InícioGraduaçãoGeografiaO que é o curso de Geografia?

O que é o curso de Geografia?

Geografia vem do grego e significa ‘descrição da Terra’. Palavra melhor não existiria. Esta ciência estuda a superfície terrestre e a relação dos seres humanos com a mesma. Assim, Geografia fala dos tipos de solo, vegetação, clima e também da população.

O curso é oferecido em duas modalidades, licenciatura e bacharelado. A licenciatura forma professores para dar aulas no sistema público e privado de ensino, nos níveis básico e médio. Já o bacharelado habilita o profissional a trabalhar em sistemas de georreferenciamento, pesquisas populacionais e sensoriamento remoto, por exemplo.

Se você já gostava, na escola, de estudar os tipos de solos, como é a vegetação em cada parte do Brasil, como as pessoas ocupam a terra, essa é uma boa opção de curso. É uma área do conhecimento bastante enriquecedora, ainda mais nos dias de hoje, quando passamos a usar muitos mapas. O sistema de GPS (Global Positioning System, ou sistema de posicionamento global), usa as coordenadas da Terra para nos dizer aonde ir. E são os geógrafos que trabalham para manter esses dados ainda mais precisos.

O que a Geografia estuda?

Basicamente, esta Ciência da Terra estuda quatro itens. Um deles é saber onde estão os acidentes geográficos. A palavra acidente aqui se refere a uma formação diferente em algum local. Por exemplo, um arquipélago, que é o conjunto de ilhas, é um acidente geográfico. Planalto, que são as superfícies mais elevadas, também. Se levarmos em consideração que, na Antiguidade, não havia GPS, e os mapas eram desenhados à mão, os acidentes geográficos ajudavam demais os geógrafos da época.

Outro item de estudo da Geografia é o que tem em cada um desses lugares. Como é o clima, qual a vegetação que cresce lá e como é a história das pessoas que já passaram por este local. Isso conta muito sobre estes locais e, assim, conseguimos diferenciá-los de outros pelos quais já passamos.

Lembra dos acidentes geográficos? A Geografia também estuda como eles surgiram. Aqui vale tanto a ação da natureza quanto a do ser humano. Determinadas crateras apareceram depois de quedas de meteoros. Alguns rios tiveram seu curso desviado pelo trabalho humano.

Isso tem a ver com o próximo item, o da relação da natureza com a ação humana. Como um rio influenciou o crescimento de uma cidade. Ou como a queimada de florestas interferiu na poluição do ar de uma determinada região.

O curso de Geografia

São muitas áreas a serem estudadas no curso. E elas servem para licenciatura e bacharelado. No caso dos futuros professores, eles saberão como mostrar aos alunos o quanto a ação humana interfere no equilíbrio do planeta. Além disso, mostra a formação dos vários ambientes terrestres.

No caso da licenciatura, o graduando terá aulas de Didática, que trazem métodos de ensino. As disciplinas da licenciatura são as mesmas para os demais cursos, como Matemática, História e Letras, por exemplo. São estas matérias que mostram ao graduando como inserir o seu conteúdo dentro da realidade dos alunos e da escola. Isso faz diferença na hora de fazer uma aula mais agradável e instrutiva.

Já o bacharelado tem disciplinas mais técnicas, voltadas para o trabalho de pesquisa. Assim, o bacharel terá mais embasamento para elaborar mapas cartográficos, programas de georreferenciamento, estudos climáticos e até fazer planejamento agrícola.

Grade curricular

O curso pode levar de três a quatro anos, a depender da instituição de ensino e da modalidade (licenciatura ou bacharelado). Entram aqui as matérias técnicas de Geografia, como a Política Econômica, Cultural, da População, a Urbana e a Agrária.

Há disciplinas também de Climatologia e Meteorologia, que estuda as condições climáticas. A Geologia, que estuda a composição dos solos, Georreferenciamento, que é o sistema de coordenadas para localização.

Geoprocessamento Ambiental e Gestão de Riscos Ambientais entram na grade, mesmo porque o geógrafo precisa fazer estudos de impacto ambiental junto com outros profissionais. Essa pesquisa procura ver o quanto um novo empreendimento pode impactar o ambiente ao redor.

Há instituições de ensino superior que têm aulas em sistema EaD (educação a distância). Outras, o semipresencial. O aluno pode escolher o que for de mais fácil acesso, visto que é a mesma formação nas duas modalidades.

Perfil do aluno de Geografia

O graduando terá um bom desempenho no curso se gostar muito de pesquisar sobre populações e a interação delas com o meio ambiente. Ler muito sobre formações geográficas, florestais e ter interesse pela natureza ajudam.

Quem gosta muito de ver mapas e fica horas no Google Maps observando as mais diversas paisagens no mundo vai gostar de estudar Geografia. Afinal, ver como a paisagem muda dependendo de onde estiver é fascinante. Fica ainda mais interessante quando sabemos como cada uma dessas localidades surgiu e porque elas são assim.

Mercado de trabalho

Para os que fizeram licenciatura em Geografia, as salas de aula são os locais de trabalho com mais oportunidades. No setor público, o profissional deve ficar de olho na abertura de concursos para as escolas de ensino básico e médio. Já para o setor privado, é bom acompanhar a abertura de vagas para processos seletivos. Editoras de livros também são uma opção. Os professores de Geografia podem elaborar novas obras didáticas ou revisar as atuais.

Para os bacharéis, o campo de trabalho também é bastante diversificado. No setor público, o geógrafo pode trabalhar nos planos diretores das cidades. São eles que organizam a distribuição do espaço público. Assim, há locais onde só há residências, outros que podem mesclar residências com comércio.

Organizar a malha viária também é atribuição do geógrafo, que vai considerar o tipo de solo, vegetação e sistema de rios ao redor. O geoprocessamento é outra boa área, pois pesquisa as coordenadas para dar a localização exata de um lugar. É aí que entra o GPS. O sensoriamento remoto analisa fotos de satélite para fazer mapas, levantar tipos de solo e até a incidência de queimadas em determinada região.

Quem gosta de estudar clima pode enveredar pela climatologia. As previsões do tempo hoje se tornaram ainda mais importantes para ajudar no planejamento de safras e prevenção de doenças, com a aproximação de ondas de calor ou frio.

Gostou deste conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre  o que são as “profissões verdes”?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.