InícioDicasFIESEntenda o que é a dilatação do Fies

Entenda o que é a dilatação do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil torna possível que milhares de brasileiros tenham a oportunidade de ingressar no ensino superior. Dessa forma, por meio do Fies os estudantes  podem pagar as mensalidades do financiamento após formado. Contudo, dúvidas podem surgir durante a vigência do contrato. Por isso, uma das principais confusões é sobre a dilatação do Fies. 

Por isso, a Voomp preparou um artigo para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema. Além disso, durante a leitura do texto terá a oportunidade de entender os critérios para poder optar pela dilatação do Fies e como fazer para conseguir solicitar o método. 

Dessa forma, siga a leitura e entenda tudo sobre a dilatação do Fies e os métodos de pagamento para o financiamento estudantil. Por isso, vem conosco e desvenda as inseguranças sobre o tema.  

O que é o Fies? 

Então, para iniciar o artigo é importante esclarecer o que é o Fies e como funciona o programa de financiamento estudantil. Dessa forma, o Fies é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores pagos.

Por isso, estão aptos a recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação  (MEC).  Além disso, para ter direito ao benefício é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010, tenha obtido média aritmética das notas nas provas iguais ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Dessa forma, ainda é preciso se encaixar nos critérios socioeconômicos estipulados pelo programa. Então, entre os  parâmetros financeiros do Fies está  possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. 

Além disso, os candidatos são classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram. A classificação do Fies ainda atende a prioridade indicada dentre até três opções de curso/turno/local de oferta escolhida, em ordem decrescente e conforme as notas obtidas no Enem. Por isso, é necessário entender as seguintes regras do MEC:

Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; 

Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Por isso, se você quer participar da seleção do Fies é preciso ficar de olho em todos os requisitos do programa. 

O que é dilatação do Fies? 

Então, a dilatação do Fies é uma oportunidade para os estudantes universitários que já têm contrato com o financiamento do Governo Federal. Dessa forma, a prorrogação do Fies é uma maneira de estender o contrato do aporte estudantil. 

Dessa forma, essa é uma oportunidade para os estudantes que não conseguiram completar o curso universitário durante o tempo mínimo estipulado.  Sendo assim, se você se cadastrou para financiar as mensalidades do Curso de Direito por 10 semestres, ou seja, cinco anos. Contudo, se chegou ao quinto ano e você ainda tem matérias a cumprir para poder terminar a faculdade pode pedir pela dilatação do Fies. 

Vale ressaltar que o prolongamento do contrato de financiamento ocorre por diversos motivos para o atraso. Como, por exemplo, reprovação, dependências, trancamento de matrícula. Dessa forma, a oportunidade de optar pelo aditamento do Fies dá uma segurança maior para os alunos enfrentarem as adversidades que podem surgir durante a graduação. 

Por isso, os estudantes com contrato do Financiamento do Governo Federal podem solicitar a dilatação por um semestre por vez para cumprir o que falta do curso. Caso ainda seja necessário mais tempo para completar a formação, o aluno pode pedir  a dilatação mais três vezes. Contudo, a petição só pode ser realizada a cada semestre.

Além disso, é importante esclarecer que o valor total dos semestres dilatados do contrato do Fies não pode ultrapassar o dobro do valor do último semestre do acordo.

Quem pode solicitar a dilatação do Fies? 

Um ponto importante a esclarecer é sobre quem pode pedir a dilatação do contrato do Fies. Por isso, é importante deixar claro que todos os estudantes com contrato vigente do financiamento estudantil do Governo Federal podem solicitar. 

Dessa forma, todos os alunos universitários que cheguem ao último semestre do contrato do Fies com pendências estudantis têm o direito de prorrogar o contrato. Sendo assim, o único requisito para conseguir o benefício é preciso renovar o contrato do financiamento para ficar claro que o estudante ainda utilizará o auxílio financeiro no próximo semestre. 

Contudo, é importante ressaltar que o contrato do Fies só pode ser prorrogado por até quatro semestres consecutivos. Ou seja, a conclusão da formação acadêmica precisa ser concluída em até dois anos.  Sendo assim, é essencial que o estudante universitário se organize para não ultrapassar o período imposto pelo Governo Federal. 

Como pedir a expansão do contrato? 

Então, caso você precise solicitar a dilatação do contrato do Fies, pode ficar calmo! Dessa forma, o processo para conseguir o aumento do prazo do financiamento é simples. Por isso, confira abaixo o passo a passo para solicitar a dilatação do contrato. 

Entrar no site oficial do Fies

Acessar a página com os dados pessoais solicitados; 

Entrar em “Contrato FIES” e depois em “Manutenção”;

Apertar a opção “Solicitar dilatação”;

Nessa página você verificará todos os dados do aluno da faculdade e do financiamento. Ainda nesse local é possível encontrar a informação sobre a dilatação do contrato;

Nessa parte é essencial ler atentamente todas as informações e conferir se estão todas corretas. Após esse passo, clique em “Confirmar”;

Também clique em “Confirmar” na janela pop-up que abrir;

Por fim, aparecerá as informações referentes à dilatação do Fies. Como, por exemplo, data de início, final do semestre e o status do pedido. Confira se está tudo correto e confirme. 

Fim, pedido de dilatação realizado!

Ainda é importante avisar a instituição de ensino matriculado sobre a prorrogação do Contrato. Além de acompanhar todos os passos de validação da solicitação. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.