InícioGraduaçãoFisioterapiaFisioterapia EAD: tudo o que você precisa saber

Fisioterapia EAD: tudo o que você precisa saber

De antemão, a Fisioterapia é uma das graduações mais procuradas da área de Saúde, e capacita profissionais para promover a recuperação dos movimentos dos pacientes. Para os alunos, trata-se de uma profissão muito gratificante e com muitas possibilidades de trabalho.

Assim, se você tem a intenção de se graduar em Fsioterapia, mas precisa de flexibilidade nos estudos, nós podemos ajudar. Neste post, apresentaremos importantes informações para quem busca uma faculdade de Fisioterapia à distância.

Quais são as diferenças entre faculdades EAD e semipresencial?

Antes de falar sobre as modalidades disponíveis para o curso de Fisioterapia, é necessário esclarecer as diferenças entre as modalidades 100% EAD e Semipresencial.

A princípio, na modalidade EAD, todas as aulas são desenvolvidas em uma plataforma conhecida como AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cada instituição possui seu próprio AVA e nele são disponibilizadas as aulas previamente gravadas por professores. As aulas ficam disponíveis para acesso dos alunos a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias.

Por outro lado, na modalidade semipresencial, o aluno tem aulas à distância e presencial. O curso é considerado semipresencial quando ao menos 20% da carga horária é cumprida à distância. As aulas presenciais, geralmente, são destinadas a práticas em laboratórios, dependendo do curso.

Quais são as modalidades permitidas em Fisioterapia?

Antes de mais nada, o curso superior em Fisioterapia possui muitas disciplinas onde são necessárias aulas práticas ou laboratoriais, para o desenvolvimento das técnicas utilizadas após a graduação. Por este motivo, não é possível cursar esta faculdade totalmente à distância.

Dessa forma, as duas opções para este curso são:

Modalidade presencial

Antecipadamente, esta é a modalidade mais tradicional, onde você precisará frequentar as aulas, fazer as provas e cumprir a carga horária na faculdade. Dessa forma, você precisará adaptar seus horários e sua rotina ao horário da faculdade em que se matriculou.

Por outro lado, a grande vantagem dessa modalidade é o convívio mais estreito com os professores e os outros alunos. Esses contatos, além de ajudar no aprendizado, ainda podem ser úteis para futuras parcerias profissionais. A essa rede de contatos profissionais, dá-se o nome de “networking”.

Se você dispõe de tempo para frequentar o campus diariamente e tem fácil acesso à faculdade, essa é a opção mais indicada. Do contrário, talvez você queira conhecer a modalidade seguinte.

Modalidade semipresencial

Desde já, essa modalidade une o melhor do ensino presencial com as vantagens do EAD. Aqui, as pessoas têm acesso ao conteúdo mais teórico por meio de plataformas digitais, que podem ser acessadas de um computador, celular ou tablet. O conteúdo é gravado, por isso pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Por outro lado, já as aulas práticas e em laboratórios são feitas presencialmente. Nesta modalidade, você precisará se deslocar até a faculdade de uma a três vezes por semana, apenas. Ou seja, é bem mais fácil adaptar seus horários e mais econômico também.

Ainda mais, o curso semipresencial tem muitas vantagens, mas é necessário cautela ao tomar sua decisão. O ideal é listar as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades, analisando quais impactos terão na sua rotina e os esforços que você terá que fazer.

Posteriormente, outro fator que você deve considerar é a organização. O estudo à distância exige mais disciplina do que o presencial. Se você tem capacidade para criar e seguir um cronograma de estudos, pode se matricular na Fisioterapia semipresencial sem medo. Por outro lado, se você preza pelo contato diário com outras pessoas, escolha a presencial.

Como funciona o curso de Fisioterapia semipresencial?

Antes de mais nada, o curso de Fisioterapia semipresencial, assim como o tradicional, confere o diploma de bacharelado e capacita o profissional a atuar na reabilitação dos movimentos humanos. Além da reabilitação, esse profissional também trabalha com prevenção e recuperação de pacientes.

Antecipadamente, a diferença em comparação ao curso presencial está na duração. O curso semipresencial de Fisioterapia tem duração de cinco anos. Todas as aulas teóricas são ministradas de forma digital, e o aluno pode acessá-las de qualquer lugar, a qualquer momento.

De antemão, algumas vezes por semana, de uma a três, os alunos precisarão comparecer na universidade ou polo para as aulas presenciais. Tratam-se de aulas práticas, em laboratórios, salas especiais e clínicas-escola. 

Nesse ínterim, as aulas presenciais são de fundamental importância para a formação do profissional, pois colaborarão para a formação de uma bagagem prática para o exercício da profissão. Tendo em vista que o profissional trabalhará com a vida e a saúde das pessoas, não há tecnologia que substitua as aulas práticas.

Quais são os equipamentos necessários para estudar Fisioterapia à distância?

Desde já, como estamos falando de prática, o aluno de Fisioterapia deverá ter contato com certos equipamentos necessários à profissão. Lembrando que as aulas práticas são necessárias mesmo para as pessoas que optam pela modalidade semipresencial.

Assim, as instituições possuem laboratórios com equipamentos maiores e mais modernos, mas alguns são de uso pessoal, cada aluno deve ter o seu.

Calculadora

Algumas disciplinas da Fisioterapia exigem cálculos de matemática, física e química. Por exemplo: massa corpórea, porcentagem de gordura, ângulos das articulações. Também pode ser útil para calcular a força em aplicações de ultrassom, raios laser e radiações.

Estetoscópio

De antemão, o equipamento que é símbolo dos profissionais de saúde, também necessário para fisioterapeutas. Antes, durante e depois dos procedimentos da terapia, é necessária a avaliação cardíaca e respiratório. Para isso, usa-se o estetoscópio para auscultar o coração do paciente.

Fita métrica

 Também utilizadas nas medições corporais dos pacientes, como a circunferência abdominal. São medições importantes para a prevenção de doenças.

Goniômetro

Desde já, é um instrumento que mede a amplitude do movimento disponível das articulações. Ou seja, serve para verificar o quanto a pessoa consegue movimentar seus membros. É utilizado antes dos procedimentos para detectar deficiências neste movimento, e após para confirmar se o procedimento está sendo eficaz.

Lápis dermatográfico

 A princípio, é um lápis especial para escrever na pele das pessoas. Fisioterapeutas utilizam para demarcar as posições anatômicas, facilitando a determinação dos procedimentos.

Martelo de Buck

Sabe aqueles desenhos animados, onde o médico bate com um martelo no joelho do paciente, para testar os reflexos? Então, esse é o martelo de Buck, também utilizado por fisioterapeutas. Além de testar os reflexos, ele serve para medir a sensibilidade dos nervos.

Oxímetro

 Primeiramente, depois da pandemia de Covid-19, esse instrumento ficou muito famoso. Ele serve para aferir a oxigenação do sangue. No nosso caso, é usado na Fisioterapia respiratória, para saber se o paciente está estável.

Termômetro

 De antemão, este, nós conhecemos desde crianças, não é mesmo? Para qualquer profissional de saúde é essencial saber a temperatura do paciente, podendo agir antes que alguma doença se manifeste.

Tensiômetro ou esfigmomanômetro

 Enfim, um nome bem complicado para finalizar nossa lista. Sua primeira lição como fisioterapeuta será decorar esse nome, ao invés de utilizar o nome popular: medidor de pressão! Sim, muitas pessoas têm esse aparelho em casa, no seu formato digital, o mais prático e fácil de usar. Nos consultórios, são utilizados outros tipos, em conjunto com o estetoscópio: o aneroide ou o de mercúrio.

Há diferença entre o diploma de EAD, semipresencial e presencial?

Antecipadamente, muitas pessoas se perguntam se vale mesmo a pena fazer uma graduação à distância, ou se o diploma tem a mesma validade que um curso presencial. A resposta para ambas as perguntas é sim, vale.

Desde já, então, a diferença entre os cursos 100% EAD, Semipresencial e Presencial está apenas nos métodos de ensino. A qualidade do ensino é a mesma para todas as modalidades, bem como a sua eficácia. Quanto à grade curricular, por ser definida e padronizada pelo MEC, também é a mesma, independente da modalidade.

Ao mesmo tempo, o diploma do curso de Fisioterapia também não tem diferenças nas modalidades. A formação é de bacharelado e tem aceitação no mercado de trabalho normalmente. De fato, uma pessoa que se formou num curso à distância prova que pode se organizar e ter disciplina com suas responsabilidades, o que é um grande diferencial.

Como verificar se um curso à distância tem qualidade?

De acordo com o que dissemos anteriormente, no que se refere à qualidade de ensino, não existem diferenças entre as modalidades de ensino. A diferença está na qualidade de uma instituição para outra. Portanto, analisar as vantagens oferecidas pelas universidades é um passo importante antes de se matricular no curso de Fisioterapia semipresencial.

Assim, um dado importante para se considerar é a classificação do curso no MEC e se o mesmo é reconhecido pelo Ministério. Para isso, você pode utilizar o site do e-MEC, que contém informações sobre o credenciamento das universidades e seus respectivos cursos.

Neste mesmo site você encontrará a nota no ENADE, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante. Essa é uma prova feita pelos estudantes do ensino superior de cada escola e serve para analisar se eles conseguiram absorver os conteúdos ensinados durante o curso. 

Ainda mais, é importante pesquisar as vantagens da instituição. Como a Faculdade Anhanguera, por exemplo, possui infraestrutura completa para o curso de Fisioterapia semipresencial. Para este curso, sua faculdade deve contar com salas de aula, biblioteca e, principalmente, laboratórios bem estruturados e de qualidade.

Simultaneamente, outra vantagem interessante de se analisar ao escolher uma faculdade é a atualização do conteúdo. Para citar outro exemplo, temos a Faculdade Pitágoras que mantém uma matriz curricular atualizada com as novidades da área. Também conta com uma metodologia inovadora, com aulas dinâmicas e interativas, focadas na prática da profissão.

Estes são apenas alguns exemplos de características que podem ser importantes diferenciais na escolha da sua faculdade. Com certeza, os diferenciais também refletirão no seu aprendizado e na sua formação como profissional.

Vantagens de escolher o curso de Fisioterapia semipresencial

À primeira vista, a possibilidade de estudar à distância definitivamente facilitou para muitas pessoas o ingresso na faculdade. Optando pela modalidade semipresencial, as pessoas não precisam mais alterar toda a sua rotina para poder frequentar a faculdade diariamente.

Além disso, essa modalidade traz a versatilidade para estudar, já que parte das disciplinas é ministrada online. Assim, você cria seu próprio cronograma de estudos, adaptando-os à sua realidade. Isso vai garantir a habilidade da autonomia para organizar suas responsabilidades e distribuir seus afazeres.

Assim, com parte das aulas online e outra parte presencial, você desfruta do melhor de dois mundos. Por um lado, as habilidades digitais são melhor desenvolvidas, melhorando sua competitividade no mercado de trabalho. Por outro, você ainda pode expandir seu “networking”, criando uma rede de contatos profissionais que pode ser útil no seu futuro.

Em suma, se você vem adiando sua decisão de começar um curso superior porque falta tempo na sua rotina, é hora de repensar. A flexibilidade do curso de Fisioterapia semipresencial é tudo o que você precisava para tomar a sua decisão definitivamente.

Como o mercado de trabalho vê o curso de Fisioterapia semipresencial?

Antecipadamente sabemos que os diplomas dos cursos de nível superior presencial e à distância têm a mesma validade. Mas, para algumas pessoas, permanece uma dúvida: o mercado de trabalho aceita bem um diploma de uma faculdade à distância?

De antemão, quanto a isso, temos uma boa notícia. Ter cursado uma faculdade à distância não prejudica sua vida profissional, de forma alguma. As empresas aceitam pessoas com essa modalidade de formação, sem problemas.

Nesse ínterim, essa aceitação é a causa de terem surgido cada vez mais cursos à distância nos últimos anos. Além do mais, com essa modalidade, muitos estudantes que antes não podiam cursar o ensino superior por morar em cidades distantes, agora têm acesso a ele. 

Assim também como o mercado de trabalho, inclusive, já percebeu que alunos formados por EAD ou semipresencial têm mais organização e disciplina que os demais. Afinal, são alunos que estudaram por anos sem um professor para cobrar suas obrigações. São alunos mais maduros e focados.

Ainda mais, outra grande vantagem desses alunos é sua facilidade no uso das tecnologias. Essas habilidades são muito valorizadas pelo mercado de trabalho, já que a tecnologia está presente em cada vez mais setores. 

Mercado de trabalho

De antemão, a pessoa formada em Fisioterapia terá à sua frente uma grande variedade de caminhos a seguir. A princípio, pensamos que um fisioterapeuta pode trabalhar em clínicas e hospitais, mas as possibilidades vão além. Veja outros exemplos de locais que esse fisioterapeuta pode trabalhar:

  • centros de reabilitação;
  • atendimento domiciliar;
  • academias;
  • clubes esportivos variados;
  • indústrias de equipamentos para Fisioterapia;
  • clínicas de estética;
  • empresas, na área da saúde do trabalhador;
  • faculdades, caso se habilite para seguir carreira acadêmica;
  • instituições de pesquisa, entre outros lugares.

Imediatamente, conheceremos, a seguir, um pouco mais sobre as áreas de atuação e a profissão de uma pessoa formada em Fisioterapia.

Áreas de atuação

Logo depois que você se formar em Fisioterapia, haverá um leque bem variado de opções de especialização para seguir. Abaixo, apresentaremos algumas das áreas de atuação que a pessoa fisioterapeuta pode trabalhar e, caso queira, fazer especializações:

  • Fisioterapia em Acupuntura: nessa área, a pessoa fisioterapeuta atua na prevenção e controle de dores no corpo por meio de agulhas aplicadas em regiões específicas do corpo. Além de dores, pode tratar da depressão;
  • Fisioterapia Aquática: atua na recuperação respiratória, alívio de dores e fortalecimento muscular através de exercícios na água;
  • Fisioterapia Neurofuncional: é o cuidado de pacientes de todas as idades que, por alguma doença ou distúrbio neurológico, têm seus movimentos comprometidos.
  • Fisioterapia Esportiva: sua atuação envolve o cuidado e reabilitação de atletas e praticantes de esportes que tenham sofrido algum tipo de lesão, ou mesmo na prevenção;
  • Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória: atua na prevenção, cuidado e tratamento de problemas no coração e pulmões, que levam à deficiência de respiração ou circulação. Nesta área, o trabalho consiste em reabilitar pacientes através de exercícios ligados ao sistema respiratório ou circulatório. Também está presente nos cuidados pré e pós-cirurgias.
  • Fisioterapia em Gerontologia: especializada na atenção e cuidados a idosos, garantindo bem-estar e mobilidade;

Outras áreas de atuação em Fisioterapia:

  • Fisioterapia do Trabalho: para evitar que os trabalhadores sofram lesões decorrentes da sua função em uma empresa, a pessoa fisioterapeuta atua na prevenção e cuidado nas condições laborais. Pode sugerir ou implementar exercícios e adaptações no ambiente de trabalho, além de educar os funcionários a respeito da postura.
  • Fisioterapia Dermatofuncional: nessa área de atuação, a pessoa fisioterapeuta trabalha com reabilitação de pessoas que sofreram queimaduras, cortes de cirurgia, entre outros. Também está ligada à estética, podendo realizar procedimentos embelezadores;
  • Fisioterapia em Oncologia: é a assistência a pacientes com câncer, inclusive nas sequelas causadas por essa doença. Também atua no pré-operatório, preparando o paciente de modo a reduzir as complicações;
  • Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia: esta é uma das áreas mais conhecidas. Aqui, trabalha-se com a recuperação de movimentos de pessoas que sofreram traumas, luxações, lesões na coluna vertebral, entre outros. Também atua-se na redução de dores dos pacientes. Além disso, deve-se promover a prevenção de lesões causadas por postura correta e esforços repetitivos;
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher: nesse trabalho, a pessoa fisioterapeuta trabalha com as especificidades do corpo da mulher. Através da ginástica íntima, os sintomas da menopausa podem ser reduzidos, também as cólicas menstruais e a incontinência urinária. Também atua no preparo do corpo para o parto;
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva: área de atuação especializada no atendimento a pacientes internados em UTI – Unidade de Terapia Intensiva.
  • Fisioterapia em Osteopatia: trabalha com a manipulação musculoesquelética promovendo o tratamento de doenças e alívio de dores;
  • Fisioterapia em Quiropraxia: ajuda ma prevenção de doenças ou seu agravamento e reabilita fisicamente o paciente.

Quanto ganha um fisioterapeuta?

Juntamente com o assunto do mercado de trabalho, falaremos agora sobre uma das principais curiosidades do aluno de Fisioterapia: quanto ganha um fisioterapeuta? A média salarial de uma fisioterapeuta geral, na cidade de São Paulo, é de R$ 3.602,07. Conforme o site Salário.com.br, o piso salarial na mesma cidade é de R$ 3.287,57, e o teto salarial é de R$ 5.725,50.

No entanto, é necessário salientar que esses valores variam conforme a localidade, o nível de experiência da pessoa contratada e também a especialização escolhida. Veja abaixo a média salarial em todo o Brasil para algumas especialidades:

  • Fisioterapeuta respiratória: R$ 3.010,12
  • Fisioterapeuta do trabalho: R$ 2.951,39
  • Fisioterapeuta esportivo: R$ 2.622,26
  • Fisioterapeuta acupunturista: R$ 2.280,22
  • Fisioterapeuta traumato-ortopédica funcional: R$ 2.116,45
  • Fisioterapeuta quiropraxista: R$ 1.100,00

Ainda mais, veja também a média salarial nas principais cidades do Brasil, para pessoas trabalhando como fisioterapeuta geral:

  • São Paulo, SP: de R$ 3.287,57 a R$ 5.443,56
  • Salvador, BA: de R$ 2.455,89 a R$ 4.066,47
  • Rio de Janeiro, RJ: de R$ 2.897,33 a R$ 4.797,40
  • Brasília, DF: de R$ 3.104,26 a R$ 5.140,04
  • Recife, PE: de R$ 1.565,03 a R$ 2.591,37
  • Belo Horizonte, MG: de R$ 2.510,14 a R$ 4.156,29
  • São Luís, MA: de R$ 1.985,48 a R$ 3.287,55
  • Goiânia, GO: de R$ 2.554,87 a R$ 4.230,35
  • Curitiba, PR: de R$ 2.802,13 a R$ 4.639,76
  • Porto Alegre, RS: de R$ 2.907,16 a R$ 4.813,67

Dia-a-dia de uma fisioterapeuta

Enfim, você tem curiosidade para saber como é o dia-a-dia de trabalho de uma fisioterapeuta? Nós contaremos algumas características da profissão para você ter ainda mais certeza de que deve seguir essa carreira.

Desde já, é claro que, dependendo da especialidade da pessoa, a rotina diária pode mudar, e muito! Porém, podemos revelar algumas funções que são comuns em todas as áreas de atuação.

Assim, para uma pessoa fisioterapeuta, todo dia é um pouco diferente. Afinal, cada paciente tem suas especificidades, necessitando de tratamentos e exercícios diferentes. Muitas vezes, o tratamento é exclusivo para um único paciente. É perfeitamente normal.

Ainda mais, o paciente deve, primeiro, passar por uma avaliação para determinar quais suas dores, seu estilo de vida e suas debilitações. Após essa avaliação, a fisioterapeuta estabelece o tratamento necessário, projetando a frequência e quantidade de sessões.

Nesse ínterim, somente uma pessoa formada em Fisioterapia pode prescrever e indicar terapias. O médico ortopedista, por exemplo, pode, no máximo, encaminhar seus pacientes para a Fisioterapia.

Simultaneamente, os próximos passos consistem no acompanhamento do progresso do paciente durante suas sessões. Caso seja necessário, ajustam-se a frequência ou intensidade dos exercícios, até que seja possível identificar avanços. Algumas vezes, as melhoras são suficientes para reduzir bastante as sessões, indicando a continuidade dos exercícios em casa.

Em síntese, adapte essa rotina para os variados locais de trabalho e especialidades que apresentamos acima, e você terá uma base de como é a rotina de uma pessoa fisioterapeuta. Assim será possível projetar seu próprio dia-a-dia, caso escolha essa profissão.

Continue lendo e confira agora qual o preço da faculdade de Fisioterapia.

https://horadafacul.vestibulares.com.br/mercado-de-trabalho/areas-da-fisioterapia-nao-muito-conhecidas-no-mercado/

https://horadafacul.vestibulares.com.br/faculdades/primeiros-anos-de-fisioterapia-o-que-voce-estudara/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.