InícioGraduaçãoTeologiaO que é o curso de Teologia?

O que é o curso de Teologia?

Teologia estuda as religiões, sua história e seu relacionamento e importância para a sociedade. O curso não forma religiosos, líderes religiosos, padres ou sacerdotes. É uma ciência que estuda a religião de forma crítica.

A palavra teologia vem do grego e significa ‘estudo de deus’, e ele já existia ainda na Grécia Antiga, mas não com essa abordagem. O significado que conhecemos hoje só veio a surgir na Idade Média.

É importante verificar que há cursos diferentes de Teologia, que dependem do objetivo e da instituição onde eles são ministrados. Nem todos são de nível superior, e alguns apenas formam líderes religiosos. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

A diferença entre os cursos de Teologia

Há três tipos de cursos dessa área. Um deles é o curso livre ministrado dentro de igrejas ou templos, e costuma durar dois anos. Esses ensinamentos mostram os ensinamentos da Bíblia de forma mais abrangente. Eles também formam pessoas que vão trabalhar de forma mais ativa dentro da instituição religiosa, na organização e administração do local.

Há também o curso que acontece em seminários. Esses são os que formam os padres da Igreja Católica. São quatro anos de estudo, nos quais o aluno se torna líder religioso e pode ser o responsável por uma paróquia. Dentro da Igreja, ele pode subir na hierarquia e ser bispo, arcebispo e cardeal. O Papa é o líder máximo desta religião.

E temos os cursos superiores de Teologia, que acontecem nas instituições de ensino superior. Há os de licenciatura, que forma professores para lecionar na rede pública e privada, e os de bacharelado, com uma abrangência mais voltada para pesquisa.

Como é o curso superior de Teologia?

Por ser uma ciência que estuda as religiões de forma geral, ela não forma líderes religiosos. Não que padres, rabinos ou pastores, por exemplo, não possam fazer o curso. Ele agrega um conhecimento ainda mais amplo para eles.

É importante verificar a instituição que ministra o curso de Teologia. Há as que são leigas (sem denominação religiosa) e as que são ligadas a alguma religião. Isso faz diferença na grade curricular.

As instituições leigas tratam da Teologia como um estudo das religiões e como elas influenciam a sociedade. Já as que são ligadas a alguma doutrina, dará mais enfoque à religião à qual pertence. Assim, há faculdades de cunho católico, presbiteriano e evangélico.

Nenhuma é melhor que a outra. Mas, por terem objetivos diferentes, é importante verificar qual a abordagem religiosa da instituição, para que você se sinta à vontade e possa acertar na escolha.

Grade curricular

Como os cursos variam de acordo com a abordagem da instituição, algumas matérias podem variar entre elas. Mas, em linhas gerais, elas trazem um conhecimento muito rico da religião de forma geral. Assim, a história da religião faz parte da grade. E aqui estamos falando do surgimento do judaísmo, cristianismo, a Reforma Protestante, o islamismo, e o surgimento do protestantismo no Brasil.

O estudo da Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, é outra disciplina essencial. Um termo vai aparecer com muita frequência, a exegese bíblica. É o estudo da interpretação deste livro com relação aos acontecimentos históricos.

Para se fazer a exegese, é muito importante conhecer os idiomas nos quais a Bíblia já foi escrita, o grego e o aramaico. Na faculdade, as aulas vão mostrar o alfabeto destas línguas, e alguns ensinamentos como a conjugação de verbos, a fonética e regras básicas de sintaxe. Além disso, não podemos nos esquecer das religiões das Américas, e em especial, as do Brasil, que tem forte influência das tradições indígenas e africanas, além do cristianismo.

Perfil do aluno

Não precisa ser religioso para fazer o curso de Teologia, a não ser que você queira se tornar um líder e escolha uma instituição de ensino que tenha uma abordagem voltada para uma determinada religião.

O aluno de Teologia precisa se dedicar a leituras longas e profundas. Afinal, ele vai precisar de um conhecimento vasto dos vários pontos de vista da religião: história, cultura, psicologia e filosofia. Em algumas ocasiões, ele vai precisar beber direto da fonte e ler textos em grego ou hebraico. Ao fazer isso, o aluno evita interpretações duvidosas e com vieses doutrinários.

Esse perfil também conta com a afinidade de querer estudar religiões diferentes. Entender suas histórias, por que têm determinados rituais e explicações, e como elas surgiram. E, importante, ser respeitoso. Por mais que você já tenha uma religião, é fundamental respeitar as demais denominações para entendê-las melhor. Um olhar crítico sobre as religiões também é um dos tópicos do curso, e o aluno vai ter condições de vê-las de outra forma.

Mercado de trabalho na Teologia

O teólogo pode ser professor nas redes pública e particular de ensino. Há escolas privadas que pertencem a denominações religiosas, e a disciplina, neste caso, é mais voltada para ela. Mas existem escolas que dão uma visão mais generalista do assunto.

O graduado em Teologia pode ser um líder dentro da sua igreja. Com o conhecimento mais aprofundado da religião, ele pode trabalhar na administração do templo, bem como na educação de crianças e adultos, buscando formar pessoas mais tolerantes com quem tem religiões diferentes.

Há igrejas que fazem missões em locais onde moram populações vulneráveis. Os missionários trabalham no auxílio a estas pessoas, bem como oferecer suporte espiritual e religioso, especialmente se forem regiões que passaram por catástrofes naturais ou guerras.

Outra área na qual o teólogo pode trabalhar é como professor em universidades. Para isso, ele precisa continuar os estudos em nível de mestrado ou doutorado. Isso implica também pesquisas em Teologia, para obter os graus de mestre ou doutor.

Teólogos podem ser capelães. São como ministros autorizados por padres ou pastores para prestar assistência religiosa em escolas, presídios, hospitais, abrigos e casas de repouso. Eles atuam no aconselhamento pastoral às famílias, especialmente de quem está doente ou em reclusão. Eles também atuam diretamente com quem está preso ou doente, levando uma palavra de conforto. Podem até ministrar palestras ou dinâmicas de grupo, para ajudar quem está passando por um período de bastante dificuldade.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre 4 dicas para ter mais conhecimento em Ciências Humanas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.