InícioGraduaçãoO que é a educação personalizada e qual sua relação com o EAD?

O que é a educação personalizada e qual sua relação com o EAD?

Cada vez mais, o sistema educacional tem entendido e se adaptado às novas formas de ensino e aprendizagem.

Sobretudo, conforme o avanço da tecnologia nos últimos anos, e a chegada da educação a distância como primeira opção de muitos estudantes.

Nesse sentido, a educação personalizada vem ganhando cada vez mais força e novos adeptos.

Ao passo que a maioria dos estudantes entende que seu tempo de aprendizagem pode não ser o mesmo do restante da turma, as instituições de ensino se adaptam para oferecer planos e cronogramas de estudo diferentes e que contemplem a todos.

O que é Educação Personalizada?

Antes do tudo, precisamos entender o que significa uma educação personalizada e seus benefícios para o ritmo de aprendizado e absorção de conhecimentos necessários.

A educação personalizada é uma abordagem de aprendizado que respeita o ritmo, características individuais, necessidades e habilidades de cada estudante.

Por exemplo, em uma sala de aula com 30 alunos, todas as matérias serão trabalhadas ao mesmo tempo, o mesmo conteúdo e mesma atuação para todos.

Entretanto, são 30 pessoas diferentes, com personalidades diferentes e que aprendem e desenvolvem o conhecimento de forma diferente.

Nesse sentido, a educação personalizada visa de adequar às necessidades individuais de cada aluno. Respeitando assim, seu tempo, limitações e pontos fortes.

Além disso, a forma de aprendizado personalizado, é considerada hoje uma das maiores preocupações e procura de futuros estudantes.

Individualização

Por conta disso, a educação a distancia ganhou ainda mais visibilidade e preferencia entre os alunos, visto que, no EAD, as matérias são trabalhadas de forma individual entre os educandos.

Ou seja, na educação a distância, o estudante tem a possibilidade de definir seus horários e matérias a serem vistas, e como desenvolver as habilidades de forma autônoma, contando com o suporte de professores.

Lembre-se! Ensino a distância não é sinônimo de falta de compromisso e responsabilidade com o aprendizado. É necessário foco e organização para se sair bem no EAD!

Benefícios da Educação Personalizada

Primordialmente para o aluno, o ensino personalizado tem grande valor e agrega à experiencia de educação.

Ao mesmo tempo, para a instituição de ensino, a educação personalizada garante ainda mais conexão com o estudante, e sobretudo, o respeito às peculiaridades de cada aluno.

Confira alguns dos principais benefícios da Educação Personalizada:

  1. Engajamento dos alunos

Frequentemente, em aulas presenciais, temos a sensação de alguns alunos participarem demais enquanto outros participam de menos.

Isso se dá pelo fato de cada personalidade dentro da sala de aula ser única. Com o ensino personalizado, todos se sentirão à vontade para interagir e demonstrar suas ideias, no seu tempo.

  1. Progresso constante

Nesse interim, quando o aluno se sente acolhido e compreendido dentro de seus limites e capacidades, o progresso com os estudos se torna constante e em sempre avanço.

  1. Flexibilidade à rotina do aluno

À primeira vista, fica claro que uma das principais vantagens do ensino personalizado é a flexibilidade para o aluno.

Com a educação personalizada, o estudante tem autonomia para decidir como e quando é melhor para se dedicar ao aprendizado.

  1. Adaptação às necessidades individuais dos alunos

Assim como a flexibilidade, a adaptação da instituição de ensino para com a rotina e necessidades dos estudantes, também está em pauta no ensino personalizado.

A instituição é responsável por fornecer autonomia e possibilidade de aprendizado de forma diferente entre os alunos para que todos possam aprender o conteúdo necessário, porém, em momentos e de forma diferentes.

  1. Desempenho alto

Como resultado dos esforços dedicados para que a educação personalizada seja possível, o desempenho dos alunos que optam por estudar baseados nessa modalidade, aumentam.

Ou seja, com aprendizado feito de forma individual e baseado nas experiências dos estudantes, é natural que o esforço nos estudos aumente, e consequentemente, o desempenho também.

Em suma, podemos entender como a educação personalizada é benéfica e traz bons resultados não apenas para o estudante, mas para a instituição que a oferece.

Qual a relação entre educação personalizada e o EAD?

Antes de mais nada, fica claro que a concretização do ensino personalizado acontece com muito mais facilidade por conta do avanço da tecnologia.

Ao passo que as instituições de ensino passaram a oferecer cursos técnicos, superiores ou qualquer tipo de especialização de forma a distância, o aluno passa a controlar seu conhecimento.

O conteúdo disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), fica disponível durante todo o curso, a qualquer momento.

Dessa forma, o estudante pode ver e rever o que foi apresentado em aula, absorver todo o conteúdo conforme for adequado ao seu planejamento e estar em dia com as matérias sem precisar acompanhar o restante da turma.

Direcionamento

Além disso, por conta da constante supervisão dos professores quanto às atividades propostas, fica fácil detectar quando um dos alunos não está seguindo o ritmo médio da turma.

Ou seja, quando isso acontece, o docente pode direcionar sua atenção de forma particular e personalizada para o atual momento do estudante, sem a necessidade de interromper o conteúdo ou envolver o restante da classe.

O EAD proporciona ao aluno independência quanto a forma e tempo dedicado aos estudos, ao mesmo tempo que oferece formas de o aluno sanar suas dúvidas e não se sentir atrasado.

Os encontros pontuais, fóruns e chats dedicados a isso, estão sempre a disposição do estudante, sendo o principal ponto de encontro com o supervisor da matéria.

O Ensino Personalizado é para mim?

Em conclusão, fica claro que o aprendizado personalizado é apto para todos que desejam aprender no seu tempo e de sua forma particular.

Com o Ensino a Distância, exercer esse papel fica mais fácil e entendível, pela forma usual de aprendizado nessa modalidade.

Portanto, todos que sentem a necessidade de autossuficiência para lidar com os estudos, podem optar e sentir os benefícios da educação personalizada.

Seja por qual motivo for, falta de tempo, gestão de outras tarefas importantes ao mesmo tempo que leva os estudos como prioridade ou até mesmo experiências passadas com o ensino tradicional.

Optar por estudar de forma personalizada para com seus objetivos e necessidades, garantirá melhores resultados!

Veja também o conteúdo sobre quais faculdades têm EAD?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.