O que faz o profissional de secretariado?

Giovana Bertti
Colaborador do Hora Da Facul
1

O profissional de secretariado trabalha assessorando executivos de negócios. Além disso, é responsável tanto pela organização dos compromissos dos empresários quanto pela automação dos processos da empresa. 

Sendo assim, para trabalhar na área, é preciso cursar uma graduação em Secretariado. Atualmente, o curso é oferecido em dois modelos de ensino: bacharelado e tecnólogo. A diferença entre os dois segmentos é o tempo preciso para finalizar a formação. O bacharelado é de cerca de quatro anos e o tecnólogo é de dois anos.

Neste artigo, explicaremos tudo sobre o papel do secretariado na rotina de uma empresa. Além do caminho necessário de formação para se tornar um profissional na área. Caso você tenha interesse nessa graduação, siga a leitura e esclareça todas as suas dúvidas

Já pensou em fazer sua faculdade dos sonhos à distância?

Tire todas as dúvidas e saiba mais sobre a modalidade EAD

 

O que é o profissional de secretariado?

O profissional de secretariado pode ser definido como a ligação entre a direção da empresa e os funcionários da mesma. Além de cuidar da parte financeira e administrativa do executivo da empresa, lida com a contabilidade, compromissos e documentos.

Portanto, o profissional é visto como anfitrião do escritório. Por isso, é necessário ter habilidades de equilíbrio e compostura. O funcionário trabalha como um assessor do executivo e, por conta disso, possui todas as responsabilidades do secretário: coordenar, orientar, planejar, orientar e comandar a equipe da empresa. 

Além disso, o profissional de secretariado pode atuar tanto como recepcionista quanto como assistente administrativo. Assim sendo, cabe ao profissional organizar o ambiente de trabalho, arquivar documentos, redigir cartas, ofícios e comunicados. Ainda é sua responsabilidade participar de reuniões e atender aos clientes. 

O graduado em Secretariado muitas vezes é encarregado de escrever email, ofícios e memorandos, além de traduzir documentos para língua portuguesa. Na empresa, o profissional de secretariado pode exercer as funções entre três níveis hierárquicos. Estão entre esses níveis, por exemplo, os profissionais júniores, sênior ou executivo.  

Vale ressaltar que o profissional precisa de um diploma reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC) e deve obter registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). 

Como é o curso de Secretariado? 

Como dito anteriormente, os cursos de Secretariado são ofertados tanto no bacharelado quanto no tecnólogo. No caso do Curso Superior de Tecnologia (CST), a graduação segue as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). 

Contudo, a principal diferença entre os modelos de ensino é o tempo necessário para formação. O tecnólogo de Secretariado leva dois anos, cerca de quatro semestres, para conclusão. Os estudantes podem escolher cursar Secretariado na modalidade de ensino presencial ou a distância. 

Contudo, é importante frisar que o MEC classifica os Cursos de Tecnologia como uma graduação e, assim, o aluno obterá o diploma de tecnólogo ao final da graduação. 

Sendo assim, os diplomas são válidos em disputas de empregos e concursos públicos que têm como exigência formação superior completa. Além de garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado. 

Entretanto, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender às demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão. 

Após completar a graduação, o profissional conta com um amplo mercado de trabalho. O profissional do curso de secretário poderá exercer a função, por exemplo, em indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, ONGs, órgãos públicos e outros setores da economia. 

Qual a grade curricular do curso de Secretariado? 

Como dito anteriormente, o curso de Secretariado segue as diretrizes do MEC e integra conteúdos das Ciências Sociais, Jurídicas, Econômicas, Comunicação e da Informação. Além de disciplinas voltadas para as habilidades necessárias ao exercício diário da profissão. 

Dessa forma, durante a graduação, o estudante entrará em contato com matérias de Administração, Idiomas, Comunicação e Informática. O curso ainda conta com disciplinas na área de Humanas, como, por exemplo, de  Recursos Humanos, Psicologia e Ética.  Além de disciplinas na área de Gestão, tais como Finanças, Economia, Contabilidade e outros.

 Entre as disciplinas ministradas durante a graduação estão: 

  • Fundamentos das Ciências Sociais
  • Introdução à  Administração 
  •  Gestão de Pessoas
  • Planejamento Estratégico
  • Sociedade e Meio Ambiente
  • Fundamentos e Teoria Organizacional
  • Economia
  • Comunicação e Linguagem
  •  Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • estão de Rotinas de Escritórios
  • Gestão de Projetos, Processos e da Qualidade
  •  Planejamento e Organização de Eventos
  •  Gestão de Conflitos e Técnicas de Negociação

Além disso, existem instituições de ensino nas quais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e os estágios durante a graduação são obrigatórios para concluir a formação. 

Quais as características do profissional de secretariado?

O profissional graduado em Secretariado é responsável por assessorar o executivo da empresa em que trabalha e cuidar de toda parte documental. Além disso, é  sua responsabilidade a ligação entre a equipe de trabalho e o chefe. 

Por isso, entre as características mais importantes para o profissional, está a organização. Essa habilidade é importante para manter todos os documentos e segmentos da empresa em ordem — para que o executivo não perca nenhum compromisso ou projeto durante os dias de trabalho. 

Ainda é de extrema importância ter pleno domínio da língua portuguesa, já que o profissional é responsável pela documentação, email e ofícios da empresa. Não são aceitáveis possíveis erros de ortografia nesses setores. Além disso, é de extrema importância que o profissional seja fluente em inglês. 

O profissional também terá de dominar uma boa comunicação e gostar de lidar com pessoas, pois, é responsável pela ligação entre a gerência e os prestadores de serviços da empresa — em muitos casos, ainda atende e recebe o público. O profissional de secretariado ainda deve ser um bom articulador em negociações e dominar os aparelhos tecnológicos específicos de seu campo de trabalho.

 

Esperamos que este artigo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Secretariado para que você entenda melhor essa área de atuação. 

Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos sobre a área aqui no Hora da Facul e saia na frente da sua próxima carreira!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.