InícioGraduaçãoEngenhariaEngenharia Elétrica EAD: tudo o que você precisa saber

Engenharia Elétrica EAD: tudo o que você precisa saber

Você sabia que dá para fazer uma graduação de Engenharia Elétrica EAD? Pois é, no Brasil são permitidas duas modalidades para esse curso. À distância, que vem se tornando cada dia mais popular por causa dos benefícios que traz, e a presencial.

Fazer uma faculdade à distância é uma ótima opção para aquelas pessoas que não possuem tanto tempo disponível, mas não querem abrir mão de se especializarem e construir uma área profissional de sucesso na área que amam. Mas fique atento, que antes de se jogar e fazer a matrícula é preciso se informar um pouco sobre como essa modalidade funciona. Além de procurar saber sobre a reputação da instituição escolhida.

Pensando em ajudar você nessa etapa tão importante da vida, a Voomp preparou um artigo completo explicando tudo o que você precisa saber sobre Engenharia Elétrica à distância.

Fique atento, pois você vai aprender como ele funciona, quais os materiais necessários e se existe alguma diferença no diploma. Bem como descobrir como avaliar se uma faculdade tem qualidade e ainda como é a aceitação do mercado de trabalho e os salários do segmento. Não perde tempo e confere aí!

Quais são as diferenças entre um curso 100% EAD e um Semipresencial?

Ao se decidir por fazer algum curso à distância, você ficou confuso com a variação dessa modalidade? Calma, pois isso é normal. Afinal, existe a possibilidade de estudar 100% EAD (sigla para Educação à Distância) ou em regime semipresencial.

Antes de mais nada, é preciso saber que ambas as opções possuem muitas vantagens. A que mais se destaca, sem sombra de dúvidas, é a flexibilidade dos horários e os custos com mensalidade, que costumam ser menores do que em uma graduação totalmente presencial.

Mas os dois tipos possuem algumas diferenças, que devem ser colocadas na balança na hora de decidir o que estudar. Quer descobrir quais são? Então confere a explicação a seguir!

100% EAD

Os cursos que oferecem uma educação 100% EAD, são aqueles em que o estudante não precisa ir à sede da instituição regularmente. Nesse tipo, a grande maioria das aulas, assim como a distribuição de outros materiais de estudos, são ministradas através de plataformas online.

Esse tipo de curso é o que tem uma maior flexibilidade, especialmente porque o aluno que irá montar o próprio horário de estudos, na maior parte do casos. Ele acaba sendo a melhor opção para quem tem uma vida corrida, mas ainda sonha em completar o ensino superior.

Isso, no entanto, não significa que nunca será preciso ir até um local físico. As faculdades costumam fazer encontros presenciais, que variam de frequência conforme a instituição. Eles podem ser desde mensais até um encontro a cada seis meses.

Semipresencial

A modalidade semipresencial se difere da 100% EAD porque nela os encontros presenciais com os estudantes acontecem com maior frequência. Em geral de uma a três vezes por semana.

O resto das aulas são ministradas através da plataforma online, de maneira semelhante ao tipo anterior. A principal vantagem desse tipo de educação é que o aluno tem acesso a todas as facilidades da faculdade, como laboratórios e bibliotecas.

Além disso, ele consegue tirar dúvidas com mais facilidade, tem a experiência da sala de aula e ainda faz contatos com os outros estudantes, que se no futuro irão se tornar colegas de profissão. Ou seja, ele une o melhor dos dois mundos.

Quais são as modalidades permitidas em Engenharia Elétrica no Brasil?

No Brasil, é permitido que a graduação em Engenharia Elétrica seja feita de duas maneiras, tanto presencial quanto à distância. No caso da modalidade EAD, ela precisa do tipo semipresencial.

Isso acontece porque algumas disciplinas do curso são práticas. Ou seja, o aluno coloca “a mão da massa”, em um ambiente controlado. Por conta disso há a necessidade de ter aulas em laboratórios, que possuam todo o material necessário.

A graduação, que é de bacharelado e dura 5 anos, ainda exige a realização de estágios supervisionados. Eles irão fazer com que o estudante se desloque com regularidade, porém são ferramentas essenciais no processo de aprendizado.

Mas não vá achando que o conteúdo de um curso presencial será diferente de um EAD, viu? Eles possuem as mesmas disciplinas e, se você escolher bem a faculdade, a mesma qualidade de ensino.

As duas modalidades, ainda por cima, possuem a mesma carga horária exigida pelo Ministério da Educação (MEC), que é de 3.600 horas. A única diferença é que você não precisará ir até a sede, ou pólo, da instituição todos os dias.

Como funciona o curso de Engenharia Elétrica EAD?

Como já explicamos, o curso de Engenharia Elétrica EAD funciona na modalidade semipresencial. Isso significa que todas as disciplinas teóricas serão oferecidas de maneira online e você poderá estudar o conteúdo das aulas do conforto da sua casa.

Os encontros presenciais serão reservados para as disciplinas que requerem prática e para tirar quaisquer dúvidas que possam ter ficado das demais aulas. Bem fácil de entender, não é?

A grade curricular, que é dividida em 10 semestres, costuma ser a mesma. Porém, em algumas instituições ela pode ser um pouco diferente, principalmente em relação às disciplinas optativas (aquelas em que o aluno tem a opção de escolher qual estudar). Algumas matérias também podem ter uma nomenclatura diferente, mas com o mesmo conteúdo.

A Voomp separou algumas disciplinas que são comuns nessa graduação. São elas:

  • Engenharia, ciência e tecnologia,
  • Algoritmos e lógica da programação,
  • Eletrônica análogica,
  • Cálculo (que é dividido em vários módulos, que vão se aprofundando no assunto),
  • Química e ciência dos materiais,
  • Resistência dos materiais,
  • Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica,
  • Modelagem e controle de sistemas,
  • Instalações elétricas,
  • Circuitos elétricos,
  • Eficiência energética e qualidade de energia,
  • Máquinas elétricas avançadas e muitas outras.

Quais são os equipamentos necessários para estudar Engenharia Elétrica à distância?

Antes de iniciar qualquer curso de graduação é importante fazer uma lista dos materiais necessários para iniciar os estudos. Dessa maneira você evita ser pego desprevenido em alguma atividade e já garante que terá tudo o que for necessário em mãos.

No caso de Engenharia à distância, o primeiro passo é garantir que possui, primeiramente, todos os materiais básicos. Isso é, aqueles que são comuns em todas as graduações.

Os principais são canetas, lápis, apontadores, marca-textos e post-its. Cadernos ou agendas também são essenciais e vão ajudar você a anotar tudo o que for importante das aulas para revisar depois. Uma pasta para guardar documentos e antigas atividades também é interessante, já que eles podem ser úteis no futuro.

A graduação em EAD também pede que o estudante tenha acesso a um computador ou tablet com conexão à internet, uma vez que várias aulas serão online.

Os demais materiais e equipamentos são específicos para o estudo da área. Os mais necessários são uma calculadora científica (ela tem mais funções e é utilizada para cálculos mais complexos), equipamentos eletrônicos e de maquinários (a instituição costuma fornecer uma lista) e equipamentos de proteção individual (luvas, óculos protetores, capacete e jaleco).

É bom que o estudante também tenha consigo material para desenho, como lápis e pranchetas e um kit de ferramentas. Assim ele já vai se habituando com o que usará após formado e consegue fazer todas as atividades práticas.

Existe diferença entre o diploma EAD e o presencial?

Depois de aprender como funciona o curso de Engenharia Elétrica EAD, você decidiu que essa é a melhor opção, mas ficou com medo de existir alguma diferença entre o diploma de uma graduação EAD e presencial?

Pois saiba que esse medo é infundado, pois não existe nada de diferente entre os diplomas. Ambos são válidos da mesma forma. Até porque, nos dois casos os estudantes tiveram que cumprir uma carga horária específica, disciplinas práticas e o estágio.

Por esse motivo, você não precisa adiar um sonho e pode escolher com tranquilidade estudar Engenharia Elétrica à distância.

Como o mercado de trabalho vê o curso de Engenharia Elétrica EAD?

Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia e da educação à distância, o mercado de trabalho não mais vê com maus olhos profissionais que se formaram em um curso de Engenharia Elétrica online. Além de que, como já falamos, o diploma é o mesmo que o de uma graduação presencial.

As oportunidades oferecidas nessa área, que necessita bastante de mão de obra especializada, portanto, estão abertas a todos os profissionais. O que importa é mostrar dedicação e saber o que está fazendo.

É importante apenas que o profissional tenha estudado em uma instituição com reconhecimento do MEC, que a única coisa que faz com que o diploma seja válido em todo o país.

Como verificar se um curso EAD tem qualidade?

Com a popularização da Educação à Distância, muitas instituições começaram a oferecer cursos online. No meio de tantas opções, pode bater aquela dúvida: afinal, como verificar se um curso EAD realmente tem qualidade?

Essa é uma das perguntas mais importantes a se fazer durante o processo de escolha de uma graduação. Até porque, é todo o futuro profissional, e o investimento feito, que estão em jogo.

Mas a boa notícia é que existem maneiras de verificar isso. Em primeiro lugar, você pode checar no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, que é gerenciado pelo MEC.

Nesse cadastro dá para conferir se a instituição é autorizada a ofertar o curso, em que ano ela ganhou essa autorização, qual o número de vagas anuais e se ele ainda está em funcionamento.

Outra maneira é checando as notas que a instituição alcançou no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Ele é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e serve como parâmetro para saber a qualidade de ensino da faculdade escolhida.

Pode parecer bastante coisa para analisar. Porém, para dar uma força para você e te ajudar a decidir com calma, nós separamos 3 instituições que possuem o curso de Engenharia Elétrica EAD e que são muito bem avaliadas, tanto pelo mercado quanto por ex-alunos. São elas:

  • Anhanguera
  • Unopar
  • Pitágoras

Anhanguera

A Faculdade Anhanguera oferece um dos melhores cursos de Engenharia Elétrica semipresencial do Brasil, com notas consistentes no Enade. Ela tem mais de 20 anos de experiência no mercado e conta com uma plataforma de estudo online super completa e elogiada.

A graduação pode ser encontrada em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. A melhor parte é que as mensalidades cabem no bolso e os vestibulandos ainda podem concorrer a várias bolsas e outros descontos.

Uma das principais vantagens da Anhanguera é o acesso ao Portal Conecta, que é uma plataforma de oportunidade de estágios. Isso sem qualquer custo adicional na mensalidade.

Unopar

Outra faculdade de Engenharia Elétrica à distância elogiadíssima é a Unopar, que oferece esse curso em 17 estados (e várias cidades) brasileiros. A instituição tem quase 40 anos de experiência e conta com um corpo docente formado por especialistas na área.

Os preços também são bem acessíveis. Isso, junto com os horários mais flexíveis, permite que qualquer pessoa possa realizar o sonho de estudar. Ela também dá acesso a um portal que liga os estudantes à empresas com vagas de estágio de maneira gratuita.

Pitágoras

Por último, mas não menos importante, existe a Faculdade EAD de Engenharia Elétrica Pitágoras. Essa instituição, que foi fundada há 20 anos, tem reconhecimento do MEC e sempre pontua bem no Enade.

O curso online é feito através de uma plataforma que permite que o aluno aprenda com mais eficiência e interaja ativamente. Os preços do curso nela também cabem no bolso e ela oferece várias bolsas de estudos.

A própria instituição também dá uma ajudinha para que os alunos consigam um estágio, através de um portal de oportunidades de uso gratuito.

Profissional da área de Engenharia Elétrica fazendo a vistoria de painéis de energia solar

Foto: Gustavo Fring do Pexels

Como é o mercado de trabalho para um formado em Engenharia Elétrica?

O setor de Engenharia Elétrica é afetado diretamente pelo crescimento econômico e modernização, que intensifica a execução de obras de infraestrutura. Por esse motivo, está cada vez mais alta e em necessidade de mão de obra qualificada.

Para você ter uma ideia de como esse mercado de trabalho está aquecido, em apenas um ano o número de contratações de profissionais da área em regime de CLT aumentou em quase 50%.

As oportunidades de trabalho são ainda mais extensas do que você imagina. Isso porque um engenheiro eletricista pode atuar tanto em empresas privadas quanto em empresas públicas, ingressando nas mesmas através de concursos.

Em quais áreas esse profissional pode atuar?

Graças a um mercado de trabalho aquecido, o que gera inúmeras oportunidades de emprego, uma pessoa do setor de Engenharia Elétrica, pode atuar em diversas áreas.

O mais comum é no segmento de empresas que fornecem energia elétrica. Nisso, pode ser incluído usinas hidroelétricas, mas também outras fontes de energia como solar e eólica e nas linhas de transmissão.

A construção civil e o setor de telecomunicações são outros que concentram o maior número de vagas abertas no mercado. No entanto, as oportunidades não param por aí.

Empresas de automação e eletrônica também possuem a constante necessidade de empregar engenheiros eletricistas nos seus quadros de funcionários.

Outros locais em que um formado nessa graduação pode encontrar ocupação é em empresas da área de saúde e biomedicina, nanotecnologia e na tecnologia, trabalhando com sistemas para computadores.

Por último, esse profissional pode atuar prestando consultorias, de maneira autônoma ou através de locais especializados em oferecer esse tipo de serviço. Legal, não é mesmo?

Qual é a remuneração média para um engenheiro eletricista?

Junto com a grande quantidade de postos de trabalho e a variedade de áreas de atuação, os salários são outro atrativo para o curso de Engenharia Elétrica, visto que eles costumam ser altos.

Um profissional formado nessa graduação costuma receber, em média, R$7.966,55 por mês. Isso para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Mas isso não é fixo. A remuneração é bastante variável, pois é influenciada por muitos fatores. Nível hierárquico, segmento escolhido, tamanho da empresa e até mesmo a região do Brasil em que ela fica localizada são apenas algumas das coisas que influenciam diretamente nesse quesito.

Dito isso, as variações de acordo com o nível hierárquico e tamanho da empresa fazem que os salários fiquem em média de:

  • Profissionais de nível júnior (até 4 anos de experiência): entre R$7.587,13 e R$8.808,95
  • Profissionais de nível pleno (entre 4 e 6 anos de experiência): entre R$8.098,20 e R$9.320,02
  • Profissionais de nível sênior (mais de 6 anos de experiência): entre R$9.062,43 e R$10,206,54

É importante destacar, no entanto, que o teto salarial da profissão (a remuneração máxima permitida) pode ultrapassar os R$16 mil mensais.

Onde os salários são mais altos?

Como explicamos, em alguns locais os salários para engenheiros eletricistas são maiores. As áreas que melhor remuneram no Brasil são a de manutenção e a de projetos.

Cidades com uma população maior requerem, naturalmente, um maior investimento em infraestrutura. Isso resulta na criação de mais postos de trabalho e aumenta a necessidade por mão de obra. Como consequência, a remuneração é maior. Os locais com os melhores pisos salariais para a área são:

  • Rio de Janeiro (RJ): R$10.130,51
  • Jundiaí (SP): R$9.567,69
  • Campinas (SP): R$8.728,67
  • São Paulo (SP): R$8.511,30
  • Belo Horizonte (MG): R$8.471,55
  • Recife (PE): R$8.308,95
  • Brasília (DF): R$7.541,63

Como é o dia a dia da profissão?

O dia a dia para um engenheiro eletricista não é algo que seja fixo. Isso porque a rotina depende muito da função e do local nos quais o profissional escolhe trabalhar.

Por exemplo, caso ele trabalhe no setor de transmissão, é possível que o profissional passe bastante tempo na rua. Seja fazendo fiscalizações ou a manutenção de qualquer falha que surja na rede.

Já, nas empresas de eletroeletrônica, é mais comum que o engenheiro eletricista fique mais dentro dos escritórios ou laboratórios. Nestes locais, ele irá cuidar dos projetos e circuitos integrados, só para exemplificar.

Nos dois casos, ele precisará interagir em uma base diária com os outros colaboradores. Seja para participar de reuniões, dar orientações, verificar o andamento e intervir em situações que podem causar algum problema para a equipe.

Qual é o perfil de um engenheiro eletricista?

Depois de descobrir tudo isso sobre o curso de Engenharia Elétrica à distância você percebeu que essa é a opção correta para você? Sabia que existe um certo perfil, que reúne características que os profissionais da área têm em comum e que auxiliam na execução do trabalho?

Pois é, e muitas empresas até pedem que os candidatos apresentem esse tipo de perfil. As duas, talvez, mais importantes são ter vontade de resolver problemas e ter raciocínio lógico. Afinal, são coisas que irão nortear o profissional. Gostar e ter facilidade com números é outra coisa que é pedida.

Prezar sempre pela praticidade ao fazer e também ao criar coisas os projetos para os sistemas, que precisam ser fáceis de usar e estar atento aos detalhes são outros aspectos comuns nos engenheiros eletricistas.

É importante ainda saber trabalhar bem em equipes (os projetos sempre demandam um grande número de profissionais de diversas áreas). Portanto, é de extrema importância saber se comunicar e aceitar opiniões contrárias.

Por último, vontade de estudar e sempre se manter atualizado é essencial para construir a carreira em um segmento que se atualiza a passos rápidos.

Uma dica: caso você não ache que tenha todas essas características, não precisa pensar em desistir do seu sonho. Muitas delas podem ser adquiridas durante a graduação, através dos cinco anos de estudo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.