Dicas para o EAD: como organizar seus estudos

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Tima Miroshnichenko from Pexels

O EAD já estava presente em algumas faculdades, porém com a pandemia essa modalidade de ensino se tornou ainda mais forte nas instituições. Se você pretende seguir um curso de graduação através do ensino à distância, é essencial que você saiba como otimizar seus estudos. Portanto, o objetivo dessa publicação é dar algumas dicas para você que pretende ingressar em um curso EAD.

Apesar de garantir a facilidade de estudar dentro de casa, a modalidade EAD exige ainda mais comprometimento por parte do aluno, já que incentiva a comodidade.

Pensando nisso, separamos um conteúdo especial sobre como organizar seu ambiente de estudos, sem que você perca a concentração em casa. 

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Por isso, continue a leitura e saiba como criar um espaço confortável e propício para otimizar seu aprendizado no ensino à distância. Porém, antes veja algumas vantagens trazidas pelo EAD.

Quais as vantagens da modalidade EAD?

A modalidade EAD dá mais flexibilidade ao estudante e possui um menor custo para os alunos que optam pelo ensino à distância. Além disso, por meio do ensino á distância, é possível garantir uma formação superior com a mesma validade de um curso presencial.

Você pode ver as principais diferenças entre duas modalidade aqui.

Vai cursar Direito e é fã da série How To Get Away With Murder?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil entre os “Keating 5”

Sendo assim, entende-se que a praticidade de não ter que se deslocar até uma unidade de ensino e de poder organizar seu próprio horário de estudo são as principais vantagens do ensino à distância. Mas como aproveitar esses benefícios sem se distrair no conforto de casa?

Veja algumas dicas para se organizar para o EAD no próximo tópico!

10 dicas para se organizar no EAD

Antes de tudo, é válido lembrarmos que, assim como o ensino presencial, o EAD possui tanto vantagens, quanto desvantagens. 

Vai fazer vestibular para Direito? 

 

Confira aqui se você tem o perfil dos estudantes e profissionais da área

Entre essas desvantagens, a principal delas é ter que criar um ambiente confortável para estudar dentro da própria casa. Justamente por ser um ambiente particular e livre, é mais difícil para o estudante conseguir manter o foco nas aulas. 

Dessa forma, é válido ressaltar algumas dicas podem te ajudar no ensino à distância e a melhorar seu desempenho. 

Utilize a tecnologia ao seu favor

É claro que a internet é uma aliada do ensino à distância, mas com o foco certo. O celular pode ser uma grande distração quando pensamos no ensino a distância.

Vai fazer vestibular para Odontologia?

Descubra se você sabe tudo sobre o curso

Neste contexto, é importante que você desapegue do seu smartphone para estudar. Use-o apenas em intervalos programados.

Dessa forma, para aumentar sua concentração e produtividade, é essencial que você deixe de lado as redes sociais e as conversas online durante suas horas de estudo.

Encontre um ambiente silencioso 

Estudar em casa nem sempre é fácil, pois é um local onde geralmente aproveitamos nosso tempo descansando ou com o lazer. Se possível, separe seu espaço de descanso do seu ambiente de estudo, para diminuir a distração.

Está pensando em prestar vestibular para Arquitetura?

 

Preparamos um teste para você descobrir se o curso combina com você

 

É muito importante que você reserve um lugar sossegado e quieto para estudar. Assim você previne que haja distrações externas durante seu curso EAD.

Por outro lado, se você não se sente tão confortável para estudar em um ambiente totalmente silencioso, uma boa dica é colocar uma música calma para tocar, que te ajude na concentração. 

Mantenha seu ambiente organizado

A organização é grande aliada dos estudos. Ter um ambiente limpo e organizado para estudar é essencial para garantir seu alto desempenho em um curso EAD. 

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

Sendo assim, escolha um local bem iluminado, no qual você possa se sentir acomodado e não tenha dificuldades para ler e praticar seus exercícios online.

Tenha um material físico 

Apesar de a modalidade EAD ser feita via internet, é importante que você saiba como utilizar suas ferramentas físicas para te auxiliar nos estudos. Por isso, tenha em mãos um caderno, uma caneta, um lápis e uma borracha para fazer anotações pertinentes às aulas.

Lembre-se que a prática é a melhor maneira de fixar o conteúdo estudado e a escrita serve para reforçar as aulas. 

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

Crie um cronograma de estudos

No ensino presencial é recomendado que o estudante mantenha uma rotina de estudos, aulas após aulas. Na modalidade EAD não deve ser diferente.

É importante que você organize seu dia a dia para cumprir suas horas de estudo e saber como conciliar o EAD com suas outras atividades cotidianas.

Não deixe de lado as atividades em grupo

Atuar e aprender em grupo faz parte do aprendizado em qualquer curso de graduação. No EAD, muitas vezes nós deixamos de lado as atividades conjuntas.

Ainda dá tempo de se organizar em 2021!

 

Preparamos um planner para você não deixar nada passar

Porém, é importante saber aproveitar os trabalhos em grupo. Dessa forma, é mais prático ter um melhor desempenho durante seu curso à distância.

Saiba como lidar com a facilidade do ambiente online para compartilhar conhecimentos. Por isso, mantenha contato com outros alunos e crie um bom relacionamento com os professores 

Crie metas e objetivos 

A motivação para cursar uma faculdade à distância pode ser prejudicada quando pensamos que estamos longe dos professores e dos demais estudantes. 

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

Portanto, uma ótima dica para o EAD é criar metas de estudo, com o objetivo de garantir que a motivação seja uma prioridade durante suas aulas do curso.

Crie uma agenda de compromissos 

É importante que você se atente aos prazos, por isso outra dica para o ensino à distância é criar uma agenda de compromissos. Dessa forma, além das ferramentas online, você tem um maior controle sobre sua faculdade.

Além disso, ter uma agenda de estudo pode ser um benefício para você dividir seus horários entre momentos de responsabilidade e seus momentos de lazer e descanso.

Já pensou em fazer sua faculdade dos sonhos à distância?

Tire todas as dúvidas e saiba mais sobre a modalidade EAD

 

Não deixe de tirar dúvidas

Não é porque não temos contato físico com os professores e os demais alunos que não podemos questionar. É essencial que você participe das aulas e se necessário, tire suas dúvidas! 

Seja durante a aula ou no período de fixação do conteúdo, utilize as ferramentas que a instituição te disponibiliza para mandar e-mails, conversar com seus tutores e outros alunos.

Faça acontecer do seu jeito

Um dos benefícios do EAD é você poder encontrar o melhor jeito para estudar! Portanto, teste suas alternativas e veja qual delas te ajuda mais a garantir um bom desempenho no ensino à distância.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Por fim, não se prenda apenas às dicas e aos métodos tradicionais de estudo. Utilize essas sugestões para encontrar sua autonomia enquanto estudante.

Gostou dessas dicas para o EAD? Se ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários abaixo. E, para ficar por dentro de tudo sobre essa modalidade de ensino, continue acompanhando nossas publicações aqui!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.