InícioGraduaçãoPublicidade e Propaganda ou Produção Audiovisual: Quais as diferenças?

Publicidade e Propaganda ou Produção Audiovisual: Quais as diferenças?

Atualmente as graduações em Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda são boas opções para quem gosta da área de comunicação. Você sabe quais as diferenças e semelhanças entre elas? Apesar de serem graduações diferentes, elas estão na área de Comunicação Social. Continue lendo para saber mais sobre essas duas opções de carreira.

A área de Comunicação Social

Área comum de vários cursos, a Comunicação Social trata do estudo das relações entre a sociedade e os seus meios de comunicação. Ela possibilita as habilitações em Audiovisual, Publicidade e Propaganda, mas pode compreender outros cursos. Entre eles, podemos citar bacharelado em Jornalismo, Produção Editorial, Direção Teatral e Relações Públicas.

As disciplinas da faculdade de Comunicação Social variam conforme a ênfase do curso. Como o nome da profissão mostra, quem quer seguir nesta área deve ter uma boa capacidade de se comunicar.

Grade dos cursos

A grade geral do curso de  Comunicação é focada nos meios de comunicação de massa. Assim, ela também traz conteúdos de diversas áreas que contribuem no trabalho dos comunicadores. Isso inclui, por exemplo, a antropologia e a sociologia. Veja também outras disciplinas do curso:

Teoria da Comunicação

Comunicação e Expressão

Fundamentos das Mídias;

Comunicação Global, Regional e Local;

Teoria das Ciências Humanas;

Economia e Comunicação;

Teoria Política.

Métodos e Técnicas de Pesquisa;

Apesar dessa grade compartilhada, muitas instituições oferecem disciplinas específicas para cada curso desde o primeiro ano. Por isso, tanto quem quer cursar Publicidade e Propaganda quanto quem prefere se formar em Audiovisual precisa prestar atenção. A ideia é ver bem as matérias das instituições escolhidas antes de decidir.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda tem duração média de 4 anos. Seu escopo cobre todas as etapas de comunicação e promoção de produtos e serviços para o mercado. O curso prepara profissionais para definir públicos, criar campanhas e utilizar as melhores ferramentas e canais de divulgação.

Principais disciplinas

Na graduação em Publicidade e Propaganda, você vai ver matérias focadas no ensino de técnicas de criação. Nessa lista entram fotografia e redação publicitária, mas também  computação gráfica e as várias linguagens da propaganda. A graduação se conclui com o TCC, o trabalho de Conclusão de Curso, e também um estágio.

Veja algumas das disciplinas específicas:

Comportamento do Consumidor

Criação Publicitária

Direção de Arte

Comunicação Institucional

Fotografia Publicitária

Comunicação Política

Estatística Aplicada

Legislação e Ética Publicitária

Língua Portuguesa

Gestão Estratégica e Marketing

Marketing de Relacionamento

Psicologia da Comunicação

Semiótica

Pesquisa de Mercado

As disciplinas podem variar um pouco entre diferentes instituições, mas a maioria dá ênfase aos conteúdos de comunicação, propaganda, planejamento e criação.

O que faz o profissional de Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda é a principal área envolvida na construção da imagem de uma marca. E isso é feito por meio da criatividade junto a diferentes técnicas de comunicação.

A principal responsabilidade de um publicitário é trabalhar a imagem de uma marca e promover os seus produtos. Ele usa seus conhecimentos de comunicação e marketing para criar, analisar e gerenciar as estratégias de vendas. Além disso, coordena campanhas publicitárias, logotipos, embalagens, etc. Ou seja, tudo o que gerar influência na marca e na imagem que os consumidores têm dela está relacionado ao publicitário.

Onde estudar Publicidade e Propaganda

O curso é oferecido em diversas faculdades, tanto na modalidade presencial quanto em EAD. É sempre importante ver se a instituição escolhida é aprovada pelo MEC para que a sua formação seja validada.

Alguns exemplos de instituições de qualidade são a Anhanguera, a UNOPAR, e a Pitágoras.

Área de atuação

A Publicidade e Propaganda é uma carreira com uma área de atuação ampla. Confira algumas das opções além das agências de publicidade:

Empresas que prestam serviços de publicidade, como estúdios de fotografia ou produtoras audiovisuais e de internet

Setor público: atuando em campanhas educativas ou promocionais de prefeituras, estados ou governo federal

Consultoria: orientando pessoas ou marcas que desejam definir sua estratégia de comunicação

Organizações Não Governamentais: desenvolvendo campanhas de conscientização para causas ou para levantar fundos

Mercado de trabalho

Como a área de atuação é ampla, o mercado de trabalho para os formados em Publicidade e Propaganda é bastante promissor.

É importante lembrar que, com o crescimento do uso da internet, pequenas agências vêm apostando em ações de publicidade no formato digital. Assim, a quantidade de profissionais trabalhando com marketing de conteúdo e comércio eletrônico vem aumentando.

Além desse caminho da publicidade digital, o profissional também pode aprofundar seus conhecimentos por meio de uma pós-graduação em área específica.

Graduação em Produção Audiovisual

O profissional formado em Produção Audiovisual trabalha na elaboração e produção de conteúdos publicitários, documentais, jornalísticos e artísticos. Isso inclui roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. Sua participação é fundamental na confecção de vídeos e filmes.

Além disso, quem se forma em Produção Audiovisual pode atuar em cinematecas, museus de imagens e som, rádios e centros de documentação privados e estatais.

É um campo de trabalho amplo e que está em expansão, pois lida com todos os tipos de linguagem. Entre elas, incluem-se cinema, televisão, internet e todas as produções que conjugam imagem e som.

O Curso

No Brasil, o curso de Produção Audiovisual é oferecido na modalidade superior de tecnologia, que confere o grau de tecnólogo. Trata-se de um curso com duração de 5 semestres, e que pode ser feito de forma presencial ou à distância (EAD).

Assim como acontece com todos os cursos superiores tecnológicos, o de Produção Audiovisual é focado na prática da profissão. Ele conta com disciplinas voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.

Grade do Curso

A grade do curso de Produção Audiovisual varia de acordo com a instituição.

Veja alguns exemplos de disciplinas que você poderá encontrar no curso de Produção Audiovisual:

  • Análise Textual
  • Animação
  • Captação de Recursos
  • Computação Gráfica
  • Cultura Brasileira
    Edição de Imagem e Som
  • Estética e História da Arte
  • Ética e Legislação
  • História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo
  • Marketing
  • Mídias Digitais
  • Planejamento, Orçamento e Custos
  • Pós-produção
  • Processos de Produção
  • Produção Musical
  • Roteiro
  • Sistemas Técnicos
  • Sonoplastia
  • Técnicas de Iluminação
  • Teorias da Comunicação

Faculdades de Produção Audiovisual

Há diversas instituições que oferecem a graduação nessa área. Entre elas podemos destacar as seguintes.

A profissão

O profissional formado em Produção Audiovisual pode atuar em diversas funções como direção, roteiro, fotografia, som, montagem e edição de filmes e vídeos. Além disso, ele pode trabalhar com redação, produção e edição para o rádio e a televisão. Este é um campo que está em constante crescimento. Outra possibilidade profissional com muitas oportunidades são as emissoras televisivas, rádios, publicidade e, também, o investimento em mídia digital e mobile.

Confira abaixo as áreas em que você pode atuar escolhendo o curso de Produção Audiovisual:

Direção Nesta função o profissional gerencia a execução de um filme. Assim, ele fica envolvido na  aprovação do roteiro, escolha de elenco, planejamento de produção e definição da iluminação, entre outras tarefas.

Roteiro O roteirista é um profissional muito importante. É que o responsável por escrever ou reorganizar a história que uma produção audiovisual vai mostrar.

Captação de som O profissional desta área é responsável pela escolha de equipamentos adequados a captação do áudio de uma produção e também cuida do acústico do ambiente.

Edição de som Aqui o profissional vai elaborar e editar as trilhas sonoras de qualquer tipo de filme ou vídeo.

Animação Nesta área o profissional exerce funções como criação de imagens utilizando diversas técnicas e materiais, como desenhos, fotografia, massa de modelar, ou computação gráfica.

Direção de Arte O profissional que trabalha nessa área vai definir os aspectos visuais de uma produção. Portanto, caberá a ele garantir a qualidade e uniformidade das cenas.

Montagem Nesta área se faz seleções e junção de cenas para que seja montada uma narração ordenada e coerente. Assim, pode-se criar um teor artístico a uma obra.

Fotografia O profissional de fotografia planeja os elementos que trazem uma produção as emoções e o clima pedidos no roteiro.

Mercado de trabalho

Com o crescimento das produções nacionais e o aumento da quantidade de mídias no país, o mercado de trabalho para o profissional de Produção Audiovisual está em alta. Assim, há boas oportunidades de trabalho nos setores de publicidade e programação de TV a cabo.

Em 2011 uma lei estabeleceu que toda emissora de TV a cabo deve reservar uma parte de sua programação para produções nacionais. Portanto, com isso houve um aumento de demanda para a área. O profissional formado em Produção Audiovisual pode atuar em empresas públicas e privadas e também em produtoras independentes e ONGs.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.