Faculdades de EAD são tendência na Educação Superior

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound. Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias. Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online. Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Crédito: Foto de Julia M Cameron no Pexels.

Futuramente, as faculdades de EAD (Educação a Distância) serão os principais meios de entrada de graduados no mercado de trabalho.

Devido às necessidades atuais da era digital em que vivemos, o uso da tecnologia para desenvolvimento e qualificação profissional se tornou uma realidade amplamente utilizada pelos estudantes; e que ganhou ainda mais força devido ao isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.

Atualmente, realizar um bacharel ou licenciatura via EaD, ou de maneira semipresencial, é uma tendência que veio para ficar — e que proporciona mais acesso à educação para a população.

EaD: tendência na educação superior

Hoje em dia é comum vermos jovens assistindo vídeo-aulas e fazendo seus estudos em casa.

A educação superio à distância tem aumentado nos últimos anos, em grande parte pela conveniência, custo e acessibilidade em comparação ao sistema tradicional.

Ademais, seu crescimento foi acelerado pela pandemia do coronavírus, que forçou o fechamento de universidades e escolas em todo o mundo.

Educação a distância oferece recursos promissores

Desde já, é importante mostrar a ascensão do Ensino a Distância (EAD) no mercado profissional. Assim como suas aplicações e facilidades para os alunos.

Hoje, você tem acesso a educação de ensino superior de qualidade quando e onde quiser, sem sair de casa, desde que tenha um computador e esteja matriculado em um curso superior.

De acordo com o site G1, de 2009 a 2019 o número de novos alunos em cursos superiores de EAD aumentou 4,7 vezes – saltou de cerca de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio. Ou seja, um crescimento ampliado em 378,9%.

Isto acontece graças às diversas facilidades que a Educação a Distância oferece aos graduandos das faculdades. Confira três das razões que tornam o EAD uma tendência para o futuro.

1. As faculdades de EAD são mais flexíveis

Normalmente, quando se faz uma faculdade de EAD online é estabelecido um ritmo de aprendizagem pelo próprio aluno e professor.

Com o uso de uma plataforma educacional à distância, os alunos podem equilibrar melhor o trabalho e os estudos, de maneira que não precisem abrir mão de nada.

Outro fator importante é a conveniência de não ter que gastar tempo em deslocamento ou em trânsito para assistir as aulas.

Por vezes, a faculdade EAD ensina ao graduando técnicas de gerenciamento de tempo, além de gerar maior responsabilidade e autonomia sob seus estudos.

2. Mais acessíveis

Primeiramente, a faculdade EAD permite que você possa estudar em qualquer lugar do mundo. Isso quer dizer que não existe a necessidade de se deslocar de um local para outro, ou seguir uma programação determinada.

Ao passo que, além de economizar tempo em dinheiro na área dos estudos, estes podem ser gastos em outras prioridades.

Eventualmente, as salas de aula virtual podem ser acessadas de qualquer local com uma conexão de internet estável. Desta forma, também é possível fazer uma viagem e ao mesmo tempo estudar sua graduação.

Por consequência, isto gera uma melhor gestão de orçamento, em outras palavras, o investimento em uma faculdade de EAD é menor. Mas, os resultados podem ser melhores do que uma faculdade presencial.

3. Fornecem ampla seleção de programas e cursos

Naturalmente, em um espaço vasto como a internet, existem infinitas competências e cursos a se aprender. E um número grande de universidades oferece versões online de seus programas em vários níveis.

Agora é possível estudar desde composição musical até física quântica dentro da sua própria casa.

Estudar online, hoje em dia, é uma ótima opção para que se obtenha algum certificado ou diploma oficial, sem precisar colocar os pés em um ambiente universitário.

Como o aprendizado via EAD pode ser mais efetivo

faculdades de ead tendencia-foto-de-daria-shevtsova-no-pexels

A efetividade da educação a distância pode ser grande dependendo do aluno. Foto de Daria Shevtsova no Pexels.

 

Não é novidade que as faculdades de EAD vieram para ficar, além de sua facilidade, acessibilidade e maneira de ensino. Seus métodos de ensino podem ser mais efetivos do que a educação tradicional em diversos aspectos.

Dessa forma, veja cinco razões do porque a Educação a Distância é mais efetiva em sua forma de proporcionar conhecimento.

1. Os alunos aprendem mais do que em cursos tradicionais

Inicialmente, um estudo da IBM descobriu que os participantes aprendem cinco vezes mais em graduações EAD, com materiais multimídia disponibilizados em cursos de aprendizagem online.

2. Tem menor rejeição por parte dos alunos

De maneira geral, as taxas de retenção dos cursos de EAD são mais altas do que os cursos offline, que lutam para reter os alunos durante a formação.

Logo, um conteúdo multimídia é mais envolvente e com maior difusão do material entre os alunos. O que pode criar uma maior organização e menos probabilidade de conflitos com outros compromissos.

3. Requer menos investimento de tempo

À primeira vista, muitos alunos desistem de se inscrever em um curso presencial devido ao tempo de investimento que é exigido.

Também é importante lembrar que as opções de EAD permitem que os alunos dividam o tempo que estão investindo no curso da forma que funcionar para eles.

4. Avaliações mais frequentes reduzem distrações

De certa forma, uma das melhores coisas sobre os cursos online é que as avaliações podem se tornar processos em andamento.

Esta é uma boa notícia para os alunos, pois eles intercalam conteúdo multimídia e materiais de aprendizagem juntamente com textos curtos. O que pode melhorar o rendimento do aluno

Na verdade, uma pesquisa de Harvard mostrou que testes curtos e regulares reduziram as distrações dos alunos pela metade. Além de triplicar as anotações e a retenção geral do conteúdo por parte dos formandos.

Também é importante lembrar que quanto mais frequentes são as avaliações, melhor seus tutores podem acompanhar o progresso. E, consequentemente, ajudar quando for necessário.

faculdades ead tendencia- foto-de-ketut-subiyanto-no-pexels

As faculdades de EAD também são sustentáveis. Foto de Ketut Subiyanto no Pexels.

 

5. Mais ecológica e sustentável

A Educação a Distância certamente é a opção mais eficaz para os alunos. Porém, também é melhor para o meio ambiente.

Foi verificado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que os cursos online equivalem a uma média de 90% menos energia e 85% menos emissões de CO2 por aluno do que os cursos presenciais.

Este fato certamente tornam o EAD e o conteúdo multimídia os modos mais eficazes de educação em geral.

Promover e se envolver neste tipo de ensino pode ajudar tanto indivíduos e empresas que devem fazer a sua parte pelo meio ambiente e se manterem firmes em seus objetivos pessoais e profissionais.

Reflexões finais

Provavelmente, você deve saber que a faculdade de EAD chega a ser igual ou melhor ao sistema de aprendizagem tradicional nas graduações.

Além disso, com a nova dinâmica social e econômica, fazer uma faculdade EAD atualmente é a melhor opção quando pensamos em acessibilidade, flexibilidade e efetividade.

Portanto, realizar seu curso de EAD é uma opção conveniente. Além de agregar opções infinitas de cursos a serem escolhidos, sua forma de abordagem não para de evoluir. O que torna essa modalidade uma tendência.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.