Engenharia Civil EAD: tudo o que você precisa saber

Beatriz Scotti
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Foto: ThisIsEngineering de Pexels

Se você está considerando fazer o curso de Engenharia Civil, com certeza já se perguntou se existe a opção de fazer na modalidade EAD, ou seja à distância. Assim sendo, antes de bater o martelo na graduação é muito importante entender o que faz um profissional da área. Finalmente, definir se o curso é para você, se você tem as características necessárias para se dar bem nessa área.

Além disso, é bom também conhecer mais sobre o sistema EAD, saber como funciona, e se será útil para você. E não se esqueça de considerar também outros pontos muito importantes, como encontrar faculdades que oferecem o curso e quanto custa a faculdade de Engenharia Civil EAD.

Do mesmo modo, devemos mencionar que também é preciso verificar o vestibular para Engenharia Civil EAD, e se a faculdade que oferece o curso disponibiliza algum tipo de bolsa de estudo para Engenharia Civil.

Para te ajudar juntamos todas essas e muitas outras informações aqui. Basicamente tudo o que você precisa saber sobre o curso de Engenharia Civil EAD. Confira!

Conheça as principais diferenças entre o ensino 100% EAD,  semipresencial e presencial

Para quem tem a vida corrida e não consegue cumprir com uma agenda de faculdade presencial, as modalidades EAD e semipresencial oferecem uma alternativa viável. Tanto na questão de tempo, como também do ponto de vista financeiro.

Afinal, os cursos não presenciais tendem a ser mais baratos.

EAD

Para começar, vamos explicar que EAD, significa Ensino à distância. Isso quer dizer que todo o curso será feito sem aulas presenciais. Normalmente nesse tipo de modalidade de ensino, o aluno tem acesso a uma plataforma onde ficam gravadas as aulas, para o aluno assistir quando e onde puder.

Além disso, em muitos casos, também existem aulas ao vivo, que são transmitidas em dias e horários específicos para o aluno poder acompanhar, tirar dúvidas e contar com um professor ao vivo para ajudar.

E também, muitos desses cursos apresentam horário de plantões de dúvidas, para conversar com tutores ou professores. Os cursos também podem apresentar alguma outra forma de contato com os profissionais de ensino, de forma que o aluno possa sanar qualquer dúvida e continuar seu aprendizado.

Semipresencial

De antemão podemos te explicar que o curso semipresencial funciona da seguinte maneira, as aulas e matérias são à distância, porém com atividades presenciais ao longo do curso. Assim você tem a liberdade e o dinamismo de um curso à distância, porém com toda a prática de um curso presencial.

Ou seja, essa modalidade te deixa totalmente preparado para enfrentar o mercado de trabalho, proporcionando oportunidades de se preparar com todo o conhecimento necessário, além de toda a experiência prática para conseguir lidar com os desafios do dia a dia da profissão que você escolheu.

Nessa modalidade de curso, normalmente é necessário ir à faculdade, uma ou duas vezes na semana, para as aulas e práticas presenciais. Sempre em dias e horários pré-agendados, para que o aluno possa se programar.

Presencial

No presencial existe a necessidade da presença do aluno na faculdade para a realização de aulas, provas e atividades. Outro ponto importante é o aluno conhecer os seus colegas e interagir com os outros que também estão no mesmo caminho que ele. Seja para ter contatos, ou tirar dúvidas e até mesmo para ter uma rede de apoio durante o seu tempo de aprendizado.

Quais são as modalidades de ensino permitidas em Engenharia Civil?

Para começar, é importante falar que o curso tem duração de 5 anos (10 semestres), com todas as matérias focadas em te preparar para planejar, projetar, construir e gerenciar qualquer projeto de Engenharia Civil.

Além disso, independente da modalidade escolhida para estudar, seja presencial, semipresencial ou EAD, as matérias estudadas e as competências adquiridas são sempre as mesmas, de acordo com a exigência do MEC para a profissão.

Por se tratar de um curso com muitos detalhes técnicos e também muita carga de ensino prática, o curso da Faculdade de Engenharia Civil EAD, acaba sendo disponível apenas no modelo semi presencial. Que combina o ensino à distância com as aulas práticas no modelo presencial.

Além disso, existe também uma exigência presente na legislação brasileira a respeito de cursos à distância, que quando se trata de cursos muito práticos, como é o caso da Engenharia Civil EAD, que se tenha um número mínimo de horas de aulas práticas.

Outro ponto, que também é exigido dentro da regulamentação do curso de Engenharia Civil EAD, é que as provas finais sejam realizadas de forma presencial na escola, para garantir que o aluno sendo diplomado, tenha realmente adquirido todo o conhecimento necessário para o cumprimento de sua nova profissão.

Como funciona o curso de Engenharia Civil EAD

Um ponto muito importante, que deve ser levado em consideração por quem pensa em cursar a faculdade de Engenharia Civil EAD são as características para ser um profissional desse ramo, que são:

  • Mente analítica;
  • Gostar de números;
  • Criatividade para solucionar problemas;
  • Atenção para detalhe;
  • Saber liderar equipes;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ser organizado;
  • Saber atuar com responsabilidade e ética;
  • Ter iniciativa;

Continuando, vamos abordar um pouco as matérias do curso, que são totalmente técnicas e focadas na área de exatas. Para isso é preciso fazer muitos cálculos e gostar de trabalhar com números, o que você pode ver pela lista abaixo:

  • Administração e Economia;
  • Cálculo;
  • Química;
  • Ciência dos Materiais;
  • Desenho Técnico;
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
  • Resistência dos Materiais;
  • Materiais de Construção Civil;
  • Fundamentos da Mecânica dos Solos;
  • Gestão de Projetos;
  • Tecnologia das Construções;
  • Estruturas de Concreto Armado;
  • Instalações Elétricas;
  • Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego;
  • Pontes e Grandes Estruturas.

Porém não se preocupe se você não souber muito sobre algum desses assuntos, ou se não tiver tanta afinidade com um determinado tópico. Afinal a faculdade existe exatamente para te ensinar, te preparar para poder trabalhar dentro da sua área.

Desde já é importante conhecer um pouco da grade curricular do curso que você está buscando, nesse caso saber sobre as matérias do curso de Engenharia Civil à distância, para se preparar para os estudos. E também identificar se é realmente uma área pela qual você se interessa

Quais são os equipamentos necessários para estudar Engenharia Civil à distância?

Quando falamos de cursos à distância essa é uma dúvida muito comum. Saber o que se precisa para poder assistir às aulas. Para começar é preciso um computador com acesso à internet, ou qualquer outro dispositivo móvel que possa ser usado para se conectar com a plataforma e assistir às aulas como celulares e tablets.

Além disso, como em qualquer outro curso, é preciso de materiais básicos de estudo como o caderno, canetas, lápis e borracha.

Outro item muito importante para quem pensa em fazer o curso de Engenharia Civil EAD é uma boa calculadora científica, pois será necessário fazer muitos cálculos complexos ao longo do curso.

A prancheta de desenho e as réguas também são imprescindíveis dentro do curso de Engenharia Civil EAD.

Diferença entre o diploma EAD e o diploma semipresencial

A verdade é que não existe diferença nenhuma do diploma do curso de Engenharia Civil a distância, com o do semipresencial. Aliás, não existe diferença também com o diploma do curso presencial.

Ou seja, a modalidade escolhida não afeta em nada o seu diploma, e você se forma no curso com um diploma de engenheiro civil, sem qualquer ressalva e pronto para encarar o mercado de trabalho.

Como o mercado de trabalho vê o curso de Engenharia Civil EAD?

Os cursos à distância têm ganhado cada vez mais destaque dentro do mundo de ensino, tanto pela sua praticidade, quanto também pelo preço, pois costumam ser mais acessíveis que os cursos presenciais.

Por muito tempo, houve sim um preconceito com as pessoas que se formavam em um curso à distância, porém isso tem diminuído muito com o aumento da oferta de cursos e também com a entrada de cada vez mais profissionais altamente competentes que se formaram em cursos com a modalidade EAD.

Como verificar se a graduação Engenharia Civil  EAD tem qualidade?

Acima de tudo, antes de escolher a sua faculdade é muito importante verificar que ela seja cadastrada no MEC, só assim o seu curso realmente terá valor e você poderá exercer a sua profissão de engenheiro civil após formado.

Ou seja, para um curso de Engenharia Civil a distância ser de qualidade, ele precisa ser feito em uma instituição reconhecida pelo MEC. Para conseguir essa informação você pode entrar no portal online do órgão e ter acesso a todas as informações que você pode precisar, tanto do curso que deseja, quanto das faculdades habilitadas a oferecer esse curso.

Como exemplos de faculdades credenciadas e reconhecidas pelo MEC, que tem autorização para oferecer o curso de Engenharia Civil EAD temos:

O dia a dia de um engenheiro civil

O profissional que está cursando, ou já está formado no curso de Engenharia Civil a distância, pode atuar em diversas posições dentro da hierarquia da profissão, como:

  • Estagiário de Engenharia Civil
  • Trainee de Engenharia Civil
  • Engenheiro Civil Júnior
  • Engenheiro Civil Pleno
  • Engenheiro Civil Senior

Além disso, para você saber mais sobre o que normalmente faz um engenheiro civil fizemos uma lista para você:

  • Acompanhamento dos pedidos de assistência técnica
  • Controle de qualidade no atendimento e execuções de serviços das obras
  • Análise e melhoria de procedimentos executivos de obras 
  • Análise e solução de patologias de obras
  • Gerenciamento dos canteiros de obras
  • Indicação de contratações
  • Emissão de relatórios de empreiteiros
  • Direcionamento de correspondências
  • Controle de custos
  • Gestão do CRM da assistência técnica 

A lista é gigantesca, e com a criação de novas tecnologias e a aplicação delas dentro do setor de Engenharia Civil, essa lista só tende a aumentar. 

Duas ótimas dicas para quem está querendo cursar Engenharia Civil à distância, mas ainda não conseguiu decidir qual a área de trabalho que mais se identifica são. Um, procurar aplicações práticas de suas matérias favoritas durante o curso, além de conversar com os professores e colegas para conhecer as opções daquela área específica.

E a segunda dica é buscar estágios ao longo do curso que te permitam vivenciar um pouco de cada área, tanto para aprofundar os seus conhecimentos nela, como para conseguir identificar a que você mais tem afinidade, e a que vai querer trabalhar depois de formado.

Áreas de atuação para Engenharia Civil

Existem muitas opções de áreas em que um profissional de Engenharia Civil pode trabalhar. E o mais importante é lembrar que após se formar o seu diploma de Engenharia Civil EAD vale tanto quanto o presencial. Portanto, não há restrição ou limitação alguma de função ou área de atuação.

Pensando nisso, para ajudar a te inspirar e a decidir se a faculdade de Engenharia Civil é mesmo para você listamos as 6 principais áreas de trabalho de um profissional desse curso:

  1. Cálculo Estrutural
  2. Construção Civil
  3. Estradas
  4. Geotecnia
  5. Saneamento
  6. Ensino e Pesquisa
  7. Planejamento Urbano

Vamos explicar um pouquinho mais de cada uma para você:

Cálculo Estrutural

O profissional de Engenharia Civil que trabalha com cálculo estrutural precisa saber muito sobre a resistência dos materiais, quanto peso eles aguentam, resistência à fatores ambientais como ventos fortes e chuvas e muito mais. 

Na hora de determinar qual material usar em cada projeto como concreto, madeira, metal e outros. É de extrema importância que aquele material aguente todo o projeto. Por exemplo, na construção de uma ponte, o material precisa aguentar o peso de tudo que passar por ela. Sem chacoalhar, sem mudar de posição, e principalmente, sem cair.

Construção Civil

Se você quer trabalhar na construção propriamente dita, criar projetos e supervisionar obras de casas, edifícios e até mesmo monumentos, esse pode ser o ramo certo da Engenharia Civil para você.

Em outras palavras, o profissional que trabalha na Construção Civil vai acompanhar o projeto em todas as suas etapas. Sempre garantindo que tudo seja feito de forma correta e seguindo as normas de segurança.

Além disso, todos precisam de um lugar para morar. Quem vai projetar e supervisionar a sua casa é um Engenheiro Civil. Ou seja, todos temos onde morar, graças ao trabalho e dedicação de um profissional da construção civil.

Estradas

Em primeiro lugar é preciso entender que as estradas são de extrema importância. Não apenas quando as pessoas querem viajar, mas para o transporte de mercadorias. Para fazer a economia do país girar. Por isso o profissional de Engenharia Civil responsável por estradas é de altíssima relevância para todas as pessoas, mesmo que muitas não se deem conta disso.

Antes de mais nada, para criar uma estrada é preciso saber quais os dois pontos que vão ser ligados. Avaliar o terreno entre esses dois lugares, para encontrar os lugares mais adequados para se colocar uma estrada. Além de verificar possíveis problemas de solo, para evitar que as estradas afundem, ou que se formem muitos buracos ao longo do trajeto.

Outro ponto importante é a escolha do material que vai compor a estrada em si, o asfalto que vai ser colocado ali. Existem diversas variações de composições que podem ser aplicadas para ter uma maior ou menor resistência e durabilidade.

Geotecnia

Muito pouco conhecida por quem não é da área, a geotecnia é também uma ótima opção de trabalho. Se você está pensando em estudar Engenharia Civil, precisa saber mais sobre essa opção de trabalho.

Em primeiro lugar, saiba que a geotecnia é considerada uma das primeiras etapas em qualquer obra. Ela ajuda a prevenir danos futuros às obras.

Em resumo, a geotecnia estuda como o solo e as rochas vão se comportar, interagir com a obra. Não se deixe enganar pela simplicidade da explicação. É um trabalho de extrema importância.

Saneamento

O saneamento consiste de diversas atividades que são muito importantes para a saúde de todos. O abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto são as 3 principais. 

Porém o setor também é responsável pela limpeza urbana, pelo manejo de resíduos sólidos e pelo controle de pragas. Assim sendo, podemos destacar como uma área indispensável para a vida em comunidade.

Primordialmente o saneamento cuida da saúde. A começar pela provisão de água limpa. Passando pelo direcionamento correto da água da chuva, para evitar que ela cause problemas. E finalizando com o direcionamento correto de dejetos, água suja, resíduos e outros.

Ensino e pesquisa

Depois de estudar e se formar como bacharel em Engenharia Civil, é possível fazer uma pós graduação. Então estudar pedagogia, e dar aulas. Dessa forma, se você sente que essa área é para você. E também que você se daria bem ensinando, é importante considerar essa opção.

Por outro lado, a pesquisa também é algo muito procurado. Ainda mais se você se interessa por inovações. Se tem vontade de fazer parte de novas descobertas. Ou também se gosta de procurar soluções inovadoras.

À primeira vista pode parecer que não há muito o que descobrir na área de Engenharia Civil. Contudo essa é uma suposição muito errada. Pelo contrário, ainda existem muitas coisas que podem ser melhoradas. Com a ajuda da tecnologia é possível fazer muita coisa nova já, que não era possível há poucos.

As áreas mais procuradas da Engenharia Civil

Dentre todas as áreas em que um profissional formado no curso de Engenharia Civil Ead pode atuar, existem sempre aquelas que são mais procuradas. Seja pelos salários mais atrativos, pela maior disponibilidade de vagas no mercado ou até mesmo por ser uma área de maior afinidade dos profissionais desse ramo.

Entre as mais diversas funções de um engenheiro civil no ramo de construção civil, podemos destacar algumas que tendem a ser as mais procuradas:

  • Coordenador de obras
  • Fiscal de conservação civil
  • Gerente de obra
  • Projetista

Além disso, existem outras áreas e funções que também apresentam grande procura como as de :

  • Consultor
  • Engenheiro orçamentista
  • Engenheiro de manutenção
  • Diretor de engenharia civil
  • Vendedor técnico

A média salarial de um engenheiro civil 

Por fim, mas não menos importante, um tema muito importante para muitos, o salário. Além de ser uma profissão muito procurada, os salários também são considerados muito bons.

Atualmente a média salarial para um formado no curso de Engenharia Civil está entre R$6.000,00 e R$7.000,00. Sendo que o salário inicial é, em média, de R$4.000,00. Porém o valor varia de acordo com a cidade e o estado em que você está.

De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o salário médio de um Bacharel em Engenharia Civil no Brasil é de R$7.312,30.

Todavia, vale lembrar que esses valores são para profissionais já formados. Apesar disso, o valor do salário de um estagiário de Engenharia Civil também é muito atrativo.

De acordo com as informações da Catho, empresa de estágio, um estagiário de engenharia civil ganha em média R$1.253. Ainda assim, o valor varia de acordo com a cidade e o estado em que você mora.

Média salarial dentro da hierarquia da Engenharia Civil

Como explicamos, o valor do salário pode variar se o profissional já é formado, ou não, e também de acordo com a demanda por profissionais no seu ambiente. Porém, é importante ressaltar também que o salário varia de acordo com a posição do profissional dentro da hierarquia da Engenharia Civil, como podemos ver na lista abaixo:

  • Estagiário de Engenharia Civil recebe entre R$1.000 e R$1.500.
  • Trainee de Engenharia Civil o salário fica entre R$3.00 e R$4.000.
  • Engenheiro Civil Júnior de R$4.000 a R$5.000.
  • Engenheiro Civil Pleno, entre R$8.000 e R$10.000.
  • Engenheiro Civil Sênior de R$12.000 à R$15.000.
  • Diretor de Engenharia Civil recebe por volta R$23.000 para mais.

Bem como todas as demais profissões, o valor varia de acordo com a lei da oferta e da demanda. Ou seja, se você está em uma cidade com escassez de profissionais, é possível conseguir um salário maior. Enquanto que, se você está em uma cidade em que há mais profissionais que vagas, o valor pode ser menor.

Se você está interessado pelo curso de Endenharia Civil EAD, separamos aqui algumas matérias para você se aprofundar no assunto e descobirr se ele realmente é para você, quais opções de faculdade para cursar.

O que o mercado de trabalho exige de um engenheiro civil?

Faculdade de Engenharia Civil: Tudo o que você precisa saber

As áreas de atuação do profissional de Engenharia Civil

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.