InícioGraduaçãoDireitoDireito EAD é tendência mundial e irreversível?

Direito EAD é tendência mundial e irreversível?

O curso de Direito EAD é tendência devido à pandemia. Afinal, a graduação, ao menos no Brasil, sempre foi presencial. Aliás, o MEC ainda não reconhece a modalidade à distância nesta formação.

Neste artigo, entenda como se aplicou o EAD neste período, os motivos para essa tendência e se ela é irreversível. Além disso, veja como está o processo de aprovação do Ministério da Educação.

Direito EAD é tendência, mas ele existe?

Pode ser que alguns alunos tenham dúvidas se este curso existe na modalidade EAD. Mas, na verdade, o que acontece é que o MEC liberou que as faculdades pudessem fazer suas aulas online devido ao distanciamento social.

O Direito EAD é tendência, contudo, ainda não é regulamentado pelo Ministério da Educação no país. Sendo assim, as universidades que oferecem a graduação hoje fazem isso porque já tinham o curso em sua grade.

Direito EAD: entenda como é

Em geral, o curso de Direito EAD possui a mesma grade curricular do presencial. Mas, para suprir a necessidade das aulas práticas, criaram laboratórios no ambiente online. Assim, pode-se fazer:

  • Simulações;
  • Prática jurídica;
  • Peticionamentos online.

Por fim, este curso é uma adaptação do modelo tradicional, e se deu devido à situação atual da pandemia.

MEC reconhece que o Direito EAD é tendência

O Ministério da Educação é responsável por validar e autorizar todos os cursos. Ou seja, se a faculdade não possui a aprovação do MEC, seu diploma não tem validade em território nacional. Seja graduação presencial ou EAD.

Em geral, o MEC sabe que o Direito EAD é tendência e visa a regulamentação, mas há um impasse com a Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. Afinal, a instituição afirma que a modalidade EAD pode afetar o aprendizado do aluno.

Além disso, ressaltam a importância das aulas práticas, que podem não acontecer nesse formato. Mas, com a experiência e os resultados obtidos neste período de testes devido à pandemia, acredita-se que em breve tenha uma aprovação.

Visitas in loco

Para que a aprovação de uma universidade aconteça, é preciso que receba uma visita de um representante do MEC. Assim, avalia-se se ela está apta para o curso e se oferece todo o suporte necessário.

Órgãos oficiais apontam que, ainda em 2021, mais de 5 mil instituições serão visitadas. Portanto, espera-se que em 2022 o Direito EAD já seja regulamentado em muitas faculdades do país.

Direito EAD é tendência: motivos para autorizar

Que o Direito EAD é tendência todo mundo sabe, mas há alguns motivos que reforçam ainda mais a sua aprovação. Então, são eles:

  1. É uma tendência irreversível;
  2. Tem tanta qualidade como o presencial;
  3. É mais acessível.

A seguir, veja um pouco mais sobre essas razões e como elas agem à favor da aprovação pelo MEC.

1- É uma tendência irreversível

Direito EAD é tendência irreversível. Afinal, estudos apontam que esse modelo de ensino continuará sendo o campeão de buscas pelos alunos. Isso porque traz mais autonomia e liberdade para seus estudos.

2 – Tem tanta qualidade como o presencial

Há uma preocupação muito grande quanto à qualidade do ensino. Mas, com a evolução das plataformas digitais, a educação à distância tem sido tão efetiva quanto a presencial. Portanto, é mais um motivo que reforça a aprovação.

3 – É mais acessível

O Direito EAD é tendência, e um dos motivos principais é por ser mais acessível. Ou seja, permite que mais alunos tenham acesso à educação. A princípio, isso se dá porque não tem a necessidade do deslocamento para uma faculdade.

Além disso, o formato EAD gera uma economia para a faculdade. Sendo assim, as mensalidades passam a ser menores, gerando uma redução nos gastos dos alunos também.

Entenda o porquê de o Direito EAD ser tendência

Direito EAD é tendência devido às grandes buscas dos alunos. Aliás, isso se deu para todos os tipos de curso, nas mais diversas áreas. Então, reforça ainda mais a ideia de que é um processo irreversível.

A seguir, veja alguns dos principais motivos para que os alunos escolham a graduação EAD:

  • Permite mais autonomia e flexibilidade nos horários de estudos;
  • Pode acessar de qualquer local, basta ter internet;
  • Tem um ótimo custo-benefício;
  • Evita gastos com deslocamento;
  • Você pode escolher a faculdade que gosta, mesmo que seja em outra cidade.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem o EAD ser a opção mais buscada atualmente. É claro que a pandemia ajudou nesse processo, mas os bons resultados estão fazendo com que ela seja mais interessante para os alunos.

Como escolher uma faculdade EAD?

Para escolher uma boa faculdade deve-se analisar se ela possui a aprovação do MEC. Ou seja, verifique se a instituição tem a aprovação. Afinal, sem isso, seu diploma não terá validade no território nacional.

Como o Direito EAD é tendência, não é difícil encontrar esse curso nas universidades. No entanto, você deve atentar-se para a grade curricular e o corpo docente. Então, veja se atende às suas expectativas e se estão preparados para transmitir o conhecimento.

Também verifique como se dá o EAD na faculdade. Bem como se há atividades presenciais, quais os horários de aula e tudo mais. Aliás, é essencial que saiba tudo isso para se programare para os estudos.

Por fim, veja os valores das mensalidades. Vale ressaltar que estudos apontam que os valores para o Direito EAD são os maiores da modalidade. Isso se dá por ser um curso de alta procura.

Caso deseje buscar uma universidade nesta área conheça as opções do Grupo Kroton. Afinal, as instituições têm reconhecimento do MEC e oferecem o ensino de qualidade à distância.

O Direito EAD é tendência mundial e irreversível?

Não há como negar que o Direito EAD é tendência em todo mundo. Aliás, é um modelo de estudos que veio para ficar. Ou seja, acredita-se que seja irreversível e que a pandemia transformou o modelo de educação.

A graduação de Direito sempre foi uma das mais buscadas pelos alunos. Além disso, no Brasil, é um dos cursos mais antigos a ser regulamentado, e é o recordista em matriculados todos os anos.

Conhecer as tendências e entender o modelo de ensino é fundamental. Ainda mais se deseja seguir esta carreira. Portanto, aguarde novidades sobre a aprovação do MEC e seja um profissional de sucesso. Aproveite e veja nesse outro conteúdo quais são os 9 cursos EAD mais buscados atualmente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.