tudo o que você precisa saber!

Se você almeja um dia a dia repleto de dinamismo e desafios constantes, encontrará na logística a profissão dos seus sonhos. Entretanto, muitas dúvidas surgem quando pensamos na estrutura do curso de logística e na aplicação dessa área no mercado de trabalho. 

Por essa razão, desenvolvemos esse artigo com o objetivo de esclarecer e evidenciar a importância do setor e como é feita a estruturação dessa formação. Saiba desde a grade curricular até as melhores universidades e preços.  

Confira! 

Afinal, o que é a Logística? 

De maneira simples e direta, a logística é o setor responsável pelo planejamento, execução e controle eficaz de mercadorias. Desde a etapa do transporte até o seu estoque, seja dentro ou fora das instalações de uma empresa. 

Ou seja, o profissional do setor logístico tem como principal objetivo agilizar o máximo possível todas as etapas citadas anteriormente e contribuir para a redução de custos da instituição. 

Para esse fim, é imprescindível o estudo de gestão, planejamento e distribuição de produtos. Logo, o profissional deste ramo deve ter uma excelente qualificação, assim como uma elevada criatividade para soluções de quaisquer categorias de problemas/situações. 

A importância da Logística no mundo globalizado

A logística se encontra presente no menor detalhe do nosso cotidiano. Por exemplo, se você está lendo este artigo de um notebook, sabia que isso só foi possível graças ao plano de um profissional do setor logístico. 

Isso porque a produção, ou até mesmo a oferta de componentes de computadores, são apenas encontrados fora do Brasil. Ou seja, foi montado um plano logístico para que todas as peças chegassem em uma fábrica no país e pudessem ser montadas para formar o produto final. 

Após isso, esse produto foi armazenado e colocado no estoque de um comércio para ser vendido. Você, então, realizou a compra do aparelho, que por meio de alguns acionamentos de botões saiu do armazém da empresa e foi enviado até a sua residência em um período programado de dias. 

Com o advento da globalização, cada vez mais companhias precisam de novos planos e estratégias de logística para a otimização constante do envio e distribuição de produtos fabricados em massa. 

Sendo assim, a logística permite que os negócios se tornem cada vez mais eficientes e focados na constante melhoria da experiência do cliente. Essas práticas fazem com que as empresas ganhem mais destaque no mercado. 

Entre outros benefícios da logística para as empresas, podemos citar: 

  • Aperfeiçoamento da qualidade do produto/ serviços ofertados; 
  • Aumento significativo dos índices de produtividade; 
  • Controle total das atividades administrativas de uma empresa; 
  • Economia constante de custos; 
  • Gestão completamente focada na visão estratégica; 
  • Tomada de decisões assertivas.

O cotidiano de um profissional de Logística

Para que uma estratégia de logística seja efetiva, é necessário que o profissional envolvido no planejamento tenha uma visão estratégica e integrada de todas as etapas da gestão da cadeia produtiva. 

Portanto, a rotina do profissional de Logística está centrada em três principais tarefas: 

Administração de materiais e recursos do negócio

As empresas hoje em dia produzem um grande número de produtos, fazendo-se necessária uma equipe para gerenciar os materiais e recursos da empresa. Logo, os profissionais da Logística devem buscar a melhor opção de estoque, sempre reduzindo o tempo de entrega dos itens. 

Além disso, para manter o controle da gestão de estoque e efetivar práticas de otimização de espaço e custos. 

Planejamento de transporte interno e distribuição para terceiros

Ter o processo como um todo reforçado na cabeça também é uma tarefa importante do profissional da Logística. Assim sendo, cabe a esse colaborador o planejamento de interligação das fábricas, distribuidoras e varejo. 

Toda essa organização tem como objetivos: 

  • Que não haja faltas ou sobras demasiadas de produtos no estoque;
  • O sistema de distribuição não seja sobrecarregado e atenda sua demanda no tempo correto; 
  • Certificação da qualidade do atendimento do varejo, desde o primeiro contato com o consumidor até o momento do pós-venda. 

Acompanhamento diário com o setor de compras e fornecedores

Os especialistas da área de Logística também precisam cultivar bons relacionamentos com: 

  • Fornecedores de matéria-prima/ insumos; 
  • Distribuidores de mercadorias; 
  • O próprio consumidor final. 

O acompanhamento diário e manutenção da relação permite que a empresa esteja sempre ciente das demandas de cada um desses personagens da cadeia. Com isso, é possível a tomada de decisões assertivas para ambos os lados. 

Os profissionais de Logística devem possuir conhecimentos profundos de informática e operação de banco de dados em sistemas de gestão, como um ERP. Visando sempre a automatizar o controle e ao planejamento da cadeia produtiva. 

O perfil integrador do profissional de Logística 

Ou seja, é de extrema importância que o profissional do setor logístico apresente um perfil planejador, com ênfase na coordenação de todos os processos da cadeia, desde a produção até a entrega para o cliente.

Assim, podemos perceber que, muito além de habilidades operacionais, esse colaborador precisa desenvolver constantemente sua visão estratégica focando nas três principais áreas do setor: 

1- Logística Inbound

O profissional alocado nesta área trabalhará diretamente com a gestão de compras da empresa. Sendo assim, será o responsável pela aquisição de matérias-primas e insumos. 

Esse setor da Logística estará em contato constante com fornecedores e parceiros, sempre priorizando uma boa comunicação entre as partes e a redução de custos envolvendo a compra, transporte, armazenamento e controle de qualidade dos itens adquiridos. 

2- Logística Outbound

A Logística Outbound está diretamente relacionada com o fim da gestão da cadeia, no momento em que o consumidor final recebe sua compra. Logo, o profissional designado para essa área deve sempre otimizar, garantir a qualidade e agilizar os meios de entrega. 

É importante sempre buscar surpreender o cliente por meio de estratégias que economizam custos e tempo de todos os envolvidos no processo. 

3- Logística Industrial 

Por fim, mas não menos importante, está a Logística Industrial, que assume o papel responsável pelo funcionamento e manutenção de todo o processo da linha de produção. 

Assim, o responsável da área deve trabalhar sempre prevendo qualquer situação que possa implicar gargalos ou falhas na cadeia produtiva. 

Os principais desafios do profissional de Logística

Tendo em vista as descrições de todas as atividades realizadas por profissionais da Logística em diferentes setores, é comum que estes enfrentem desafios constantes durante sua jornada de trabalho. 

Citamos algumas situações adversas que você como profissional da Logística pode se deparar em seu cotidiano. Veja!

  • O atendimento ao consumidor

Com as práticas de Customer Experience sendo enfatizadas e cobradas por todos os segmentos de mercado, o profissional da Logística encontrará aqui um de seus maiores desafios: como otimizar a cadeia produtiva e ainda surpreender o consumidor? 

A tarefa fica ainda mais árdua quando analisamos como o cliente do século XIX se tornou exigente, seja com o tempo de resposta da empresa ou com o tempo e custo da entrega do item almejado. 

A tecnologia provocou uma sensação de imediatismo no mercado, e o profissional de Logística deve considerar esse fenômeno dentro de seu cotidiano empresarial. Ou seja, é preciso pensar em novas maneiras de se destacar da concorrência e garantir a satisfação total do seu cliente. 

Pontos de atenção para esse desafio são o primeiro contato com o cliente (atendimento), prazos de entrega e tempo de resposta e primordialmente o bom relacionamento com o consumidor, mesmo após a realização da sua compra. 

  • A busca pela perfeição operacional

É constante a atualização dos processos da cadeia produtiva. Aqui o desafio está pautado na criatividade do profissional de Logística em conceber novos processos que desenvolvam sempre a produtividade e eficiência das operações da empresa. 

Sendo assim, é preciso estar sempre um passo à frente da sua concorrência e investigando sempre as melhores práticas de usabilidade de recursos e comprometimento de todos os setores do negócio. 

  • Redução constante de custos 

Somado com a proposta de aumento da eficiência das operações, a redução de custos é outro desafio presente na vida do profissional de Logística. Podemos dizer que uma tarefa está interligada com a outra. 

Desta maneira, conforme há o segmento da otimização dos processos operacionais e automatização da cadeia produtiva, maior a economia será para a empresa em sua totalidade. 

Logo, é importante que o profissional esteja sempre pensando em novos caminhos e planejamentos futuros para redução de custos. Isso engloba a aquisição de matérias-primas, armazenagem em estoque, certificação da qualidade e distribuição do produto. 

Por que estudar logística? 

Além dos diversos desafios vistos anteriormente, é preciso muito conhecimento e boas qualificações para encontrar soluções para as adversidades cotidianas enfrentadas na administração de uma empresa. 

Com isso, uma boa certificação da área da Logística é imprescindível para qualificar da melhor maneira profissionais do mercado de trabalho. Outras vantagens do estudo desse setor são: 

  • Possibilidade de um vasto mercado de trabalho

Com a intensificação da globalização, todas as empresas fabricantes de produtos, independentemente do setor, necessitam de um setor de Logística para realizar todas as tarefas citadas no item anterior. 

Assim, a opção de estudo da área promete inúmeras oportunidades de emprego envolvendo a organização, armazenagem e distribuição de quaisquer tipos de produtos ofertados pelo atual mercado. 

Ademais, o plano de carreira (PDI)  é muito interessante. É possível ingressar na área como um estagiário e dentro de alguns anos conquistar a posição de gerente. 

  • Área em constante desenvolvimento

Além da globalização, o advento de inúmeras tecnologias, como o Big Data, IoT (Internet of Things), Omnichannel, vêm propiciando boas expectativas para o futuro do setor logístico. 

Essas novas práticas contribuem diretamente para um olhar atrativo para área e novas melhorias para as operações das empresas. 

  • Possibilidade de carreira internacional

O setor da Logística está presente no mundo inteiro. Com uma boa graduação, é possível seguir sua carreira em águas internacionais, em países desenvolvidos como EUA, Japão, Alemanha, etc. 

Entretanto, é obrigatório possuir uma formação completa (graduação ou tecnólogo) na área para realizar esse feitio. 

  • Salários atrativos 

A área da Logística pode oferecer excelentes oportunidades financeiras para os seus profissionais. Porém, tudo depende da empresa. Pontos como localidade, porte, tempo de experiência e requisitos de certificações profissionais devem sempre serem estudados  e considerados. 

Mercado de trabalho: conheça as principais possibilidades! 

Como mencionado anteriormente, a busca por profissionais de Logística só tende a aumentar, uma vez que realizar as operações da área é um ponto vital para o sucesso de qualquer empresa. 

Assim, o formando de Logística terá uma vasta possibilidade de campo de atuação, em setores como: 

  • Aviação; 
  • Portuária; 
  • Distribuidoras e transportadoras; 
  • Varejistas; 
  • Negócios de importação e exportação; 
  • Hipermercados; 
  • Shoppings centers. 

As opções são infinitas, principalmente quando avaliamos o atual crescimento do parque industrial do Brasil. Segundo o portal de notícias G1, no ano de 2020, a produção industrial cresceu em 13 das 15 regiões do país apenas no começo daquele ano. 

Dentro desses setores, o profissional pode atuar em áreas como: 

  • Especialista de planejamento de demanda e estoques; 
  • Armazenamento e embalagem; 
  • Controller Logístico; 
  • Gerente da cadeia de suprimentos; 
  • Especialista em TMS e WMS;
  • Prevenção de perdas; 
  • Gestão da Informação; 
  • Especialista em rotas e meios de transporte. 

Lembre-se: Aqui estão apenas alguns dos setores possíveis, com a evolução da tecnologia, novos cargos são criados constantemente para os profissionais de Logística. Fique atento! 

Entenda como funciona o curso de Logística

Se interessou pela área? Agora está na hora de colocar a mão na massa e conhecer mais sobre os cursos de formação. Com todos os desafios listados da área e suas tarefas, os profissionais com certificações se destacam no mercado.

Isso porque o aluno ganhará conhecimentos e vivências com as áreas de Administração, Matemática, Gestão, Economia, Finanças, Legislações, entre outras.  

O curso de logística é ofertado no modelo Tecnólogo, ou seja, a duração média da graduação é de 2 anos, divididos em 4 módulos. Assim, se você almeja estar presente no mercado de trabalho o quanto antes, essa é a modalidade ideal! 

Esse modelo de educação também valoriza a harmonia entre conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando que o formando esteja pronto para a vida profissional após o final do curso. 

Grade curricular 

A grade curricular do curso de Logística pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo aluno. Entretanto, essas são as matérias encontradas de forma geral na graduação: 

  • Administração de Materiais e Produção;
  • Análise de Custos;
  • Compras e Administração de Materiais;
  • Economia e Comércio Exterior;
  • Empreendedorismo;
  • Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa;
  • Ética, Cidadania e Sustentabilidade;
  • Expedição e Distribuição;
  • Funções de Administração;
  • Fundamentos de Logística;
  • Gestão da Cadeia de Abastecimento;
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos;
  • Gestão de Cadeias de Alto Desempenho;
  • Gestão de Estoques e Armazenagem;
  • Gestão de Operações e Serviços;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Transportes;
  • Gestão de Transportes e Infraestrutura;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Mercadológica;
  • Impacto Ambiental e Logística Reversa;
  • Informática Aplicada;
  • Introdução ao Direito;
  • Legislação Tributária;
  • Logística Empresarial;
  • Logística Internacional;
  • Logística Reversa;
  • Matemática Aplicada e Estatística;
  • Métodos Numéricos Aplicados à Gestão;
  • Modelos de Gestão;
  • Movimentação;
  • Pesquisa Operacional;
  • Previsão de Demanda, Planejamento de Vendas e Operações;
  • Recursos Humanos: Fundamentos e Processos;
  • Redes Logísticas e Logística Internacional;
  • Sistemas de Distribuição;
  • Sistemas de Informação;
  • Soluções Logísticas de Classe Mundial.

EAD para o curso de Logística 

Além do modelo tradicional, presencial, o aluno do curso de Logística também pode optar pelo módulo EAD (Educação à Distância). Nessa modalidade, todo o conteúdo é ministrado de forma online. 

Dessa maneira, o aluno não precisa se locomover até uma instituição de ensino para atender às aulas. O único requisito é possuir um dispositivo conectado à internet. O horário e dedicação do estudo também são de livre escolha do estudante. 

Esse modelo vem sendo cada vez mais comum, possibilitando que pessoas de diversas regiões estudem onde e como quiserem. Além do mais, as mensalidades do curso EAD costumam ser menores! 

Onde fazer o curso de logística? 

O curso de Logística pode ser encontrado em diversas instituições de ensino do país. Desde o ensino público até o particular, são inúmeras as opções! Portanto, se atente a escolher uma faculdade ou universidade certificada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Isso porque apenas com essa certificação o seu diploma poderá ter valor e aceitação dentro do mercado de trabalho.

Separamos aqui algumas faculdades de destaque para o curso de Logística. São Instituições que oferecem as modalidades presencial ou EAD e apresentam uma excelente infraestrutura para seus alunos: 

Como se preparar para o vestibular? 

Para ingressar em qualquer instituição de ensino e garantir sua vaga no curso de Logística é importante se concentrar nos estudos, e isso envolve pensar no modelo de prova do vestibular. 

Para os interessados em cursar Logística, é fundamental estudar e garantir notas altas nas matérias das Ciências Exatas. Portanto, dedique-se às áreas da física, matemática e química! 

Além disso, desenvolver o seu raciocínio lógico é importantíssimo, uma vez que, os profissionais da Logística devem pensar em soluções novas para otimizar a gestão da cadeia de produção das empresas. Exercícios focados nesse quesito costumam aparecer nos vestibulares para o curso. 

Ademais, esteja por dentro do que acontece pelo mundo, o profissional de Logística deve ter conhecimentos afiados na atualidade, seja no contexto político de outros países e até mesmo em novas tecnologias. 

Com a mente fresca em todos os acontecimentos do planeta, pratique sempre a sua redação. É uma excelente maneira de treinar suas habilidades comunicativas, algo essencial para o estudante de Logística.

Conclusão

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a área da Logística e como seu curso é ministrado? 

Comece então a se preparar para o Vestibular e boa sorte nessa carreira! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.