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O que faz um gestor de inovação?

O gerente de inovação insere novidades na empresa, trazendo capacitação e especialização sobre novas ideias.

A inovação pode partir de um variável número de atitudes e conceitos dentro de uma empresa, mas no que se remete ao uso de tecnologia e conhecimento é essencial usufruir de táticas sustentáveis e modernas nesse segmento para promover o crescimento empresarial.

Com a oportunidade de ampliar seus negócios, o trabalho em gestão de inovação promove a construção de novos portfólios de projetos e iniciativas frescas, longe dos padrões formulados e consolidados na empresa.

O gestor de inovação desempenha o papel de facilitador. Por isso, na prática, significa que os gerentes de inovação muitas vezes ajudam a moldar a cultura e os processos necessários para que tudo ocorra da melhor forma e alcance seu objetivo na organização.

O salário do Gestor de inovação

As Gerências de Inovação são posições novas no mercado, logo ainda há poucos profissionais atuando com escopos completos da posição. Portanto, se torna bastante valorizada, e a remuneração alta.

No cargo de Gerente de Inovação se inicia ganhando R$ 10mil de salário e pode vir a ganhar até R$ 20mil. No entanto, a média salarial para Gerente de Inovação no Brasil é de R$ 16mil.

O perfil profissional do gestor de inovação

Para ser um grande gerente de inovação, você precisa de mais do que apenas um facilitador.

Algumas das principais características de um gestor de inovação são:

Ter organização

Um gestor precisa se planejar, organizar e executar projetos, mantendo o controle de tempo, recursos humanos e financeiros.

Ser orientado por metas

é necessário ter foco e nunca perder de vista as metas que foram traçadas.

Usar uma boa comunicação

Os gerentes de inovação são uma interface central na empresa. Portanto, deve saber se comunicar e lidar com adversidades.

Ser multilíngue

Um gestor de inovação tem que estar a par das tendências mundiais. Para isso, conhecer o inglês e o espanhol, principalmente, são o básico.

Gostar de aprender

O profissionalismo de um gestor de inovação consiste em lidar com algo novo. Uma percepção rápida e capacidade de aprendizagem são importantes.

Ser curioso 

Os gerentes de inovação devem acompanhar e implementar as tendências com antecedência.

O mercado de trabalho

As oportunidades de emprego para o gestor de inovação, podem ser encontradas nos mais diferentes setores. Empresas que atuam com marketing e comunicação, agências de design, bancos, instituições de ensino e startups são apenas alguns dos exemplos de locais onde ele poderá encontrar vaga de trabalho.

O gestor de inovação pode atuar em empresas públicas ou privadas nos setores de inovação, ou administração, realizando atividades de consultoria, gerenciamento de projetos, recuperação de dados e análise de informação. Toda empresa preza pela inovação no trabalho e, em qualquer tipo de negócio no mercado, a gestão de processos de inovação se torna uma atribuição essencial a qualquer empresa. Sendo assim, o gestor de inovação é requisitado em empresas de diversos segmentos, seja ela indústria ou comércio, além de setores públicos e governamentais ou até mesmo de forma autônoma, prestando consultoria e realizando palestras.

O gestor da inovação pode ser contratado também para a realização de pesquisas de mercado e públicos, criação de estratégias inovadoras para a expansão de negócios, desenvolvimento de projetos voltados para o engajamento e encantamento de públicos-alvo, modelagem de novos negócios, gestão de equipes de alto desempenho, identificação de oportunidades de negócio e muito mais.

Entretanto, a atuação do profissional graduado/especializado em Gestão e Inovação tem sido cada vez mais requisitada pelas organizações, especialmente devido à pandemia que acelerou o processo de inovação digital, e por empresas privadas que atuam com a oferta de serviços e/ou produtos. Ou seja, a carreira dele tem tudo para ser promissora.

Funções atribuídas aos profissionais

Movido pela ação e energia, o gestor de inovação é estimado para promover ações integras, inspirar confiança e promover novas oportunidades nas estratégias convencionais de mercado.

Por isso, essas são algumas das principais funções do profissional na empresa são:

  • Desenvolver as capacidades para sustentar a cultura de inovação;

Os gerentes devem manter contato com recursos humanos, finanças, planejamento, marketing, produção e outras áreas relacionadas.

  • Oxigenar a organização com as tendências tecnológicas e de mercado;

Esse profissional deve sempre estar ligado as tendências de mercado.

  • Alinhar a estratégia de inovação com a estratégia de negócios;

Identificar a estratégia do negócio e desenhar inovações conforme a empresa.

  • Identificar os intraempreendedores para os projetos de inovação;

É papel do gestor conhecer as pessoas, selecionar as mais adequadas para cada projeto e negociar internamente sua alocação. Ninguém faz nada incrível no tempo que sobra.

  • Gerenciar o portfólio de inovação do front-end para o project management;

O gestor deve fazer o balanceamento entre aquilo  que o portfólio realmente precisa.

  • Medir disciplinadamente os resultados dos projetos de inovação;

Deve medir os impactos gerados pelos projetos de inovação e dimensionar a contribuição que a inovação está trazendo para o negócio segundo a estratégia de inovação estabelecida.

  • Disseminar o mindset, métodos e ferramentas para inovar;

Ensinar aos outros funcionários da empresa a desenvolver o mesmo mindset que o seu.

As vantagens da gestão de inovação

Com a inovação, pode-se explorar carências e deficiências de produtos, serviços, tecnologias, processos e modelos de negócio, no sentido de desenvolver soluções inovadoras. Portanto, é possível abrir novos mercados ou mesmo descobrir um nicho de mercado nunca explorado.

Portanto, algumas das vantagens da gestão de inovação são:

  • Valorização da Marca

Demonstra ao mercado que a empresa por trás da marca está sempre em busca de novas tecnologias.

  • Vantagem competitiva e aumento de lucros

A inovação traz diferenciais para os produtos e serviços da empresa, gerando vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

  • Expansão de mercado

Com a inovação, pode-se explorar carências e deficiências de produtos, serviços, tecnologias, processos e modelos de negócio.

  • Alinhamento dos processos com a estratégia

A inovação é uma estratégia, que depende de processos para se sustentar e se desenvolver.

  • Atração e retenção de talentos

Uma empresa inovadora tem gosto pelo desafio de gerar coisas novas. Por esse motivo, ela atrai pessoas que fogem do comodismo, da mesmice e casualidade.

Então, veja mais sobre a área em: https://horadafacul.vestibulares.com.br/mercado-de-trabalho/em-tempos-de-crise-qual-o-papel-do-administrador-em-uma-empresa/

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