InícioDicasMercado de trabalhoO que faz o profissional de gestão financeira?

O que faz o profissional de gestão financeira?

Independentemente de sua missão, todas as empresas podem se beneficiar do que faz o profissional de gestão financeira. Esses trabalhadores supervisionam a saúde financeira de uma organização e ajudam a garantir sua viabilidade contínua.

Além disso, o profissional de gestão financeira tem a responsabilidade de gerenciar as finanças da empresa para a qual presta serviços. Dessa forma, são os grandes responsáveis pela saúde financeira das organizações. Além disso, garantem a sua viabilidade contínua. Assim, supervisionam funções importantes, como monitoramento do fluxo de caixa, determinação da lucratividade, gerenciamento de despesas e produção de informações financeiras precisas. Nesse sentido, o gestor financeiro fica a cargo da supervisão das operações financeiras ou de certos aspectos específicos das finanças. Certos trabalhadores do setor trabalham apenas com o gerenciamento de crédito ou risco. Ou seja, os profissionais de gestão financeira costumam ser a chave para o sucesso organizacional em termos financeiros para diversas organizações.

Juntamente com suas equipes, coordenam a contabilidade e produzem relatórios financeiros, demonstrações de fluxo de caixa e projeções de lucro. Ademais, dependendo dos conhecimentos, realizam estudos de caso e análises financeiras baseadas em períodos, de forma a analisar o rendimento de sua empresa.

Contudo, o perfil mais indicado para quem trabalha nessa área é de uma pessoa bastante atenta aos detalhes. Assim, é possível manter a organização sempre em dia com as várias leis e regulamentos que existem atualmente. Para isso, é recomendado gostar de trabalhar com números e atividades que envolvam a matemática. Assim, será possível entender relatórios complexos que serão explicados pelo profissional para algum superior ou subordinado. Portanto, é recomendado também que sejam bem trabalhadas as habilidades comunicativas durante os estudos.

O que faz o profissional de gestão financeira em seu cargo?

O perfil do profissional de gestão financeira evoluiu ao longo dos anos com o avanço de diversos setores da sociedade. Isso porque ele é o responsável pela organização, acompanhamento, planejamento, gestão das atividades, fluxos e processos que afetam diretamente as finanças da empresa. Algumas dessas tarefas podem incluir atividades de auditoria, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, tesouraria, pagamento de tributos, entre outros.

De maneira geral, o profissional de gestão financeira costuma liderar todos os profissionais envolvidos nestes ramos de atividade e conceitos. Tais como: auxiliar financeiro, analista financeiro e assistente financeiro. Assim, é de sua responsabilidade implementar ações que visam um crescimento econômico da empresa, partindo de uma análise de dados e interpretação de demonstrativos financeiros da empresa. Muitas empresas buscam nesse profissional a capacidade de implementar e planejar ações que impulsionam o crescimento econômico da empresa, partindo de uma análise de dados e interpretação dos demonstrativos financeiros. Dependendo do segmento que você escolher atuar, também poderá controlar assuntos bancários como aplicações financeiras e saldos disponíveis.

Além de fazer a auditoria das documentações relacionadas à contabilidade e demais itens que afetam o patrimônio da organização como um todo, outra tarefa da pessoa posicionada neste cargo é a elaboração de relatórios gerenciais para fornecer à diretoria informações financeiras relevantes. Esses, por sua vez, poderão nortear novos planejamentos de estratégia. Ou mesmo tomadas de decisões ou definição de metas para as finanças da empresa em geral. Nesse sentido, em sua rotina, são feitas atividades como:

  • Comunicação com instituições financeiras
  • Elaboração de planejamentos
  • Manuseio de sistemas de gestão e controles financeiros
  • Gerenciando crédito

Quais são as qualificações de um profissional de gestão financeira?

Inicialmente, para se tornar um profissional de gestão financeira, geralmente é preciso obter um diploma do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Financeira, que possui dois anos. Porém, caso tenha interesse, também é possível realizar uma graduação de nível bacharelado em uma área correlata. Assim, você poderá escolher setores como administração ou finanças, por exemplo.

Além disso, realizar uma pós graduação na área poderá fornecer o conhecimento específico que você poderá precisar para trabalhar em algum setor especificamente. Podemos dizer que, certos setores financeiros, exigem certificações adicionais em alguns conhecimentos para que seja feita a contratação de um profissional de gestão financeira.

Do mesmo modo, existem certas habilidades profissionais que todo gestor financeiro precisa ter para alcançar sucesso em sua carreira. Portanto, além das certificações profissionais e diploma de graduação, possuir algumas capacidades relacionadas à gestão farão o profissional se destacar. Acompanhe algumas:

  • Facilidade de relacionamento
  • Conhecimento de legislações
  • Domínio sobre taxas e tributos
  • Ética profissional
  • Liderança
  • Inteligência emocional
  • Conhecimentos em auditoria
  • Visão estratégica

Com o domínio dessas capacidades o gestor financeiro deve ser um exemplo a ser seguido dentro da empresa onde trabalha. Pois, suas capacidades ajudarão todos os níveis da organização de modo a interagir com a maioria de forma única.

Como é o ambiente de trabalho de um gestor financeiro?

De certa forma, como os gerentes financeiros ajudam a estabelecer uma base financeira sólida, todas as outras funções de uma organização poderão se beneficiar da contratação de um profissional de gestão financeira. Portanto, basicamente, qualquer tipo de organização terá muitas vantagens na contratação desse tipo de prestador de serviço. O que significa que eles podem seguir carreiras em uma ampla variedade de empresas. A maioria das organizações no setor com fins lucrativos emprega gerentes financeiros. Isso inclui pequenos negócios, corporações, bancos, formas de serviços financeiros, firmas de investimento, seguradoras, corretoras e até mesmo organizações de saúde.

Por outro lado, organizações sem fins lucrativos também podem contar com gerentes financeiros. Por exemplo, os profissionais de gestão financeira poderão trabalhar para organizações de caridade, fundações, museus, organizações religiosas e muitos outros tipos de ONGs. Já no setor público, os gerentes financeiros podem trabalhar para qualquer entidade governamental responsável por fundos públicos substanciais para a sociedade. Bons exemplos são entidades federais, estaduais e locais que são particularmente adequadas para a Gestão Financeira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.