O que o curso de Matemática proporciona ao estudante?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

O curso de Matemática oferece ao aluno diversos aprendizados como cálculo, solução de problemas, entendimentos sobre fórmulas e muito mais. Dessa forma, veja o que um estudante pode aprender nesses quatro anos de graduação.

O que a faculdade de Matemática proporciona ao estudante?

Seja no modelo de licenciatura ou bacharelado, o futuro matemático se vê imerso em várias matérias dessa formação. Assim, nesses quatro anos de ensino superior, o estudante aprenderá a criar um raciocínio mais lógico.

Também saberá analisar, formular, bem como resolver problemas de diversas áreas usando a matemática. Na licenciatura, aliás, o aluno tem a chance de dar aulas desta disciplina para jovens do ensino fundamental e médio.

As principais matérias do curso de Matemática

Durante o curso de Matemática, muitas matérias são apresentadas aos estudantes. Dessa forma, confira as principais e conheça alguns detalhes sobre cada uma:

  • Álgebra, Cálculo;
  • Estatística, Geometrias;
  • Física Geral, Funções Analíticas;
  • História da Matemática;
  • Integral, Lógica;
  • Teoria dos Números, Topologia Geral e muito mais.

Algumas graduações focam mais em certas disciplinas das Ciências Exatas. Por isso, antes de iniciar o curso de Matemática, saiba mais sobre a grade da instituição, para que você veja se a mesma oferece todos os requisitos necessários.

Descubra o que o aluno verá durante a sua formação

É claro que os temidos números são uma parte essencial dessa graduação. Mas, vai muito além disso, confira:

  1. Introdução ao Cálculo e Pré-Cálculo;
  2. Álgebra linear e vetorial;
  3. História da Matemática;
  4. Geometria;
  5. Lógica;
  6. Cálculo Diferencial e Integral I, II e III;
  7. Estatística e Probabilidade;
  8. Cálculo Numérico;
  9. Estruturas Algébricas.

Nos próximos tópicos, você saberá mais sobre cada uma dessas disciplinas, bem como o que elas podem agregar na vida do futuro matemático.

1 – Introdução ao Cálculo e Pré-Cálculo

Muitos não dão a devida importância às matérias introdutórias. Entretanto, entenda que elas são a base de todo o seu curso e da sua futura profissão. Aqui o aluno estuda conjuntos, números e funções, além de operações simples.

É claro que no Ensino Médio tais tópicos já foram discutidos. No entanto, é bom relembrar cada um deles com atenção, pois é com essas matérias que o estudante irá se preparar para o que virá nos próximos períodos.

2 – Álgebra Linear e Vetorial

Neste conteúdo, o aluno estuda o conceito de matriz e aprende um pouco mais sobre os sistemas de equação. Deixando os números um pouco de lado, o estudante também compreende a ideia de representação matemática, bem como a transformação linear.

3 – História da Matemática

Antes de saber mais sobre os fundamentos dessa matéria, é essencial conhecer a sua própria origem.

E isso inclui, portanto, os seus avanços no mundo ao longo dos anos, os principais nomes daqueles que a consagraram e os seus impactos na sociedade de hoje.

4 – Geometria

No curso de Matemática, fica claro o quanto a mesma é útil na construção das formas geométricas. Dessa forma, a geometria é uma matéria bastante relevante e, por isso, o estudante aprende muito a seu respeito.

Geometria Analítica

Uma das principais desta graduação é a analítica. Assim, aborda tópicos como:

  • Perímetro;
  • Cálculos;
  • Fórmulas;
  • Área.

5 – Lógica

Os números não possuem nenhum mistério, é tudo uma questão de lógica e de saber desenvolvê-la bem. De fato, é isso que o aluno aprenderá na graduação em Matemática.

Entender como a mesma funciona e aplicá-la nas mais variadas operações é o objetivo desse conteúdo. Então, feito isso, o futuro profissional da área poderá solucionar os problemas e questões de forma muito mais simples e rápida.

6 – Cálculo Diferencial e Integral I, II e III

Quem inicia uma faculdade de Matemática deve se preparar para essa disciplina. Dessa maneira, aqui o estudante descobre tudo a respeito de:

  • Limites;
  • Integrais;
  • Derivadas;
  • Representação de Planos;
  • Equação de Superfície.

7 – Estatística e Probabilidade

Um dos conteúdos mais importantes que o curso de Matemática oferece aos futuros profissionais do ramo é o de estatística e probabilidade. Isso porque entender a ideia de análise combinatória, bem como estatística é fundamental. Assim, apenas desse jeito é possível utilizar os números na prática. Um exemplo é utilizá-los para prever situações com mais confiança.

8 – Cálculo Numérico

O Cálculo Numérico usa vários métodos a fim de resolver problemas de matemática de uma forma aproximada. Assim, no geral, tal ferramenta é usada em casos em que não existe uma explicação exata. Logo, precisa dos números para uma solução mais concreta.

9 – Estruturas Algébricas

Nesta matéria, a instituição deve mostrar ao aluno noções sobre álgebra. Aliás, é bom destacar que esta disciplina é mais abstrata do que as demais. Aqui o aluno aprende os conceitos de anéis, teoremas e grupos diversificados.

O perfil ideal de um estudante do curso de Matemática

Quem quer ingressar nessa faculdade e, a partir disso, construir uma carreira nessa área, deve:

  • Gostar de números e cálculos;
  • Ser detalhista;
  • Ter raciocínio lógico;
  • Além de uma aptidão para resolver problemas.

Para aqueles que decidirem pelo lado acadêmico, ou seja, têm o desejo de dar aulas, é essencial:

  • Ser um bom comunicador;
  • Expressar-se de modo claro.

Já para os futuros matemáticos com planos de atuar em áreas de pesquisa, é preciso ser bem objetivo, ter disciplina, bem como organização para ter o máximo de foco nos estudos.

Por último, os que têm mais afinidade com o setor de Matemática Aplicada, sem dúvida, precisa ser bom com tecnologia e linguagem de programação.

As chances profissionais de um futuro matemático

O curso de Matemática não é fácil. No entanto, com foco, seriedade e muita dedicação, o aluno conseguirá um diploma e, em seguida, uma carreira de sucesso.

Por meio de teoremas, equações e conceitos, vai se descobrindo a importância dessa matéria no dia a dia de cada um. Afinal, é graças à Matemática que é possível dosar a quantidade certa de um remédio ou manter um prédio de pé.

A faculdade de Matemática

O que não faltam aqui são áreas de atuação, mas antes de pensar nisso, tenha em mente como é essencial investir o seu futuro é uma instituição que ofereça o máximo de aprendizado e suporte pelos quatro anos.

Para saber mais sobre a disciplina e quais são as suas equações que mudaram a história da humanidade, visite o Hora da Facul e seus conteúdos diversos clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.