O que o curso de Publicidade e Propaganda proporciona ao estudante?

Bianca Araújo
Jornalista, escritora e amante de Marketing Digital. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, trabalhou na emissora REDETV! e hoje atua como redatora.

Crédito: Foto: Gustavo Fring em Pexels.

O curso de Publicidade e Propaganda proporciona ao estudante a habilidade de produzir e executar campanhas para diversos clientes que contratam os seus serviços.

Se você é iniciante na graduação e anda ansioso pelo que vai encontrar, saiba que o curso de Publicidade e Propaganda é um dos mais admiráveis e procurados nos vestibulares. Isso porque o mundo da Publicidade é amplo, versátil e cheio de desafios. O mercado de trabalho é disputado, mas possui muitas vagas e perspectivas de crescimento. Se você concluir o curso na faculdade, saiba que não será tão difícil conseguir emprego!

Na Publicidade e Propaganda um dos principais objetivos é o de vender um produto para determinado cliente. Isso planejado por profissionais através de campanhas e ações de Marketing estratégicas. O curso, então, forma profissionais capazes de criar, produzir e executar essas campanhas com teor persuasivo e cativante para atrair o cliente.

 

Como é o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda está ligado à Comunicação Social. Nesse caminho, essa graduação é procurada por muitos estudantes devido à constante ascensão da área, visto que as estratégias de marketing mudam a cada dia. O mercado precisa de profissionais engajados a desvendar suas criatividades.

Em tese, os primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda são um compilado de disciplinas introdutórias. Com a intenção de fazer o aluno se aprofundar na carreira, os professores ministram aulas com referências na teóricas.

Em geral, a grade curricular do curso muda de acordo com o centro educacional, mas a base das disciplinas são voltadas à comunicação. Assim, o curso de Publicidade e Propaganda proporciona ao estudante aulas que despertam o seu lado mais criativo e comunicativo. Isso porque, em uma visão geral, esse curso visa estratégias de divulgação persuasiva de uma marca, produto ou ideia. Gerando, portanto, o aumento no número de vendas do seu cliente ou serviço.

 

Mercado de trabalho versátil

Em geral, os educadores das faculdades usam de diversos métodos publicitários para ensinar aos estudantes como ter excelência em um mercado de trabalho tão concorrido.

Um dos maiores publicitários brasileiros, Washington Olivetto, diz que: “Dois rapazes podiam comprar as mesmas flores, para a mesma moça, na mesma floricultura; mas agradaria mais aquele que escrevesse o melhor cartão.”

Ou seja, o que esse grande expert em Publicidade traz à tona é um dos pilares de bons publicitários: a paixão. Esses profissionais precisam ser apaixonados pelo que fazem, precisam mergulhar na sua campanha e tentar respectivamente pensar como sua persona.

Usando como artifício exaltar as qualidades do produto, a escrita persuasiva é uma estratégia objetiva, esses profissionais podem transformar um simples produto, com um serviço “normal”, em uma febre.  

Em tese, se você se interessa por essa paixão e busca despertar o desejo das pessoas pelo seu produto, fique conosco e perceba o que o curso de Publicidade e Propaganda proporciona ao estudante. 

 

Perfil do estudante de Publicidade

O estudante de Publicidade precisa ter certa habilidade para estratégias. É isso mesmo.

Esse aluno pensará na marca como um todo, entenderá o cliente e o público alvo, montará um projeto de Publicidade adequado e só então executará o trabalho. O curso mostrará como desempenhar essas funções em quaisquer segmentos de atuação.

O publicitário elaborará táticas de comunicação, campanhas para mídias digitais, tradicionais e alternativas. Portanto, o estudante deste curso precisa estar envolvido com essas práticas e plataformas. Assim, conquistará boas colocações profissionais após a faculdade.

 

O que o curso de Publicidade e Propaganda proporciona ao estudante?

Desperta o seu lado criativo

Se você assim como eu tem um fraco por criação, saiba que o curso de Publicidade e Propaganda proporciona ao estudante o despertar do seu lado mais criativo. Isso porque o curso vai passar por várias fases práticas nas quais você terá que praticar tudo aquilo que o professor ensinou em sala de aula.

Portanto, a criação de campanhas de Publicidade e peças de divulgação são somente algumas das práticas que você será condicionado a criar. Isso lhe ajudará muito futuramente quando você for criar estratégias de Publicidade para Agências e clientes diversos.

Cria e estimula profissionais comunicativos

A comunicação funciona como uma âncora nas nossas vidas independente do curso ou profissão que vamos seguir. Em tese, até os mais introspectivos precisam usar a comunicação em determinados momentos da vida. Pode ser para uma entrevista de emprego, em uma reunião de negócios ou, até mesmo, em momentos corriqueiros do dia a dia, como fazer compras no supermercado. A questão é que a comunicação pessoal precisa ser algo que pratiquemos sempre para estarmos afiados quando necessitemos.

No curso de Publicidade e Propaganda, você vai investir nos diálogos. Assim, vai usar a comunicação, muitas vezes, lidando com colegas e professores na execução de trabalhos em equipe ou em aulas com interação. 

Ensina a prática de persuasão

A persuasão é uma arma muito usada entre os publicitários. Essa técnica também será muito importante nos anos da faculdade no curso de Publicidade e Propaganda. Isso porque, através da persuasão, os especialistas em Publicidade criam formas eficazes de atrair o cliente. Podendo, de fato, despertar o desejo no cliente de comprar aquele determinado produto ou serviço.

Contudo, importante reforçar. A persuasão não é o mesmo que a mentira, mas, sim, a capacidade de atrair o cliente a fazê-lo se interessar pelo seu serviço de uma forma simples.

 

Se você se interessou pelo curso de Publicidade e Propaganda, que tal conferir quanto custa estudar essa graduação? Veja preços e grade curricular nas faculdades: AnhangueraPitágoras e Unopar. Esses três exemplos oferecem cursos de Publicidade bem colocados junto ao Ministério da Educação (MEC), assim como mensalidades acessíveis. Além disso, é possível conquistar bolsas de estudo ou descontos, o que proporciona uma formação mais acessível para seu sonho profissional!

Leia mais:

Aprenda o dialeto de Publicidade e Propaganda;

Publicidade e Propaganda: currículo ou portfólio?

Como empreender em Marketing e Propaganda? 

 

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.