InícioGraduaçãoEventosO que é o curso de CST em Eventos?

O que é o curso de CST em Eventos?

Se você estava pesquisando por um curso e se deparou com a nomenclatura CST em Eventos, não se assuste. É muito normal atualmente encontrar cursos com a sigla CST antes deles. Além disso, estão surgindo diversos novos tipos de cursos, e até mesmo instituições de ensinos, por isso fica difícil saber do que se trata tudo o que se encontra na internet.

Pensando em te ajudar, resolvemos juntar diversas informações, principalmente sobre o curso de CST em Eventos, para que você possa saber mais sobre essa opção. Além disso, decidir se essa pode ser uma opção de carreira para você. Em outras palavras, para te ajudar a descobrir se esse é o curso que você quer fazer para poder trabalhar na área de sua escolha.

Fica com a gente e vamos desvendar a nomenclatura, o curso e as áreas de trabalho.

O que é CST?

Primeiramente, para te explicar o que é um CST em Eventos, vamos entender o que é essa sigla. A sigla CST significa Curso Superior de Tecnologia. Ou seja, é o curso que muitos chamam de tecnólogo. 

O CST é, como o nome já diz, um curso superior, porém ele apresenta um tempo de estudo menor que o de um bacharelado, por exemplo. Ou seja, esse tipo de curso é normalmente composto por 3 ou 4 semestres, variando de acordo com o curso. Sendo assim, em menos de 2 anos é possível concluir o curso superior e começar a trabalhar na área.

Seja como for, os CSTs são cursos focados em áreas específicas, e que podem ser desenvolvidos em menos tempo, com um estudo direcionado exclusivamente para essa área.

Falando especificamente do curso de CST em Eventos, o tempo de estudo mais comum de se encontrar nas instituições é de 3 semestres.

O que é o curso de CST em Eventos?

Muitas pessoas que começaram a trabalhar na área de eventos, aprendiam o que fazer por tentativa e erro. Quando faziam algo que dava certo, anotavam para repetir. Em contrapartida, quando faziam algo que estava errado, se lembravam de não fazer mais aquilo. 

Porém, você consegue imaginar algo saindo completamente errado, por exemplo, em um casamento. Obviamente que o profissional que organizou o evento não iria ganhar nenhuma indicação, ou boa avaliação desses clientes.

Pensando nisso é que foi criado o curso de tecnólogo em Eventos. A fim de preparar profissionais com conhecimento já adquirido no ramo, técnicas de organização e muito mais. Isso tudo para suprir no mercado a demanda por pessoas que soubessem realmente como fazer eventos darem certo.

Acima de tudo, o curso prepara o profissional, com as principais técnicas já conhecidas no mercado para a organização e gestão de eventos de todos os portes. Além disso, o curso também cobre as principais legislações relacionadas a eventos. Sendo assim, o profissional sabe até mesmo o que fazer quando organizar um evento que precise de algum tipo de autorização, ou liberação, para acontecer.

Outro ponto bem interessante do curso é que ele também oferece disciplinas voltadas para o marketing. Em muitos casos, o organizador do evento pode também ser responsável por tomar decisões de divulgação. Portanto, é muito importante que entenda também um pouco de marketing, publicidade e de como fazer uma propaganda efetiva de cada tipo de evento.

Onde estudar CST em Eventos?

Existem diversas instituições que oferecem esse curso. Porém, é preciso sempre se atentar para fazer um curso de uma instituição que seja credenciada ao MEC. Além disso, também é importante que a faculdade tenha uma boa avaliação de seus cursos.

Para ajudar na sua busca, segue algumas opções de instituições do grupo Kroton que oferecem o curso:

Segundo o site do curso da instituição Pitágoras, o curso visa desenvolver habilidades no estudante como a “análise e resolução de problemas, liderança e controle emocional, autodesenvolvimento, negociação, domínio operacional de eventos, raciocínio lógico-matemático, senso de hospitalidade e resiliência nas situações de mudança, empreendedorismo e o gerenciamento de eventos”. 

Nas 3 opções de instituições mencionadas acima o curso é 100% online. Ou seja, é um curso EAD, de educação a distância. Ele é pensado com as matérias certas para que o aluno possa se desenvolver nessa área. O objetivo é que o aluno aprenda todas as técnicas do mercado, e saia do curso preparado para atuar na organização de eventos dos mais diversos tipos e para os mais variados fins.

Para garantir a parte mais prática do curso, as instituições oferecem simuladores, além de exemplos práticos gravados. Ou seja, o curso é ideal para quem quer trabalhar na área, mas não quer esperar muito antes de começar a trabalhar.

Com esse estilo de ensino, em apenas um ano e meio o profissional já tem o seu diploma na mão para buscar trabalho. Seja para criar a sua própria empresa de eventos, ou para ir trabalhar em alguma empresa já conhecida do mercado.

O que faz um profissional de Eventos?

À primeira vista, o profissional dessa área pode trabalhar na organização de eventos dos mais diversos tipos, como por exemplo:

  • Artísticos, 
  • Esportivos, 
  • Culturais, 
  • Corporativos, 
  • Sociais e 
  • Religiosos.

Porém, um bom profissional dessa área pode fazer muito mais, do que apenas trabalhar com a gestão de projetos e eventos em geral. Nesse sentido, ele sempre tem a opção de fazer algo mais focado na gestão do lazer, ou em recreação e entretenimento, por exemplo.

Antes de mais nada, um bom planejador de eventos, é também um bom negociador. De antemão, é preciso saber negociar tudo nesse ramo, prazos, preços e quantidades. Além disso, é de extrema importância que o profissional consiga entender o que o seu cliente quer.

Sobretudo, lidar com pessoas, e saber resolver problemas, são duas das principais características de um planejador de eventos. É preciso ter paciência, mas saber se preparar para momentos de ansiedade. Seja como for, um bom profissional sempre precisa estar preparado para ocorrências e ter planos de contingências já montados, para guiar as ações em momentos de crise.

E ai? Acha que essa pode ser a profissão certa para você? Se ficou interessado neste curso, confira essas outras matérias que separamos para você. Eventos culturais são válidos como atividades complementares?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.