InícioGraduaçãoJornalismoPara quem é indicado o curso de Jornalismo EAD?

Para quem é indicado o curso de Jornalismo EAD?

Já há algum tempo a profissão de jornalista vem mudando com a chegada das diversas tecnologias da informação. Consequentemente, a formação de novos profissionais para o mercado também vive uma constante transformação.

Em meio a tudo isso, a essência do curso de Jornalismo permanece a mesma. Assim como os seus valores e,  inclusive, alguns perfis de estudantes que sempre têm determinadas disciplinas. 

Hoje, o Hora da Facul vai falar especificamente para quem é indicado para o curso de jornalismo EAD. Isso é preciso pois, em uma era de tanta inovação e rapidez no processo de disseminação da informação, ainda existem pessoas e estudantes que permanecem enxergando a profissão com um olhar bastante romantizado – o que é bastante positivo.

Sobretudo para pessoas que se mantêm ligadas a uma atividade tão dinâmica, com mudanças de rotinas constantes, multidisciplinares e simplesmente, fascinantes.

Para quem é indicado o curso de Jornalismo EAD? 

Recapitulando, o jornalismo atual é dotado de muita tecnologia e inovação. Ampla, a área de atuação do profissional saiu das redações tradicionais para integrar o dia a dia das pessoas, tornando-as protagonistas na criação das notícias.

Porém, alguns aspectos continuam os mesmos, como o perfil de estudantes com habilidades importantes para o curso de jornalismo. Soma-se a isso o ingresso na graduação de quem tem familiaridade com tecnologias. Com destaque para os canais que desempenham papéis importantes no processo de comunicação e na troca de informações.

Assim, resumimos de forma breve algumas características que estão ligadas aos diversos ramos do jornalismo, e que podem fazer parte da personalidade, capacidade e perfil do futuro profissional. Em suma, com isso desejamos apenas ajudar a identificar se este curso da área de comunicação é indicado para você ou pessoas próximas que tem o sonho de fazer parte deste mundo da informação.

Curiosidade 

Antes de mais nada, você se acha uma pessoa curiosa? Mas não estamos falando aqui da vizinha ou do vizinho que cuida da vida dos outros – o que deve ficar bem claro.

O curso de jornalismo é indicado para estudantes que tenham aquela curiosidade natural de saber mais, aprender mais, e que sempre buscam obter mais detalhes sobre um ou outro assunto.

Afinal, esta característica é comum em nossa sociedade, e muitos jovens têm uma tendência às descobertas. 

Logo, o que seria do chamado “furo da notícia” sem a curiosidade? Não concorda?

Afinidade com as palavras

Desde os primórdios da prensa de Gutemberg até os satélites, o mundo dos jornalistas é baseado nas palavras. Sejam elas disseminadas de forma oral ou escrita, a essência da carreira de jornalismo reside no uso adequado das letras. Consequentemente, tanto no estilo como elas são utilizadas quanto em seu domínio gramatical, é preciso que o estudante do curso tenha afinidade com as letras. Ou seja, com as palavras. Isso é fundamental.

Um futuro jornalista tem que gostar de leitura

Importante!

Antes de mais nada, mesmo você gostando de vídeos, fotos, e se classificando como uma pessoa super comunicativa e descolada, recomendamos que avalie o seu hábito de leitura. 

Se existe um perfil, digamos…raiz para se tornar um jornalista. Então, tenha certeza de que aquele candidato que tem fome de leitura tem muito a ver com o curso. 

Neste caso, se você é uma pessoa que consome informações na forma de textos, artigos, posts, mas, principalmente, livros (impressos, audio books, pdf e outras formas), então pode se inscrever no curso. 

Afinal, ele é adequado para pessoas que gostam de ler.

Todo o jornalista se comunica

Definitivamente, o curso de Jornalismo é feito para quem se comunica. Existem jornalistas mais calados. Entretanto, não há timidez extrema. Aliás, vale chamar a atenção de que falar demais também se trata de excesso.

Enfim, falar sem parar ou até mesmo ter medo de falar na presença de pessoas não é muito recomendado para quem desejar levar o jornalismo de forma séria. 

Jornalista não é artista

Logo, ser jornalista não é ser artista. Se este é o seu caso, pule para as artes cênicas, pois lá as perspectivas de chegar ao palco são maiores. O jornalista é um técnico, e possui conhecimentos científicos e uma forma clara de comunicar em função da sua audiência.

Consequentemente, se você sabe se comunicar de forma oral e escrita de uma maneira boa, isso vai ajudar muito o estudante em sua formação e, depois, no mercado de trabalho.

A questão é que a pessoa com interesse no curso de jornalismo não deve ter medo de se comunicar. 

Facilidade com tecnologia e inovação

Finalmente, chegamos ao tema que tem despertado interesse dos amantes da tecnologia, ou dos estudantes que dominam de forma contundente todos os tipos que surgem a cada dia. 

Desde um UX Writer até um jornalista especializado em web, a tecnologia tem exigido que os jornalistas se aprimorem e consigam operar hardware e software com certa facilidade. Portanto, se você tem facilidade com tecnologia e o mundo da comunicação lhe despertar interesse, pode ser que o jornalismo seja a sua cara. 

Aliás, é algo para se pensar, já que o curso envolve outras mil coisas. Resumindo, além de entender o funcionamento de dispositivos e formas de utilizar as ferramentas publicadoras de conteúdo, edição de imagens ou vídeos, o futuro jornalista sabe as peculiaridades de cada uma dessas mídias.

O curso de Jornalismo é indicado para meu perfil?

Primeiramente, este artigo do Hora da Facul serve para lhe dar um apoio na hora de encontrar uma carreira. Afinal, você é a pessoa mais adequada para saber responder a uma pergunta tão importante. 

Recomendamos sempre que você pesquise, fale com pessoas da área e tenha noção das disciplinas do curso

Não se trata apenas de estar em harmonia com um perfil X ou Y de pessoa para um curso. O jornalismo é muito amplo para absorver apenas estudantes com as habilidades mais perfeitas do mundo. 

Com nosso post sobre para quem é indicado o curso de Jornalismo EAD, desejamos levar até algumas tendências que vão lhe ajudar e se sentir mais acolhido pela graduação. Ou seja, veja se você tem o feeling

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.