InícioGraduaçãoMarketingMarketing e Publicidade: qual o salário?

Marketing e Publicidade: qual o salário?

Então, você pensa em ingressar em uma faculdade de Marketing e Publicidade? Dessa forma, alguns pontos costumam gerar curiosidades entre os futuros universitários. Sendo assim, as perspectivas para o mercado de trabalho e a média do salário para a categoria profissional está entre as principais dúvidas. 

Sendo assim, as respostas para a média do salário e do mercado de trabalho na área de estudo preferida pode influenciar no momento de escolher a graduação ideal. Apesar de importante, esse não pode ser o único ponto principal para decidir ingressar em uma faculdade. 

Dessa forma, além de conhecer sobre as perspectivas para o futuro salário, é importante conhecer a fundo o curso universitário e os setores de estudo que ele tem como foco. Além disso, é essencial entender se a área profissional combina com as expectativas que você tem para o futuro. 

Sendo assim, se você é uma pessoa criativa e que gosta de se comunicar, uma graduação na área de comunicação pode ser perfeita para você! Por isso, a Voomp preparou um artigo com todas as informações sobre as graduações de Marketing e Publicidade. 

Então, você vai poder conhecer melhor os cursos, perspectiva para o futuro e qual o salário médio desses profissionais no mercado de trabalho. Por isso, continue a leitura do texto e esclareça todas as dúvidas sobre os cursos da área de Comunicação Social. 

Como é o curso de Publicidade e Propaganda? 

 Então, para iniciar o artigo conversaremos um pouco sobre o curso de Publicidade e Propaganda? Primeiramente, é preciso esclarecer que o curso de Publicidade e Propaganda é uma graduação de bacharelado e conta com oito semestres. Dessa forma, são necessários, geralmente, quatro anos para concluir a formação e conseguir o diploma universitário. O curso ainda é oferecido pelas instituições de ensino tanto no modelo presencial e a distância (EAD).

A formação na área de comunicação compreende os aspectos gerais e humanos da comunicação social. Além das competências específicas da área, ensinados durante as disciplinas teóricas e nas práticas. 

Conforme o Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Publicidade e Propaganda conta com conteúdos no campo da Comunicação Social, em geral, e de habilitação específica.

Por isso, durante a graduação são ministradas aulas de conteúdo teórico, analítico, informativos, linguagens, políticos, técnicas e  midiáticas. Além disso, a maioria das instituições de ensino exige que o estudante faça estágio na área durante um período da formação e apresentem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da faculdade. 

Como dito anteriormente, a graduação prepara o estudante para o mercado publicitário e ensina sobre as principais ferramentas para criar, produzir e executar campanhas e ações estratégicas de comunicação. 

Além disso, durante a faculdade os estudantes ainda têm contato com atividade prática no curso. Por isso, é necessário que as instituições de ensino contem com laboratórios de TV, informática e fotografia. 

Após terminar a graduação, o profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa.

 Quais as matérias do curso de Publicidade e Propaganda? 

Entre as principais aulas durante a formação na faculdade Anhanguera estão: 

  • Comunicação De Marketing Em Meios Digitais
  • Comunicação Integrada Organizacional
  • Criação E Produção Publicitária Em Rádio
  • Criação Publicitária
  • Criação Publicitária Para Tv E Cinema
  • Direção De Arte
  • Gerenciamento De Marcas
  • Gestão E Planejamento De Mídia
  • Gestão Mercadológica Na Era Digital
  • Legislação E Ética Na Comunicação
  • Marketing Digital
  • Novas Tecnologias Aplicadas À Comunicação
  • Pesquisa Em Comunicação E Comportamento Do Consumidor
  • Planejamento E Gestão Estratégica
  • Produção Gráfica
  • Produção Publicitária Para Tv E Cinema
  • Propaganda Política
  • Redação Publicitária Geral
  • Sistemas Brasileiros De Comunicação

Como é o curso de Marketing?

Então, para fechar a lista com indicações das principais áreas da Comunicação Social, temos o curso de Marketing. Sendo assim, essa graduação universitária é oferecida pelas instituições de ensino no formato de Curso Superior de Tecnologia. Ou seja, a formação conta com um período reduzido e no final o estudante recebe um diploma de tecnólogo na área. 

Além disso, o curso de Marketing tem o objetivo de formar profissionais qualificados para  elaborar estratégias eficazes em todos os aspectos da área.  Então, durante o curso o aluno aprende as habilidades necessárias para desenvolver um projeto desde o início. Além de cuidar de toda estratégia de comunicação.

Por isso, a graduação conta com duas etapas principais durante os quatro semestres do curso. Sendo assim, no início da faculdade são ministradas aulas sobre disciplinas de generalista, que tem o objetivo de fornecer as bases teórica e prática. Contudo, após a passagem dos semestres, as disciplinas vão se aprofundando nos conteúdos específicos do setor. 

Qual a grade curricular de Marketing?

Então, confira abaixo as principais disciplinas do curso universitário de Marketing na Faculdade Anhanguera

Empreendedorismo E Inovação

Estratégia Empresarial E Negociação

Gestão De Pessoas

Gestão De Projetos

Gestão De Relacionamento Com O Cliente

Gestão Mercadológica Na Era Digital

Legislação Empresarial Aplicada

Marketing De Produtos E Serviços

Marketing Estratégico

Matemática Financeira

Métodos Quantitativos

Modelos De Gestão

Optativa

Pesquisa E Inteligência De Marketing

Pesquisa Em Comunicação E Comportamento Do Consumidor

Projeto Integrado

Sociedade Brasileira E Cidadania

Trade Marketing

Qual o salário médio para trabalhar no setor de comunicação?

Como vimos anteriormente, as perspectivas para o mercado de trabalho e a média salarial são pontos importantes para decidir ingressar em um curso universitário. Por isso, a Voomp separou a média do salário para o cargo de publicitário e para o profissional formado em Marketing.

Dessa forma, o salário médio de um profissional  formado em Publicidade e Propaganda é de  R$ 4.429,60. Sendo que a categoria tem teto salarial de R$ 10.665,42. Dessa forma, a jornada de trabalho é de 42 horas semanais. 

Então, o levantamento foi realizado  pelo site Salario.com.br em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Além disso, a média salarial para profissão foi levantada através de estudo dos acordos coletivos de profissionais que atuam conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no país.

Já para a médio do salário do profissional formado em Marketing é de R$ 2.765. Além disso, um profissional em um cargo mais alto pode chegar a um salário de até R$ 12.500. A informação é do site de emprego Catho.

Ainda vale ressaltar que o valor pode variar dependendo do estado em que o profissional atua e do tamanho da empresa. 

Conclusão

Então, gostou de conhecer melhor a média do salário para profissionais de Marketing e Publicidade? Enfim, espero que o artigo tenha te ajudado. Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.