InícioDicasMercado de trabalhoO que faz o profissional de gestão de recursos humanos?

O que faz o profissional de gestão de recursos humanos?

Um setor de gestão de recursos humanos é responsável por equilibrar os interesses entre a organização/empresa e seus funcionários e colaboradores. Desse modo,  as relações humanas são gerenciadas com a finalidade de manter o clima organizacional. Isso de modo a colocá-lo em um patamar satisfatório para todos.

A importância dos recursos humanos está no fato de que seus serviços vão além das burocracias de contratação e demissão. Nesse sentido, ela constitui uma área nobre das empresas, que dedica-se à processos mais amplos e complexos. Tais como recrutamento de talentos e gerir a vida administrativa de uma determinada corporação. Isso significa que não basta mais apenas carimbar carteira de trabalho. O gestor de recursos humanos é o profissional adequado para mediar as relações entre a empresa e os funcionários.

Assim como os setores e serviços em geral se modificam através das mudanças na sociedade, a gestão de pessoas não fica fora disso. Por vivermos em um contexto de profundas transformações sociais, é afirmável, inclusive, que a gestão de  recursos humanos é uma das modalidades que mais são impactadas por isso. Logo, não é mais recomendável que as empresas conservem práticas antigas ou setores de gestão do passado. Já que as mudanças e as adaptações são cada vez mais inevitáveis.

Em matéria publicada pela Folha de S. Paulo, consta a informação de que gestores utilizarão o setor de Recursos Humanos para qualificarem o clima das organizações. Esse protagonismo do RH se dá em função das exigências dos colaboradores, que agora são tão exigentes quanto os empregadores.

Foi pensando nesse tema que preparamos este material. Se você é apaixonado pela atividade e quer estar por dentro de todas essas novidades, veio no canal certo. Aqui, atualizaremos todas as informações referentes à profissão de gestão de recursos humanos. Com isso, desejamos orientar estudantes e profissionais recém-formados a respeito desse campo de trabalho. Já que este adquire importância ainda maior em tempos atuais.

Em materiais semelhantes, elaboramos materiais sobre a durabilidade do curso de Gestão de Recursos Humanos e quanto ganha um profissional formado neste campo. Clique nos links para conferir!

O que é  gestão de recursos humanos

Conforme falamos anteriormente, o gestor de recursos humanos é o profissional que administrará o clima organizacional de uma empresa ou organização. Para exercer essa função, ele deve estar empregado dentro de um setor de Recursos Humanos. Já que esta é uma área estratégica dentro das corporações.

Logo, para trabalhar neste campo, é preciso ser graduado e/ou especializado em gestão de pessoas. Essa formação é possível por meio de cursos como Administração, Psicologia e outras disciplinas correlatas. Isso acontece porque o gestor de recursos humanos, em sua rotina de serviço, deve estar apto para equilibrar interesses entre funcionários e a organização. Para tornar essa atividade factível, é necessário ter amplos conhecimentos sobre técnicas administrativas e de gestão.

Desse modo, em resumidas palavras, a gestão de recursos humanos é aquela que organiza e planeja ações de contato entre gestores e colaboradores. Na prática, essas atividades estimulam o engajamento e o nível de comprometimento de todos os indivíduos da organização. Afinal, um ambiente de trabalho negativo compromete não somente os resultados da empresa, como também a saúde mental de seus funcionários. E é justamente por isso que ouvimos dizer hoje em dia que as empresas são feitas por pessoas. Pois são elas as responsáveis pelo bom funcionamento dos serviços.

Nesse sentido, a gestão de recursos humanos é essencial. Por meio dela, os valores da empresa serão materializados. O que também colabora e reflete em marcas mais fortes e comprometidas frente ao mercado e clientes. Fato que, de certa forma, aproxima os setores de Recursos Humanos e Marketing. Ainda assim, vale lembrar que, diferentemente do marketing, a gestão de pessoas tem como foco prioritário cuidar da qualidade da marca empregadora. Isto é, estimular uma percepção positiva sobre as empresas e convertê-las em locais desejados para se trabalhar.

Como é o dia a dia de um gestor de pessoas?

De antemão, é preciso dizer, no jargão popular, que um gestor de pessoas tem “jogo de cintura”. Em outras palavras, isso quer dizer que estes profissionais precisam estar preparados para administrar os problemas que surgem durante a vida ativa de uma organização.

Dessa forma, é desejável que o gestor de recursos humanos esteja sempre de bom humor, na medida do possível. É evidente que o gestor é também um indivíduo e está exposto às mesmas dificuldades que qualquer outro colaborador. Entretanto, ele deve estar preparado e com boa vontade para ouvir e ajudar seus colegas profissionais.

Além disso, as equipes de gestores de recursos humanos trabalham com um dos principais ativos de uma empresa: as pessoas. Por conta disso, eles devem estra constantemente estabelecendo critérios e perfis de seleção de recrutamento de profissionais. Bem como desenvolvendo atividades que promovam melhorias na cultura organizacional das empresas.

O que esperar de um curso de Gestão de Recursos Humanos?

Por fim, o curso de Gestão de Recursos Humanos prepara os estudantes para o mercado de trabalho, abrangendo tanto os setores privados quanto públicos. E, a depender da instituição, os cursos técnicos possuem a média de duração de 2 anos.

Para além do curso técnico, você também pode graduar-se em disciplinas correlatas. Ou, caso você já seja formado em alguma área dentro das ciências sociais aplicadas, sempre é possível buscar pós-graduações que atendam demandas específicas da formação profissional almejada. Tudo dependerá dos objetivos pessoais de cada um.

Mas, de um modo geral, os cursos preparam os profissionais para a captação e desenvolvimento de pessoas. Com isso, relações de trabalho, noções financeiras, psicologia organizacional, legislação trabalhista e outros temas serão essenciais para a formação de um gestor de recursos humanos.

Nesse sentido, um bom estudante será aquele que gostar e se interessar pelas ferramentas teóricas que lhe permitam ter eficiência na identificação rápida de problemas individuais e coletivos das empresas. Dentro desse cenário, empresas que compreendem a importância do setor de RH serão beneficiadas pela expertise e facilidade dos gestores de pessoas.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Acompanha nossa página principal e fique atualizado de todas as novidades relacionadas ao mercado de trabalho e do vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.