InícioDicasFormação acadêmicaDiferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing

Diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing

Quem opta por seguir a área de comunicação, acaba se deparando com alguns cursos que, de início soam parecidos, mas não são. Os dois mais confundidos, por trabalharem em meios semelhantes, são Publicidade e Propaganda e Marketing. Hoje vamos conhecer um pouco de cada graduação, e abordar suas diferenças. 

Por isso, antes de escolher a sua graduação, leia atentamente este artigo para entender as particularidades de cada curso. 

O que é Publicidade e Propaganda?

Para começar a entender um pouco mais essa área, é necessário conhecer o real significado de “publicidade” e “propaganda”. Cada palavrinha está relacionada com meios semelhantes, mas quer dizer coisas diferentes. 

Publicidade remete mais à atividade de anunciar produtos e/ou serviços. Ou seja, o objetivo é fazer com que aquilo que a empresa fornece chegue até o consumidor por meio de comunicações para atrair atenção. 

Já a propaganda está associada à palavra “propagar”. É voltada para persuasão, influência, transmissão de ideias e ideais. Seu objetivo é influenciar o público e criar identificação com a marca, fazendo com que seja sua primeira escolha. 

Agora, vamos conhecer mais sobre Marketing, e ver as diferenças entre ele e a Publicidade. 

O que é Marketing?

Marketing já está mais relacionado à gestão de marcas e ofertas, envolvendo toda a empresa. Portanto, o profissional nessa área deve se preocupar com produção, canais, pontos de venda, mix de produtos, posicionamento, etc. É um leque bastante amplo. 

Exatamente por essas diferenças grandes as graduações focam em coisas totalmente distintas. Vamos ver agora um pouco sobre como são os cursos de Publicidade e Propaganda, além do de Marketing. 

Diferenças na graduação

O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para comunicação e criação publicitária para vários meios, como rádio, TV, cinema e internet. Dentro da grade, é possível encontrar matérias como:

  • Computação Gráfica
  • Criação e Produção Publicitária em Rádio
  • Criação Publicitária para TV e Cinema
  • Direção de Arte
  • Fotografia Aplicada à Publicidade e Propaganda
  • Propaganda Política
  • Redação Publicitária Geral
  • Teoria da Comunicação
  • Produção Gráfica
  • Legislação e Ética na Comunicação

Mas também é possível encontrar algumas matérias relacionadas ao Marketing, para dar uma base dessa área ao profissional. É importante ter alguns conhecimentos para se tornar muito mais versátil e completo.

Agora vamos ver um pouco sobre o curso de Marketing. Nesse caso, é possível encontrar matérias mais específicas de pesquisa, planejamento e gestão. Algumas matérias são:

  • Comportamento do Consumidor
  • Composto Mercadológico
  • Gestão de Projetos e Pessoas
  • Marketing de Produtos e Serviços
  • Marketing Digital
  • Modelos de Gestão
  • Pesquisa Mercadológica
  • Planejamento Estratégico
  • Processos Logísticos
  • Trade Marketing

Por mais que as duas graduações possuam disciplinas semelhantes, seus focos são diferentes. Mas é possível se formar em ambas, para ter uma visão mais completa de todo o processo. 

Há universidades que complementam ainda mais a grade curricular, trazendo outras disciplinas que normalmente não são incluídas. É o caso da Anhanguera, Pitágoras e Unopar, por exemplo. 

Além do curso tradicional, é possível encontrar faculdade de Marketing Digital, que foca no Marketing online para quem tiver mais interesse nesse objetivo. 

Diferenças na profissão

Agora vamos falar mais sobre o mercado de trabalho de cada uma das áreas. Já entendemos a graduação, mas como é na prática? Veja a seguir onde cada um dos profissionais pode e consegue trabalhar.

Para os publicitários, o leque se estende na parte da criação e desenvolvimento de propagandas. Pode trabalhar tanto em uma agência de publicidade quanto em uma empresa. Dentre as principais funções que o profissional pode exercer, podemos destacar:

  • Criação e direção gráfica de peças publicitárias;
  • Criação de textos persuasivos para peças publicitárias;
  • Planejamento de campanhas;
  • Atendimento de clientes e gestão de demandas;
  • Compra e venda de mídia em veículos de comunicação;
  • Pesquisa acadêmica em universidades;
  • Entre outras funções.

Para os formados em Marketing, as opções são outras. Mesmo sendo mais comum encontrar profissionais no meio corporativo, é possível vê-los em agências também. É uma área que possui um leque extenso de possibilidades, como:

  • Consultoria para empresas;
  • Planejamento estratégico de vendas de produtos/serviços;
  • Pesquisas mercadológicas;
  • Comunicação corporativa em empresas;
  • Pesquisas acadêmicas em universidades;
  • Entre outras funções. 

É possível perceber bem agora as diferenças dessas duas áreas, e como cada uma atua no mercado de trabalho. 

Ainda está com dúvidas entre Publicidade e Propaganda e Marketing? Então vamos conferir alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de tomar a decisão. Lembrando que sempre é possível fazer ambos os cursos. 

Como escolher entre Publicidade e Propaganda e Marketing? 

Para decidir qual graduação escolher, seja Publicidade e Propaganda ou Marketing, você precisa pesquisar bastante sobre cada uma delas. Universidades, grade curricular, cursos de especialização, pós-graduações, mercado de trabalho: tudo que vai influenciar na sua formação.

Outro ponto importante é procurar estudantes e profissionais de ambas as áreas para entender a experiência, vivência e o dia a dia de cada um. Muitas vezes imaginamos algo diferente da realidade, então, ninguém melhor do que as pessoas que trabalham com isso para te explicar como é. 

Pense em qual das áreas você se encaixaria melhor, considerando seus gostos pessoais. Se você é uma pessoa mais lógica, que gosta de traçar planos, o Marketing pode ser uma boa opção. Mas, se é uma pessoa mais criativa, que gosta de ter ideias diferentes e inovadoras, a Publicidade e Propaganda talvez seja a melhor opção. 

Depois que fizer esses passos, a escolha estará bem mais clara. Como foi dito anteriormente, é possível se formar em Publicidade e depois buscar uma graduação em Marketing, e vice-versa. As duas áreas conversam bastante, e complementam muito uma a outra. 

Conclusão

Para finalizar esse artigo, podemos concluir que Publicidade e Propaganda visa mais a propagar e divulgar um produto ou serviço de uma empresa. Enquanto o Marketing foca mais na parte estratégica, buscando as melhores ações para alavancar o lucro da empresa. 

Podemos encontrar publicitários tanto em empresas quanto em agências, mas os profissionais de Marketing aparecem mais no ambiente corporativo. 

Por fim, para decidir qual das graduações você poderá fazer, precisa de bastante pesquisa e contato com pessoas do meio, mesmo que seja por meio de vídeos na internet. 

Conseguimos concluir que a Publicidade e Propaganda e Marketing possuem muitas diferenças, mas que são áreas que se completam no mercado de trabalho. 

Gostou desse conteúdo? Então continue com a gente e saiba também o que fazer após estar formado em Marketing Digital?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.