InícioDicasOrientação vocacionalQuais as qualidades do profissional de Publicidade e Propaganda?

Quais as qualidades do profissional de Publicidade e Propaganda?

Você é uma pessoa criativa e que gosta de se comunicar? Além disso, gosta de buscar soluções alternativas e convencer as pessoas ao seu redor sobre seu ponto de vista? Provavelmente, a faculdade de Publicidade e Propaganda é perfeita para você. 

A graduação tem como ênfase ensinar as técnicas para planejar, criar, produzir  e gerenciar a comunicação publicitária. A formação na área de Comunicação permite ao estudante se capacitar, tanto nas habilidades gerais quanto nos conhecimentos específicos necessários para a prática da profissão.

Durante a graduação, o profissional ainda se torna apto a atuar na criação de campanhas e peças publicitárias. Além disso, se torna responsável pela divulgação de marcas, produtos e serviços de uma empresa ou marca.

Então, tem interesse em ingressar em uma faculdade de Publicidade e Propaganda, mas tem dúvidas sobre a área de atuação? Fique tranquilo, neste artigo vamos esclarecer as dúvidas sobre a profissão, o curso, a grade curricular e as características de um bom publicitário.  

Vem com a gente e esclareça todas as dúvidas.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda? 

Primeiramente, é preciso esclarecer que o curso de Publicidade e Propaganda é uma graduação de bacharelado e conta com oito semestres. Dessa forma, são necessários, geralmente, quatro anos para concluir a formação e conseguir o diploma universitário. O curso é oferecido pelas instituições de ensino tanto no modelo presencial quanto a distância (EAD).

A formação na área de Comunicação compreende os aspectos gerais e humanos da Comunicação Social, além das competências específicas da área, ensinados durante as disciplinas teóricas e nas práticas. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Publicidade e Propaganda conta com conteúdos no campo da Comunicação Social, em geral, e de habilitação específica.

Por isso, durante a graduação são ministradas aulas de conteúdo teórico, analítico, informativo, de linguagens, técnico e midiático. Além disso, a maioria das instituições de ensino exige que o estudante faça estágio na área durante um período da formação e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da faculdade. 

Como dito anteriormente, a graduação prepara o estudante para o mercado publicitário e ensina sobre as principais ferramentas para criar, produzir e executar campanhas e ações estratégicas de Comunicação. 

Além disso, durante a faculdade os estudantes ainda têm contato com atividade prática no curso. Por isso, as instituições de ensino devem contar com laboratórios de TV, informática e fotografia. 

Após terminar a graduação, o profissional de Publicidade e Propaganda poderá atuar em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa.

Quais as matérias do curso de Publicidade e Propaganda? 

Um ponto que desperta curiosidade no curso de graduação é a grade curricular e os conteúdos que estão em foco durante a formação. O curso de Publicidade e Propaganda conta com matérias com enfoque na área geral de Comunicação e específica para profissão, como, por exemplo, Português, Sociologia, Redação, Arte, Marketing, História e Política.  Dessa forma, os estudantes passarão, também, por disciplinas voltadas para o planejamento, a criação, o atendimento e mídia.

Portanto, entre as principais disciplinas durante a formação estão: 

  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais
  • Comunicação Integrada Organizacional
  • Criação e Produção Publicitária em Rádio
  • Criação Publicitária
  • Criação Publicitária para TV e Cinema
  • Direção de Arte
  • Gerenciamento de Marcas
  • Gestão e Planejamento de Mídia
  • Gestão Mercadológica na Era Digital
  • Legislação e Ética na Comunicação
  • Marketing Digital
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Produção Gráfica
  • Produção Publicitária para TV e Cinema
  • Propaganda Política
  • Redação Publicitária Geral
  • Sistemas Brasileiros de Comunicação

Dessa forma, com o auxílio dos conteúdos e professores, o estudante recebe as habilidades para criar, produzir e gerenciar a comunicação publicitária, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho e as necessidades do segmento da profissão. 

Acima de tudo, na graduação o aluno tem a oportunidade de juntar a teoria com a prática,  através do estudo de caso voltado para situações práticas na atuação profissional. 

Quais são as principais características de publicitários? 

Como em toda profissão, o publicitário precisa contar com habilidades para se destacar na área e obter sucesso.  Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda adquirem a maior parte das características importantes durante a faculdade e com as experiências no mercado de trabalho.  

Portanto, entre as principais características para o publicitário estão:

Criatividade – É importante que o profissional tenha uma mente fértil e encontre soluções inovadoras para os projetos dos clientes para os quais trabalha. 

Agilidade- Na maioria dos trabalhos, os prazos para entrega dos projetos são curtos e, por isso, é preciso ser rápido para suprir as necessidades do mercado publicitário.   

Comunicação – Para se dar bem na área é necessário ter uma boa comunicação, saber se expressar e trabalhar em equipe. 

Curiosidade – Além de tudo é importante ser curioso, se interessar por diversos assuntos e sempre buscar respostas para as perguntas que aparecem na rotina do trabalho.

Dessa forma, ainda é importante ter habilidades artísticas, senso estético, um olhar inovador e espírito empreendedor para encontrar soluções e buscar oportunidades no mercado publicitário. 

Como é o mercado de trabalho na Publicidade e Propaganda? 

Outro ponto importante para decidir apostar em um curso superior é conhecer o mercado de trabalho – além das oportunidades para os profissionais da área. Atualmente, muitos podem pensar que o publicitário trabalha somente em agência publicitária, mas sua atuação não se restringe a isso.  

Portanto, entre as principais funções para os formados em Publicidade e Propaganda estão:  departamentos de vendas e marketing, desenvolvimento de campanhas de conscientização, planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais. Há também as produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas,  estúdios de fotografia e campanhas educativas ou promocionais para governos.

O profissional ainda poderá direcionar a carreira para a pesquisa acadêmica na área de Publicidade em instituições de ensino superior. 

Enfim, esperamos que você tenha esclarecido as suas dúvidas sobre a graduação de Publicidade e Propaganda. Esperamos, também, que esteja mais preparado para escolher a sua faculdade e ingressar em uma graduação. Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Hora do Vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.