Quais as diferenças entre Design de Produto e Design Gráfico

Maria Vitória
Colaborador do Hora Da Facul

Foto: Pixabay em Pexels

Design de Produto e Design Gráfico, ambos são modalidades que acabam gerando muita curiosidade e também, confusão na hora de tomar a decisão de qual curso de fato escolher.

Por isso, separamos neste artigo a maior diferença entre eles para poder escolher qual mais combina com o seu estilo.

Seja você uma pessoa mais prática ou mais criativa, não importa. Após ler esse material até o fim temos certeza que se sentirá mais confiante para dar o próximo passo na sua carreira profissional.

Sendo assim, entenda absolutamente tudo o que cada área poderá te oferecer e o que esperar do mercado de trabalho daqui para frente.

O que é Design de Produto?

A princípio, o Design de Produto é um ramo que lida com a criação e o desenvolvimento de soluções para qualquer área, na forma de produtos. 

Além disso, ele apresenta soluções para eletrodomésticos, veículos, imóveis, utensílios domésticos, máquinas industriais, entre outros produtos.

Assim sendo, o intuito principal do profissional que atua como designer nessa área é de transformar matéria-prima e recursos já existentes em objetos comercializáveis e funcionais.

O que faz um Designer de Produto?

O Designer de Produto é responsável por analisar a demanda de um projeto e a necessidade do mercado em relação a determinado problema.

Assim, a partir disso, ele se torna capaz de criar uma solução em forma de produto que atenda a essas necessidades da forma mais prática possível.

Igualmente, também é de sua responsabilidade realizar a análise de viabilidade técnica, e produzir orçamentos.

Do mesmo modo, é o Designer de Produto do qual se certifica que o item que desenvolveu seja intuitivo, ergonômico, prático e visualmente agradável.

O que é Design Gráfico?

Design Gráfico é um segmento do design visual em que o designer projeta soluções funcionais e de apelo estético através da comunicação visual aplicadas em peças gráficas.

Ou seja, a comunicação utilizada em projetos de Design Gráfico é realizada através do uso de imagens, textos e ilustrações distribuídos harmoniosamente através da aplicação dos fundamentos do design.

Assim sendo, a seguir falaremos como é a área de atuação de um Designer Gráfico e suas principais diferenças entre Design de Produto.

O que faz um Designer Gráfico?

Primeiramente, o profissional Designer Gráfico é o responsável por transmitir mensagens, ideias e conceitos através de imagens de texto e elementos visuais.

Sendo assim, ele atua no planejamento e execução de marcas, livros, jornais, revistas, placas, camisetas, animações, ilustrações, entre outros. 

Além disso, o Designer Gráfico também pode atuar na diagramação, criação, ilustração, layout para web, animação, edição de vídeo, criação de identidade para eventos, etc. 

Da mesma maneira, ao longo de sua carreira profissional é possível atuar em: agências de publicidade, editoras, empresas de comunicação, escritórios e estúdios de design, emissoras de TV, gráficas, produtoras e empresas cinematográficas.

E ainda, se tornar um profissional autônomo e empreender na área, ou seguir na carreira acadêmica.

Diferenças entre Design de Produto e Design Gráfico

Similarmente, a diferença entre ambos é de que: o Design de Produtos projeta objetos industrializados (carros, móveis, máquinas, aparelhos eletrônicos, etc.)

Enquanto, o Design Gráfico é voltado para a comunicação visual (placas, revistas, embalagens, banners, convites, cartazes, etc.)

Design Gráfico

De todo modo, é bom que saiba que o Design Gráfico também é conhecido como: design ou Design Digital.

Então, tudo o que ele cria  envolve a melhoria da comunicação visual através de projetos voltados para diferentes mídias. 

Sendo assim, criar soluções de identidade visual associadas às estratégias de marketing e comunicação das marcas que representa faz parte da sua rotina.

Ou seja, ele também é responsável pela imagem que uma empresa deseja transmitir para o mercado.

Em resumo, sua arte é combinada com a função de atingir objetivos de comunicação. 

Com tudo isso, profissionais desse ramo acabam sendo bastante valorizados, tendo em vista a grande exposição e interatividade que existe nas mídias hoje em dia.

Design de Produto

Antes de tudo, sua grande diferenciação do Designer Gráfico é que o Designer de Produto cria objetos tridimensionais, como um monitor de computador, uma cafeteira e até uma cadeira.

Entretanto, objetos assim não são peças de comunicação e sim, de bens de consumo. 

Ou seja, a comunicação dos produtos desenvolvidos não é de responsabilidade do Designer de Produto. 

De todo modo, otimização de custos de produção, ergonomia, eficiência para realizar as tarefas propostas, funcionalidades e até o impacto no meio ambiente, ligado aos materiais utilizados, é a maior atribuição do Design de Produto.

Onde estudar Design de Produto e Design Gráfico?

Agora que chegou até aqui, pôde perceber que as oportunidades de atuação profissional, tanto em Design de Produto quanto Design Gráfico são as mais diversas possíveis.

Sendo assim, queremos te apresentar duas renomadas universidades que possuem cursos tecnológicos em ambas as áreas para que ingresse no mercado de trabalho com muito mais preparo e segurança.

Então, nossa primeira dica é a  Faculdade Pitágoras, com seu curso de Design de Produto do qual te deixará apto para planejar e executar projetos gráficos de programação visual em empresas de comunicação.

Além de, poder desenvolver linguagens visuais e funcionais para diversos tipos de processos e produção gráfica.

Assim, nossa segunda dica é a  Universidade Norte do Paraná (Unopar) que possui o curso de Design Gráfico que possui em sua matriz curricular disciplinas, como: comunicação e Linguagem Visual, Marketing e Design, Metodologia de Projeto, Processo De Criatividade, dentre outras.

Saiba que ambas as modalidades possuem aprendizagem a distância. O que irá lhe proporcionar mais recursos e flexibilidade na hora dos estudos.

Nós do Hora da Facul queremos te proporcionar um conhecimento ainda mais aprofundado para que você se sinta mais confiante na hora de tomar sua decisão.

Por isso, te convidamos a ler o nosso artigo: O que é o curso superior em Design de Produtos? Ele contém tudo o que você precisa. Bons estudos.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.