InícioGraduaçãoO que é o curso de Matemática?

O que é o curso de Matemática?

O universo dos números e os segredos revelados: esse é o perfil do curso de Matemática, que prepara os futuros professores.

Se você sempre gostou de números e eles nunca te assombraram, uma boa opção de curso superior é o de Matemática. Sabe aquelas contas nas aulas da escola? Você conhecerá um pouco mais da história desses cálculos e aprenderá a ensiná-los nas escolas.

É um pouco do perfil do curso de Matemática, oferecido na modalidade licenciatura e bacharelado. Há instituições que oferecem ambas na mesma formação. A licenciatura costuma vir primeiro e, se o aluno preferir, ele continua os estudos para se tornar bacharel. Mas, há faculdades que oferecem somente o curso de licenciatura.

O caso da licenciatura, que veremos aqui, forma professores para ensinar Matemática nas redes pública e privada de ensino, nos níveis básico e médio. É uma disciplina que aparece em todas as séries, assim como Português. Afinal, aprender a calcular nos ajuda muito no dia a dia.

O curso de Matemática

Quem decide se enveredar pelo mundo das contas descobre muitos dos seus segredos, e quem decide também mostrar esse mundo aos alunos, vai pelo caminho da licenciatura. O curso dura três anos, em média, e, ao final, o aluno já pode lecionar.

Na grade curricular de licenciatura, há disciplinas comuns a outras carreiras. Uma delas é a Didática. Assim, aprender a ensinar é uma arte, ainda mais uma matéria que muitos alunos têm medo. O graduando conhecerá técnicas de ensino, bem como entenderá como o contexto da escola faz diferença no andamento da aula.

Saber a realidade do aluno, bem como o jeito que ele aprende, faz diferença na atitude do professor de Matemática. Assim, o professor pode tornar a disciplina mais agradável para todos, especialmente para aqueles com mais dificuldade.

Planejamento de aulas

O curso também aborda como planejar as aulas para lecionar aos alunos, mas vai além. Elaborar livros didáticos entra na lista das disciplinas, ainda mais porque o profissional também pode atuar no mercado editorial.

O graduando terá contato com metodologias para o ensino da Matemática nas escolas. Assim, ele torna menos penosa uma atividade que pode ser traumática para muitos alunos. Outra disciplina que faz parte da grade é a Educação Especial. O profissional poderá dar aulas para alunos com necessidades especiais, que requerem uma atenção diferente.

O estágio obrigatório é parte da formação no sistema de licenciatura, independentemente da carreira escolhida. Dessa forma, o graduando assistirá aulas na rede pública e privada, poderá auxiliar o professor nas aulas e também orientar os alunos.

Uma disciplina interessante para quem faz a licenciatura é a Etnomatemática. Essa trata da Matemática em diversos contextos culturais, e isso é importante para um mundo diverso como o nosso. Culturas e povos diferentes têm noções diferentes sobre como quantificar as coisas, bem como variadas medidas de tempo e espaço. São formas diferentes de se entender e conhecer a Matemática.

A Matemática aplicada

Há as disciplinas voltadas para as contas. Portanto, matérias como Álgebra não podem faltar. É a que mostra como são efetuadas as equações e operações matemáticas. Nessa linha, entra também o Cálculo Numérico. O graduando verá bem mais sobre contas do que ele viu durante a escola.

Nesse assunto, há também os Cálculos Diferenciais e Integrais, que estudam as variações nas contas. Essas disciplinas são apresentadas em mais de um período do curso.

Estatística faz parte da grade curricular. É um ramo da Matemática que estuda as probabilidades, e é uma área na qual o aluno poderá se especializar no futuro. A Matemática Financeira é outro campo, que estuda com profundidade o uso dos números nas contas que lidam com valores e dinheiro.

Uma disciplina que também é importante para o curso é a História da Matemática. A noção de contagem de objetos, passagem do tempo, estações do ano sofreu muitas mudanças ao longo dos milênios. Outra mudança aconteceu na representação gráfica dos números. Os mesmos diferem, dependendo do idioma falado em uma determinada região.

Matemática e Geometrias nas suas variadas formas

Sabe os desenhos de triângulos, quadrados, cálculos de área e afins? Isso é estudado com bastante profundidade no curso. Geometria vem do grego e significa ‘medida da terra’. É a parte da Matemática que se preocupa com as formas e as contas que estão envolvidas.

A Geometria Analítica usa a Álgebra para representar triângulos, quadrados e demais formas. O sistema de coordenadas, gráficos e símbolos algébricos entram nessa disciplina do curso de Matemática.

Já a Geometria Espacial estuda os sólidos geométricos. São aqueles tridimensionais, que usam as coordenadas de altura, largura e comprimento. Exemplos de sólidos são as esferas, cilindros, cones, poliedros e prismas.

A Geometria Plana trata do cálculo de figuras como triângulos, quadrados, losangos e círculos, para ficar em alguns exemplos. Essas áreas da Matemática são fundamentais tanto para o ensino aos alunos quanto para a prática profissional, caso o graduando decida seguir pela carreira em empresas de análise.

Mercado de trabalho

O principal ramo de trabalho dos formados em Matemática na modalidade licenciatura são as escolas. Assim, o graduado já sai habilitado a dar aulas nas redes públicas e privadas, no ensino básico e médio. Para lecionar no sistema público, precisa ser aprovado nos concursos ao nível municipal, estadual e federal. Já no sistema privado, é ficar de olho nas vagas divulgadas pelas instituições.

Outro ramo em que o profissional pode atuar é nas editoras de livros didáticos. Ele poderá elaborar novas obras ou reformular as existentes, realizando as adaptações necessárias. Afinal, enunciados de exercícios precisam ser atualizados de tempos em tempos, bem como os métodos de ensino.

Por fim, um campo de trabalho que pode ser uma opção para o formado em Matemática é a análise de modelos matemáticos. Empresas como bancos, instituições financeiras, indústrias e centros de estatística usam muito esses estudos. Esses fornecem informações valiosas de previsão de problemas e como solucioná-los, por exemplo. Dessa maneira, o profissional prevê várias possibilidades e como a empresa poderá se posicionar em relação à possíveis dificuldades. Portanto, o ramo da Matemática é perfeito para quem tem capacidade analítica e gosta muito de números!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.