InícioGraduaçãoO que faz um podólogo?

O que faz um podólogo?

A podologia é uma área que tem muita busca por profissionais. Porém, muitas pessoas não sabem a extensão do trabalho de podólogo. Pensando nisso, resolvemos fazer uma matéria completa para você explicando o que faz um podólogo.

Além disso, vamos também apresentar mais informações sobre o curso, onde estudar e até mesmo onde um profissional de podologia pode trabalhar. Portanto, se você tem interesse nessa área, quer saber mais sobre podologia, essa matéria é para você.

Então, chega de perder tempo, vamos lá descobrir mais sobre essa profissão. Entender o que faz um podólogo e como você pode se tornar um.

Onde estudar Podologia?

O primeiro passo para se tornar um podólogo, obviamente, é estudar Podologia. Apesar de existirem alguns cursos rápidos, que prometem ensinar a profissão, o ideal é buscar uma instituição de ensino que seja acreditada e que ofereça um curso completo.

Pensando nisso, fizemos uma lista com três instituições do grupo Kroton que oferecem o curso de Tecnólogo em Podologia.

As instituições são credenciadas ao MEC e, portanto, vão te oferecer um diploma reconhecido em todo o país. Além disso, as aulas vão te preparar para encarar qualquer problema que possa aparecer no dia a dia da profissão.

Além disso, vale ressaltar que a profissão de podologia é considerada uma das profissões de saúde. Isso se dá ao fato de que um profissional de qualidade, vai saber auxiliar os seus pacientes a terem uma melhor qualidade de vida, tratando patologias diversas relacionadas aos pés. Portanto, é imprescindível que você busque uma instituição de ensino que realmente te prepare para a profissão e te dê a segurança para tratar os seus pacientes.

Quais as matérias do Tecnólogo em Podologia?

Se engana quem pensa que o aluno de Podologia vai aprender apenas a desencravar unha, ou a avaliar os pés de seus pacientes. O curso de Tecnologia em Podologia é muito mais completo e ajuda o profissional a avaliar o seu cliente como um todo, mesmo que o tratamento seja apenas dos pés.

Sendo assim, as principais matérias do curso de podologia são:

  •  Anatomia E Fisiologia Do Corpo Humano
  •  Avaliação Podológica
  •  Bioética E Biossegurança
  •  Ciên. Morfofuncionais Dos Sistemas Tegumentar, Locomotor E Reprodutor
  •  Cinesiologia E Biomecânica
  •  Eletrotermofototerapia
  •  Farmacologia E Cosmetologia
  •  Formação Integral Em Saúde
  •  Instrumentação Em Podologia
  •  Microbiologia Básica
  •  Podologia Clínica
  •  Podopatologia
  •  Podopediatria E Podogeriatria
  •  Posturologia E Ortopodologia

O que faz um podólogo?

Bom, mas afinal, o que faz um podólogo? Muitas pessoas, quando falamos em podologia, pensam logo em unhas encravadas, e acham que é só isso. Porém, a profissão trabalha com muito mais funções e é bem mais complexa do que isso.

Pensando nisso, fizemos uma lista de algumas das atividades que um profissional formado em Podologia pode exercer. Assim, o podólogo:

  • Promove a ativação da circulação sanguínea
  • Trata e previne micoses
  • Contribui para o tratamento do diabetes
  • Ajuda no desempenho de atletas
  • Melhora a estética dos pés
  • Corrige problemas na postura corporal

Existem diversos problemas de circulação que se manifestam nas áreas dos pés e pernas, alguns deles são: varizes, edemas, rachaduras na sola dos pés, inchaços nos pés, dores musculares, coloração atípica da pele, dormência ou perda do controle dos movimentos. Um podólogo vai saber identificar esses problemas e tratá-los da forma certa. Assim, o profissional ajudará o seu paciente a encontrar alívio dos sintomas.

Atualmente, é bem comum encontrar equipes multidisciplinares, compostas por diversos profissionais da saúde, para tratar um único caso. Isso se dá diante da evolução da medicina, que passou a entender o indivíduo como um todo. Por isso, não é incomum encontrar equipes multidisciplinares, que contam inclusive com podólogos. Esses estão nas equipes tratar as mais diversas patologias em pacientes.

Da mesma forma, todas as outras atuações do podólogo visam garantir uma melhora na saúde e na qualidade de vida de seus pacientes. Se você gosta de trabalhar com pessoas, de ajudá-las, essa pode ser uma boa profissão para você.

Podologia e diabetes

Uma das áreas que falamos que o podólogo pode atuar é no tratamento da diabetes. Essa inclusive é uma área de grande crescimento e que apresenta muitas oportunidades de trabalho.

Existe um estudo sobre o tratamento com o pé por parte de quem tem diabetes, publicado na revista Internacional Journal of Environmental Research and Public Health. Segundo os dados do estudo, foi feita uma estimativa de que, no Brasil, o gasto total com o tratamento focado nos pés de pacientes diabéticos pode alcançar cerca de R$1,27 bilhões por ano.

Você pode estar se perguntando o que um profissional que atua nos pés dos pacientes pode ajudar com relação à diabetes. Não se preocupe, vamos explicar.

A diabetes é uma doença conhecida por retardar todo o processo de cicatrização da pele. Sendo assim, qualquer machucadinho, ou pequeno corte, pode se tornar um grande pesadelo para o paciente.

O profissional de podologia, então, vai atuar sempre que necessário fazendo o corte de unhas e a retirada de cutículas. E isso sempre pensando sempre em evitar infecções ou danos físicos na região. Além disso, vai tratar possíveis feridas e machucados que podem aparecer na região.

Além disso, o podólogo também vai atuar na hidratação da pele. Deixando a região saudável, e não ressecada. E isso para evitar o aparecimento de feridas em toda a região dos membros inferiores.

Onde trabalhar?

Se você já se interessou pela profissão, mas ainda está em dúvida, pois não sabe onde encontrar trabalho nessa área, não se preocupe. As opções de locais de trabalho para um podólogo são diversas.

Para começar, é possível ter um espaço próprio. Um consultório onde você vai atender os seus pacientes e tratá-los da melhor forma possível. Também é possível trabalhar junto a clínicas médicas ou até mesmo de estética. 

Existem muitos clubes e academias que tem um profissional de podologia de plantão para atender seus membros e alunos. Dar dicas nos cuidados com os pés. Auxiliar no caso de machucados. Outra opção é a de trabalhar com spas, ali existem muitas pessoas que buscam tratamentos relaxantes e de beleza, e isso inclui também os seus pés.

Como já citamos, existem equipes multidisciplinares que precisam da atuação de um podólogo. Sendo assim, hospitais também buscam por profissionais desse ramo para compor seu quadro de profissionais de saúde.

Por fim, o cuidado com doentes e idosos também é necessário, podendo ser oferecido como atendimento domiciliar na casa de cada paciente. Ou mesmo em casa de repouso, para atendimento de todos que vivem ali.

O que é bolsa permanência? Ganhe para estudar!

Ensino superior: como funciona a gestão do MEC?

Hora de migrar de área: por onde começar?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.