InícioGraduaçãoGestão de PessoasO que é CST em Coaching e Desenvolvimento Humano?

O que é CST em Coaching e Desenvolvimento Humano?

Você sabe o que é CST em Coaching e Desenvolvimento Humano? Esse é um tipo de curso superior que possui uma duração menor do que um bacharelado e prepara os profissionais para ingressar no mercado de trabalho em menos tempo.

A graduação capacita os futuros profissionais para eles poderem atuar em e com empresas de vários segmentos. Sempre trabalhando diretamente com pessoas e buscando uma melhora constante da produtividade através do desenvolvimento humano.

Ficou interessado em aprender mais sobre? Então continue lendo, porque a Voomp preparou um artigo explicando tudo o que você precisa saber. Além disso, neste post você vai descobrir qual é o perfil de um profissional dessa área, como se tornar um e ainda o que esperar do mercado de trabalho.

Afinal, o que é CST em Coaching e Desenvolvimento Humano?

Em primeiro lugar, é preciso saber que CST é uma sigla para Curso Superior de Tecnologia. Esse termo engloba as graduações de nível tecnólogo, que são aquelas que possuem validade de educação superior, mas uma duração menor que a de um bacharelado.

No CST em Coaching e Desenvolvimento Humano os estudantes aprendem a fazer diagnósticos empresariais. Tanto no quesito de desempenho quanto no comportamental de todos do ambiente de trabalho. O objetivo é dar ao profissional as informações necessárias para aplicar as mudanças.

Essas mudanças visam causar impacto não apenas para a empresa, mas também aos colaboradores. Com isso, ele pode empregar técnicas que melhoram a qualidade do trabalho, o relacionamento e, consequentemente, os resultados financeiros para a organização.

A duração desse curso é de, em média, dois anos. Destacando que, por ser um curso de nível superior, deve o vestibulando tenha concluído o ensino médio para ingressar nele.

O candidato também terá que passar por um processo de seleção, que varia conforme a faculdade. Os mais comuns são o vestibular, online ou tradicional, e a pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As disciplinas vistas são escolhidas exclusivamente para preparar os futuros profissionais para serem capazes de fazer isso em qualquer cenário. Algumas das matérias vistas costumam ser:

  • Psicologia organizacional
  • Empreendedorismo
  • Inteligência emocional
  • Comunicação empresarial
  • Gestão de projetos
  • Comportamento organizacional
  • Gestão de carreira
  • Gestão de conflitos e técnicas de negociação
  • Liderança e coaching

Fique atento, porque a grade curricular pode mudar de faculdade para faculdade. Por isso, sempre confira diretamente no local em que você escolheu estudar!

Onde fazer o CST em Coaching e Desenvolvimento Humano?

A área de coaching é uma que cresce de maneira constante. Graças a isso, muitas instituições começaram a oferecer o CST em Coaching e Desenvolvimento Humano. Por isso mesmo é importante analisar bem todas as opções antes de escolher. Afinal, é do seu futuro profissional que estamos falando.

Porém, a boa notícia é que existem algumas maneiras de descobrir se um local é realmente bom. A primeira, é verificar como é a situação dele com o Ministério da Educação (MEC).

Faça a pergunta “o curso dela é aprovado pelo MEC?” Só considere o local se a resposta for positiva, pois apenas o registro no órgão garante que a faculdade oferecerá um diploma válido.

A segunda é avaliar a nota da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Por aí você consegue ter uma noção da qualidade do ensino da mesma. Conversar com ex-alunos do local também oferece um vislumbre de como serão os anos de estudo e sobre como é a estrutura para as aulas.

Mas não pense que só porque determinado curso é mais caro, que isso significará que ele é melhor, viu? Atualmente existem ótimas faculdades com cursos de boa qualidade e reputação no mercado e preços justos. Algumas das que apresentam o melhor custo benefício são:

  • Anhanguera
  • Unopar
  • Pitágoras

Elas ainda oferecem várias opções de bolsas e descontos para que os alunos que não possuam condições de arcar com os custos totais da graduação ainda possam se capacitar para o mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho e os salários?

O mercado de trabalho para quem se forma no CST em Coaching e Desenvolvimento Humano está bem aquecido. Isso porque cada vez mais pessoas estão percebendo a importância desse profissional para melhorar o desempenho das empresas.

Os graduados nesse curso podem trabalhar em empresas privadas e também no serviço público dos mais diversos segmentos. Um exemplo é em agências de marketing.

É possível também trabalhar como autônomo. Nesse caso, o profissional pode prestar consultorias para empresas, fazer assessoria ou ainda atuar exclusivamente como palestrante ou vendendo cursos.

Essa variedade de locais onde é possível conseguir um emprego, faz com que os salários mudem bastante. No Brasil, um coach pode ganhar entre R$2.393,00 e R$6.504,00.

Isso ao trabalhar em alguma empresa. Os profissionais autônomos podem ganhar ainda mais. Tudo depende de como ele escolhe atuar, da região onde vive e de como é feito o trabalho dele de marketing.

Qual o perfil de um estudante de CST em Coaching e Desenvolvimento Humano?

Você sabia que existem algumas características que podem ajudar alguém a exercer melhor a profissão? Elas se juntam para formar um tipo de perfil que costuma ser comum naquele meio. No caso de quem trabalha com Coaching e Desenvolvimento Humano algumas delas são:

  • Gostar de trabalhar com pessoas
  • Saber ouvir diferentes opiniões
  • Ter paciência
  • Ter empatia
  • Saber se comunicar bem
  • Saber motivar outras pessoas
  • Tem flexibilidade para se adequar a qualquer situação
  • Saber liderar
  • Ser organizado
  • Gostar de estudar e sempre se manter atualizado

Alguns desses aspectos são essenciais para se ter antes mesmo de entrar no curso. Outros, no entanto, podem ser adquiridos e exercitados ao longo da graduação. É preciso apenas se dedicar e entender o que será esperado do profissional.

E aí, após descobrir o que é exatamente CST em Coaching e Desenvolvimento Humano você percebeu que essa é a opção de carreira dos seus sonhos? Então corre e dá uma olhada nos outros conteúdos sobre esse curso que a Voomp preparou para você e saia bem informado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.