InícioGraduaçãoGastronomiaO que é o CST em Gastronomia?

O que é o CST em Gastronomia?

Você ouviu falar do CST em Gastronomia e não faz ideia do que seja? Tem vontade de ser um chef de cozinha e gostaria de explorar as possibilidades de formação? Procura um ensino focado na técnica e de duração mais curta?

Saiba que você chegou ao lugar certo e que tudo isso é possível. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gastronomia.

Curso Superior Tecnológico  em Gastronomia

CST é a sigla para Curso Superior Tecnológico, um dos tipos de ensino superior existentes no Brasil. Os CSTs estão abertos para pessoas que concluíram o Ensino Médio, assim como todo curso de nível superior. Diferencia-se do superior tradicional pela duração menor, de dois a três anos, e por formar profissionais para áreas específicas do mercado de trabalho.

De antemão, no caso do CST em Gastronomia, o profissional formado será capacitado para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária. Poderá atuar nos variados campos da alimentação.

Durante o curso, o aluno terá a oportunidade de conhecer a ciência dos ingredientes e as técnicas de cocção utilizadas nas mais diversas culturas. Terá contato com a culinária de todas as regiões do Brasil, além das internacionais. Será capaz de preparar pratos mais simples e até mesmo da chamada “alta gastronomia”.

Ainda mais, o tecnólogo em gastronomia também tem conhecimento de segurança alimentar, planejamento e produção de cardápios. Conhecerá o funcionamento das cozinhas de todos os setores, como restaurantes, lanchonetes, hotéis, aviões, hospitais, entre outros. Com todo esse conhecimento, o profissional poderá trabalhar em qualquer área da alimentação.

Como é o CST em Gastronomia?

Primeiramente, o aluno de gastronomia passa pelo aprendizado em administração de negócios, cozinha brasileira e internacional, planejamento de cardápios e até enologia, que é o estudo dos vinhos. Há disciplinas teóricas e muita prática, para formar um gastrônomo completo, pronto para atuar em qualquer área.

Dentre as disciplinas, teóricas ou práticas, você poderá encontrar as seguintes:

 

  • Administração aplicada à Gastronomia;
  • História da Gastronomia;
  • Cozinha Brasileira;
  • Higiene e Controle de Alimentos;
  • Panificação e Confeitaria;
  • Enologia;
  • Serviços de Bar;
  • Cozinha Internacional;
  • Cozinha Oriental;
  • Princípios da Nutrição;
  • Gastronomia e Cultura;
  • Etiqueta;
  • Planejamento de Cardápio;
  • Tecnologia de Alimentos.

 

Essas são apenas algumas das disciplinas possíveis, e os nomes podem variar de uma instituição para outra. Mas apenas com essa lista você já pode ficar com água na boca e também ter uma ideia do que é aprendido no curso.

Tecnólogo é ensino superior?

Essa é uma dúvida de muitos brasileiros. Muitas pessoas estigmatizam os CSTs, por serem de menor duração, questionando se o diploma vale como superior mesmo. A resposta é sim!

A princípio, trata-se, para todos os efeitos, de um curso superior, não um curso técnico. A pessoa que se formar num curso superior tecnológico poderá prestar alguns concursos públicos de nível superior e cursar pós-graduação normalmente. Além disso, caso queira cursar um bacharelado posteriormente, pode até aproveitar as disciplinas já cursadas.

Ainda mais, há, inclusive, a possibilidade de cursar CST em gastronomia na modalidade semipresencial em algumas instituições, como a Anhanguera, por exemplo.

Como ser um chef de cozinha?

À primeira vista, para pessoas como você, que têm interesse em cursar o CST em gastronomia, uma das carreiras mais desejadas é a de “chef” de cozinha. E com razão, já que o mercado gastronômico tem crescido bastante no Brasil, junto às exigências dos consumidores. Por isso, não é suficiente saber cozinhar alguns pratos. É necessário ter um bom repertório de técnicas para ser um chefe de sucesso.

Mas não pense que deixaremos você na mão. A seguir, mostraremos quais são os passos para se tornar um chefe de cozinha.

1º. Faça um bom curso

A princípio, você pode até saber cozinhar muito bem, mas se quer ser um profissional competitivo no mercado, precisará de um diploma. O CST em gastronomia melhorará as suas técnicas na cozinha e te dará uma visão muito mais ampla.

Nesse ínterim, o chefe de cozinha não apenas sabe cozinhar como compreende o funcionamento do negócio na totalidade. Ele conhece as técnicas, o uso eficiente dos recursos e ingredientes, gerenciamento de esquipes e até noções de nutrição. Por isso, o curso deve ser o seu primeiro passo.

2º. Pratique a culinária em casa

Cozinhar em casa e num restaurante são situações completamente diferentes. O restaurante exige muita agilidade e as pessoas geralmente trabalham sob pressão. Além disso, os equipamentos e utensílios são bem diferentes daqueles que você tem em casa.

Contudo, praticar em casa é ainda muito importante para você adquirir agilidade e confiança no seu trabalho.

3º. Fique por dentro das tendências

Antecipadamente, não é apenas a tecnologia que vive passando por avanços, a gastronomia também tem sua cota de mudanças. Por isso, independente da área que você decidir atuar, é importante buscar atualizações e manter-se por dentro das novidades.

Assim, você pode ler livros, acompanhar blogs e sites especializados. Mas o essencial mesmo é experimentar os sabores. Gastronomia tem tudo a ver com experiências e sensações do seu cliente, por isso você precisa saber quais sensações estará colocando no prato a ser servido.

4º. Mantenha a disciplina na cozinha

Desde já, em uma cozinha profissional há muita pressão e espera-se que os pratos sejam servidos com rapidez e excelência. Como dificilmente você será a única pessoa na cozinha, é de suma importância manter a organização.

Sem disciplina, além do impacto negativo na qualidade do alimento, há ainda o risco de acidentes sérios. Lembre-se que o lugar tem objetos cortantes, perfurantes e quentes. Por isso mesmo, o CST em gastronomia te prepara para liderar uma equipe com eficiência e organização.

5º. Participe de workshops

Os workshops são mais uma ótima oportunidade para a pessoa formada em gastronomia manter-se atualizada em sua profissão. São rápidos e também focados na prática, perfeitos para se conhecer as tendências do mercado.

Além disso, são excelentes para conhecer outros profissionais, trocar experiências e, quem sabe, conseguir uma oportunidade de trabalho mais atrativa.

6º. Invista em uma especialização

Tendo em vista a grande diversidade de áreas da gastronomia e tipos de culinária, pode ser uma boa ideia procurar uma especialização. Mesmo que não seja uma exigência para o seu trabalho atual, ter especializações no seu currículo te torna uma pessoa mais atraente no mercado de trabalho.

Durante o CST em gastronomia você com certeza encontrará uma área da culinária que te atrairá mais do que as outras. Foque nisso e busque uma especialização. Você pode ser a referência gastronômica no seu tipo de cozinha favorito.

7º. Desenvolva outras habilidades

À primeira vista, além de cozinhar bem, a carreira de chefe de cozinha exige outras habilidades. Muitas delas você desenvolverá no próprio CST em gastronomia. Outras você precisará demonstrar interesse e buscar aperfeiçoamento.

Conforme o que já foi dito, essa é uma carreira em que você trabalhará com outras pessoas, muitas vezes sendo líder delas. Sendo assim, essas são algumas das habilidades desejáveis num chefe de cozinha:

 

  • liderança;
  • boa comunicação;
  • organização;
  • criatividade;
  • resiliência;
  • flexibilidade;
  • empreendedorismo.

 

Enfim, animou-se para estudar gastronomia? Como toda faculdade, o CST em gastronomia pode ser um desafio inicialmente, mas é muito gratificante como profissão. Principalmente se você já tem uma paixão por cozinhar. Realmente vale a pena!

Confira agora o que faz um gastrólogo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.