InícioDicasMercado de trabalhoPublicidade e Propaganda: Como ter sucesso na área?

Publicidade e Propaganda: Como ter sucesso na área?

Talvez você já tenha ouvido falar que a propaganda é a alma do negócio. Esse ditado representa a importância da Publicidade e Propaganda. Ela é fundamental para que as empresas consigam conectar seus produtos e serviços com os clientes. Mas, para se destacar, é preciso ter uma boa faculdade como base, e continuar sempre se atualizando.

Caso seja do seu desejo seguir na área de Publicidade e Propaganda, continue a leitura deste artigo. Descubra como está o mercado de trabalho e conheça quais são as principais diretrizes para se tornar um excelente publicitário.

Importância da Publicidade e Propaganda

Antes de qualquer tipo de dica você deve saber qual a importância do profissional de Publicidade e Propaganda. Ele é responsável por promover produtos, serviços e ideias para um público. Propaganda vem do termo propagare e significa “propagar” ou “difundir”, sendo mais aplicada a produtos e serviços. Já publicidade significa “tornar público”, do latim publicus, e se relaciona com o compartilhamento de ideias.

Planejamento de campanhas, criação de marcas e materiais impressos e digitais e pesquisa sobre consumidores são algumas das atividades que podem ser desempenhadas pelo publicitário.

Publicidade e Propaganda são imprescindíveis para que as marcas possam fazer com que os consumidores conheçam seus produtos e serviços. Por isso, mesmo tendo passado por algumas mudanças desde seu surgimento, essa carreira ainda representa grande importância para as empresas.

Como Publicidade e Propaganda ajuda empresas a crescer

Muitas marcas cresceram e se consolidaram por causa de ações de Publicidade e Propaganda. A Coca-Cola, por exemplo, criada em 1886, se tornou uma das marcas mais valiosas e conhecidas do mundo por conta de suas campanhas.

As ações de comunicação da empresa, que hoje vai muito além do refrigerante de cola, são ótimas. Elas estão sempre associadas a temas como felicidade, otimismo e prosperidade e já são reconhecidas pelas pessoas no mundo inteiro.

Você provavelmente também conhece o slogan “Red Bull te dá asas”. Ele ficou famoso depois de aparecer em inúmeras campanhas publicitárias da bebida energética que se tornou conhecida no mundo inteiro.

Mudanças e tendências em Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda tiveram suas origens em situações como anúncios de combates de gladiadores e de venda de animais, tanto de forma oral como em tabuletas. De lá para cá, muita coisa surgiu, e a profissão passou por diferentes mudanças.

Atualmente, as pessoas que fazem faculdade de Publicidade devem estar atentas às tendências. Podemos citar anúncios em redes sociais, big data, e até mesmo o uso de robôs para interagir com os clientes, os chamados chatbots.

A área

A área de publicidade é a responsável por criar, avaliar e divulgar as campanhas publicitárias. Essas campanhas podem ser veiculadas em diferentes lugares, como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

O profissional formado também pode atuar dentro de empresas, decidindo quais estratégias de comunicação e marketing tomar ou, ainda, prestar assessoria a marcas e pessoas. Como você pode perceber, a área de atuação é bem ampla, diversa e pode ser bem divertida!

Qual é o perfil de um publicitário?

O publicitário ou estudante da área é uma pessoa que deve estar sempre preparada para atender às novas demandas do mercado.

Ele deve se atentar, principalmente, ao que diz respeito à integração entre novas tecnologias e meios tradicionais de comunicação.

Como é o mercado de trabalho da Publicidade e Propaganda?

O mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda passa por transformações. O crescimento da internet oferece oportunidades nas áreas de redes sociais e publicidade digital. Eventos extraordinários, como no caso da pandemia que estamos atravessando também fazem parte dessa transformação.

Entretanto, o mercado não é voltado apenas para as grande corporações. Pelo contrário. Agências menores estão cada vez mais atendendo a nichos específicos que têm chance de crescimento. Nas capitais, a concorrência é maior, enquanto nas cidades menores existem diversos nichos não explorados, como os pequenos comércios.

Como crescer no mercado publicitário?

Você provavelmente leu tudo acima só para chegar aqui. Antes de prosseguir, vale lembrar que não existe nenhuma fórmula mágica para ter sucesso, seja na publicidade ou em qualquer outra área do mercado de trabalho.

As dicas que você verá a seguir são alguns métodos, recomendados por especialistas da área, que te ajudarão a crescer como publicitário. A execução cabe a você!

  1. Recuperar o talento de buscar soluções inovadoras

    Pensar fora da “caixa” é essencial para esta área, embora algumas pessoas digam que buscar por soluções inovadoras seja um talento, é possível sim desenvolvê-lo ao longo do tempo.

  2. Fazer o consumidor reconhecer a diferença

    É importante se destacar no mercado, e qualquer diferencial que você oferecer já confere certa vantagem diante da concorrência.

  3. Agregar verdade no valor de sua comunicação

    Lembre-se de que, se prometeu, tem que cumprir. Os consumidores sabem diferenciar um produto eficiente para o que promete eficiência.

  4. Utilizar todo o vigor da arte na produção matrizes, originais, inéditas e exclusivas.

    Produza peças com todos os auxílios que você estiver em mãos. A tecnologia pode lhe oferecer hoje todos os recursos necessários.

  5. Não complique, busque a simplicidade

    Sempre prefira aquilo que pode ser entendido de maneira simples, pois, ser rebuscado ou complexo, em geral, não traz bons resultados.

  6. Some o convencional e o tecnológico. Sempre. Sem preconceitos

    Você deve respeitar o universo para o qual está trabalhando. Você pode não concordar, mas precisa entender, e, para isso é fundamental ter a mente aberta.

  7. Entender que toda a pesquisa de linguagem é fundamental

    Entender aquilo que realmente está se passando com o seu cliente vai fazer diferença na hora de sugerir a solução para um problema. Por isso, tente conhecer o máximo que puder sobre o universo para o qual está trabalhando.

  8. Valorizar a ideia gráfica como solução

    As ideias precisam ser aplicáveis. Ser uma pessoa criativa não traz muitos resultados se nenhuma das suas ideias por realizável. Antes de decidir por outra ideia, tente imaginar todas as possibilidades que ela reúne.

Pronto, agora você já sabe todas as ferramentas para começar ser um ótimo publicitário. É a sua vez: pegue todas as sugestões e comece a colocá-las em prática.

Gostou desse artigo e quer aprender mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda? Veja aqui como são os primeiros anos do curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.