O que o curso de Devops proporciona ao estudante?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound.Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias.Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online.Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Hoje em dia, o curso de Devops proporciona ao estudante uma cultura e um conjunto de processos que  procura reunir equipes para concluir o desenvolvimento de software.

De maneira geral, o aluno que fez o curso de Devops permitirá com que as organizações criem e aprimorem produtos em um ritmo mais acelerado. Isso em contrapartida às abordagens tradicionais de desenvolvimento de software. Além disso, tal sistema está ganhando popularidade em um ritmo rápido.

Nesse sentido, o curso de Devops tem um futuro ótimo e promissor, de modo que as aplicações práticas aumentam a cada dia. Então, é bom discutir o futuro do Devops, juntamente com sua abordagem nas diferentes áreas do TI. Logo, a alta demanda que o segmento proporciona é uma ótima notícia para os estudantes.

Em suma, o curso de Devops proporciona a combinação de dois campos diferentes, ou seja, Desenvolvimento e Operações. Isso acontece com o objetivo de aumentar a capacidade de enviar aplicativos de softwares mais rapidamente. De modo a otimizar melhorias e evoluções aceleradas em comparação com as abordagens tradicionais.

Por consequência, o aluno que usa o Devops tem a capacidade de fazer com que as equipes inovem e se adaptem, de acordo com o mercado, com uma maior rapidez. Então, esse tipo de conhecimento promove um aumento no número de lançamentos e auxilia a identificar e corrigir bugs com mais facilidade. Estimulando, assim, a confiabilidade, segurança e escalabilidade. Tudo isso com uma colaboração aprimorada entre as equipes.

Atualmente, a tecnologia Devops é um dos campos mais demandados, com um mercado colossal que chegará a aproximadamente 10,3 bilhões de dólares. Dessa maneira, engenheiros de Devops altamente qualificados irão ajudar organizações a atingirem seus objetivos.

Diante de tudo isso, confira as principais habilidades que o curso de Devops proporciona ao estudante nos dias de hoje.

Conhecimento Linux e habilidades de teste

De maneira geral, a maioria das organizações já está usando sistemas operacionais baseados em Linux em seu ambiente de desenvolvimento. Assim, a maioria das operações em Devops são baseadas em Linux.

Além disso, a melhor parte do Linux é que ele é personalizável, o que dá aos desenvolvedores muito mais liberdade para fazer modificações. Isso de acordo com as suas necessidades e requisitos, de forma a garantir uma maior flexibilidade.

Por outro lado, o Linux também é conhecido pela escalabilidade e segurança que oferece. Então, ter uma boa experiência prática com esse sistema operacional é a chave para conseguir dominar o Devops. Ao mesmo tempo, distribuições Linux, como RHEL, CentOS, e SUSE Linux, são as preferidas. Principalmente devido ao seu suporte de integração, adequação, desempenho, compatibilidade e segurança.

Por mais que o Devops acelere a entrega de aplicativos, o que ele realmente faz é trabalhar com bugs no código. Então, como a qualidade do aplicativo entregue é o foco principal, o teste entra em ação para identificá-los e corrigi-los. Logo, o teste é uma parte crucial do Devops. Por isso, é fundamental ser proficiente em teste ao se candidatar à função de engenheiro de Devops.

De certo modo, saber fazer testes não significa apenas uma verificação de recurso ou teste funcional. Mas, sim, um teste de desempenho, teste contínuo e teste de operações. Geralmente, o código de software é testado no ambiente de desenvolvimento com ferramentas de teste automatizadas.

Analogamente, saber aproveitar esses conhecimentos que o Devops proporciona ao estudante um alto desempenho. Independente da área ou local de atuação em geral.

Maior segurança de software e habilidades de automação

De início, como o Devops proporciona o envio do código rapidamente, ocorrem muitos bugs e vulnerabilidades. Estes são originados como um efeito do ciclo de entrega mais rápido.

Por consequência, os estudantes de Devops devem ter as habilidades para escrever um código seguro e saudável. De modo a proteger o aplicativo de ataques indesejados. Além disso, eles também devem desenvolver um método para garantir que os mecanismos de defesa monitorem e protejam ativamente o aplicativo.

Simultaneamente, a automação é o coração do estudante de Devops. Pois ela desempenha um grande papel neste campo, principalmente porque a automação é usada em vários lugares dentro do pipeline de Devops.

Sob o mesmo ponto de vista, a automação é crítica no desenvolvimento de um aplicativo através do Devops. Isso porque, para que um embarque rápido seja promovido, os processos manuais devem levar um tempo mínimo. Além de serem repetitivos e sem qualquer intervenção humana.

Então, a automação não apenas aumenta a velocidade, mas também a precisão. O objetivo de reduzir o número de erros e entregar produtos de alta qualidade.

Codificação, scripting e uso de novas ferramentas

Primordialmente, no curso de Devops você aprenderá linguagens de programação fundamentais para ser chamado de engenheiro. Dessa forma, algumas dessas linguagens incluem:

  • Python
  • Golang
  • Ruby
  • JavaScript
  • Perl
  • Java
  • Bash
  • PHP

De maneira geral, estas são as linguagens mais adequadas que são ensinadas no curso de Devops. Elas também são usadas para realizar a automação. Ainda mais que boas habilidades de codificação são necessárias para substituir os processos manuais. Isso porque o menor bug pode resultar em enormes erros mais tarde.

Ocasionalmente, o conhecimento das ferramentas adequadas pelos estudantes de Devops tem uma grande importância. Pelo fato das ferramentas permitirem com que você realize as tarefas desejadas com maior facilidade.

Nessa perspectiva, existem centenas de ferramentas Devops que os estudantes poderão fazer uso. De modo que ferramentas de monitoramento, de automação e gerenciadores de pacotes acabam sendo bem úteis. Também é importante citar as ferramentas de controles de versão, de colaboração e de orquestração. Essas, por sua vez, são proporcionadas aos alunos do curso de Devops.

No final das contas, o sucesso do aplicativo a ser enviado depende principalmente da escolha e do uso de um diferente conjunto de ferramentas com a finalidade de construir, gerenciar e configurá-lo em diferentes estágios de implantação.

Em síntese, com o uso dos conhecimentos e habilidades proporcionados aos estudantes no curso de Devops, será possível se destacar no mercado de TI. Então, é importante saber valorizar tais habilidades de maneira a usá-las da forma correta.

Gostou do nosso conteúdo? Confira outro artigo aqui do Hora da Facul que você pode gostar “4 dicas para manter uma mentalidade Devops em equipes distribuídas”.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.