InícioDicasFormação acadêmicaPosso migrar de uma graduação presencial para EAD e vice-versa?

Posso migrar de uma graduação presencial para EAD e vice-versa?

Antes de começar a falar sobre alguns pontos dessa mudança do presencial para um modelo online e também ao contrário, é importante verificar o impacto que essa alteração tem na dinâmica de ensino dentro do seu cotidiano. 

Primeiramente, toda mudança no método de aprendizado influencia diretamente a forma como você vai absorver o conhecimento. Segundo, essa migração de graduação presencial para ensino à distância e vice-versa tem impacto também nas outras partes da sua vida.

Logo, avalie sempre cada próximo passo dentro da jornada acadêmica. E como ele vai repercutir na sua vida pessoal e profissional. 

Posso migrar de uma graduação presencial para EAD e vice-versa?  

Definitivamente, sim. Você pode realizar a mudança de uma para a outra. Porém, precisa se organizar e verificar uma série de questões antes de agir e promover uma migração de fato. Isso sem haver perdas para seu aprendizado e futura graduação.

Certamente, independente da sua motivação, o que mais vai influenciar neste processo e quanto ele pode levar em matéria de tempo para acontecer vai depender da sua organização e da disponibilidade junto à instituição de ensino superior.

Aproveitamento de matérias e disciplinas

A migração presencial para EAD e vice-versa está ligada diretamente ao aproveitamento das disciplinas então cursadas, tanto  em uma como na outra forma de ensino.

Portanto, se você tem esse objetivo ou necessidade, é importante não desperdiçar toda a dedicação e o esforço dispensados até o momento. Logo, é importante verificar a possibilidade de aproveitamento de matérias e disciplinas, entender a relação existente entre as grades dos cursos das modalidades e se possuem certa correspondência/diferenças na questão do conteúdo. 

Antes de mais nada, estamos falando aqui do mesmo curso. Só que oferecido em diferentes modalidades: presencial, semipresencial, 100% online, etc. Logo, existem universidades que possibilitam uma mudança tranquila e sem perdas na qualidade do ensino, conteúdos e até nas atividades práticas obrigatórias.

Aliás, caso vá realizar a migração, todo estudante deve comprovar se a instituição a qual vai promover este aproveitamento acabará aceitando as notas e desempenhos anteriores – o que em certos casos pode lhe dar algumas dores de cabeça. 

Mas nem tudo é tão oneroso assim. Afinal, sempre existem instituições de ensino superior que oferecem ambas as modalidades de cursos, com a mesma grade e com pequenas diferenças de metodologia.

Como funciona o processo de migração de um curso ou modalidade de ensino ?

Com o objetivo de apenas ilustrar e melhor documentar este processo de migração, colocamos abaixo o passo a passo mais sugerido, caso você tenha o objetivo de realizar uma transferência de instituição para instituição. 

Além disso, o modelo de migração pode servir para estudantes do presencial que desejam mudar para o online e vice-versa. Entretanto, caso pertença às instituições nas quais ele já é aplicado, tudo fica ainda mais fácil de rápido.

O modelo abaixo é oferecido pelas universidades Anhanguera, Pitágoras e Unopar . Em função de sua dinâmica, já atendeu e tem auxiliado a vida e o aprendizado para milhares de estudantes brasileiros. Isso tem facilitado enormemente o seu acesso ao ensino superior.

Veja como é fácil realizar a migração:

1° Passo

Busque a instituição e encontre o seu curso atual. Logo, verifique se ele está disponível na modalidade que você procura. Seja ela EAD ou presencial e, quem sabe, semipresencial. 

Tenha em mãos os seguintes documentos originais para envio: 

  • Histórico escolar oficial e atualizado de origem (expedido há, no máximo, 6 meses)
  • Atestado de vínculo com a instituição de origem (caso não tenha, poderá enviar uma declaração de matrícula. Deve ser expedida em até 60 dias anterior ao envio). 
  • Conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação.

2° Passo

Envie os seus documentos ou solicitação de migração.

3° Passo

Aguarde a análise curricular entre as diferentes instituições de ensino e aguarde a mesma análise entre as modalidades. 

No caso específico das instituições Anhanguera, Pitágoras e Unopar, elas fazem a avaliação do currículo e retornam em até 6 dias.

Vantagens de migrar de uma graduação presencial para EAD e vice-versa

Continuando, e utilizando o modelo de transferência das IES acima citado, é perfeitamente possível alterar o seu curso presencial para um EAD, ou ao contrário.

Além disso, segundo o próprio MEC, em função de não existirem grandes diferenças entre os cursos (grade, conhecimento, disciplinas, etc.), fique sabendo que tanto um quanto o outro vão lhe fornecer validade e reconhecimento no diploma, sem perdas de homologação ou certificação de conclusão. 

Todavia, é importante o universitário entender as diferenças entre ambas as modalidades de ensino. Afinal, estamos falando aqui de abordagens bem diversas, mesmo que se encontrem dentro da mesma instituição. 

Resumindo, a Voomp sempre recomenda uma organização e preparação para quando for tomar decisões como é o caso da transferência, migração ou mudança de curso e, também, entre formas de ensino.

Considerações finais 

Esperamos ter ajudado você a entender as possibilidades e variáveis que envolvem a sua mudança de presencial para EAD e vice-versa.

Assim como outros processos de mudança, é natural a sensação de insegurança e dúvida. Porém, caso você siga as dicas acima e precise mesmo mudar, faça isso com sabedoria.

Logo, estude e se prepare. Não faça nada na correria e sem planejar. Afinal, estamos falando da sua formação acadêmica. Consequentemente, estamos tratando aqui de um momento delicado de alterações em sua rotina pessoal e de aprendizado.

Esse momento, definitivamente, poderá ter impactos diversos na sua vida e na forma como encara esses novos desafios. Aproveite e confira esse outro material que preparamos. Ele dará a você 5 dicas para escolher uma faculdade à distância.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.