InícioGraduaçãoDireitoQuais as razões que favorecem a autorização do curso de Direito EAD?

Quais as razões que favorecem a autorização do curso de Direito EAD?

O curso de Direito EAD é uma das opções mais buscadas atualmente. Afinal, com a pandemia, a educação a distância ganhou evidência e está sendo a escolha de muitos estudantes.

Cursar uma faculdade a distância pode ser complicado, mas, há razões que favorecem a autorização do Direito EAD. Portanto, neste artigo, saiba quais são elas e entenda mais sobre essa graduação.

Curso de direito EAD: o que é

O curso de Direito EAD é uma opção mais recente, mas, a formação é uma das mais tradicionais do país. Aliás, este foi o segundo curso superior instaurado no Brasil e existe desde 1827.

A graduação de Direito sempre ocupa a lista das mais buscadas pelos estudantes. Afinal, a mesma traz muitas opções de atuação. Além disso, há bons cursos em diversas áreas para seguir carreira ou ter o próprio negócio.

Educação a distância (EAD)

Na modalidade EAD, o aluno não precisa frequentar o espaço físico da faculdade. Ou seja, todas as aulas são feitas de forma online, com horário determinado ou não. Assim, a modalidade permite mais autonomia nos estudos.

Também há a aplicação de provas e trabalhos, que podem ser presenciais ou não. Essas questões variam de acordo com cada faculdade. Portanto, antes de fazer sua escolha, é importante ficar atento a esses pontos.

Quais as razões que favorecem a autorização do curso de Direito EAD

Há alguns motivos e razões que favorecem a autorização do curso de Direito EAD. São esses:

  1. É uma tendência mundial;
  2. Visitas in loco destravam processos;
  3. Oferece tanta qualidade quanto o presencial;
  4. É mais acessível.

A seguir, entenda um pouco mais sobre as razões e como essas influenciam na graduação. Dessa forma, será mais fácil decidir se é a opção correta para você.

1 – Curso de direito EAD: é uma tendência mundial

O modelo de estudos EAD tornou-se uma tendência mundial. Apesar de já existir, a pandemia fez com que se tornasse a primeira opção para muitos alunos. Em 2020, o número de matriculados no curso de Direito EAD superou os da modalidade presencial. Ou seja, não há como negar que o futuro da educação segue para este formato.

Além disso, as plataformas digitais estão cada vez mais preparadas para essas transmissões. Assim, facilitando a comunicação e também o ensino.

2 – Visitas in loco destravam processos

Talvez essa seja uma razão que beneficia mais as instituições. Afinal, com este novo formato, acelera-se a visita in loco do Ministério da Educação. Essa é uma etapa obrigatória para a autorização de cursos e faculdades.

Com isso, estima-se que mais de 5 mil avaliações de curso de Direito EAD sejam feitas até outubro. Aliás, o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior, o Semesp, afirma que 90% das instituições que já haviam feito pedidos tiveram atualizações.

3 – Curso de Direito EAD: tanta qualidade quanto o presencial

Há uma grande preocupação de que o curso de Direito EAD tenha qualidade inferior. Mas, especialistas comprovam que o ensino é tão bom quanto no formato presencial. Porém, deve-se avaliar bem a escolha da universidade.

Mesmo que seja em um formato online, as experiências práticas continuam. Afinal, são de grande importância para formar os profissionais. Assim, laboratórios virtuais são utilizados para atividades como:

  • Redação jurídica;
  • Simulações;
  • Peticionamento eletrônico;
  • Arbitragem gamificada.

Empenho

Um grande diferencial do estudo EAD é a autonomia do aluno. Ou seja, na maioria dos casos, ele pode definir seus horários e ambiente de estudo. Portanto, a autonomia torna-se mais necessária do que nunca.

Ter uma boa organização é a garantia de que seus estudos terão bons resultados. Sendo assim, o aluno é totalmente responsável pelo desempenho que terá na faculdade.

4 – É mais acessível

Por fim, o curso de Direito EAD é uma opção mais acessível ao estudante. A princípio, oferece mensalidades menores, o que permite que mais pessoas possam cursá-lo.

Além disso, você tem a opção de escolher qualquer faculdade, mesmo que seja distante de onde você mora. Afinal, as aulas são realizadas de modo online. Assim, o aluno não precisa se deslocar, o que também gera uma economia.

O MEC reconhece o curso de direito EAD?

É muito importante que, antes de escolher um curso de Direito EAD, você saiba se o Ministério da Educação reconhece a graduação. Isso porque, sem essa aprovação, a graduação não possui validade.

A princípio, o MEC não reconhecia esta modalidade para o Direito. Mas, devido à pandemia, autorizou-se que as instituições certificadas pudessem ministrar aulas teóricas no formato online, permitindo que a graduação seguisse.

Acredita-se que, com o avanço da tecnologia e os bons resultados obtidos nessa experiência, a graduação EAD seja aprovada. Contudo, a Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, é a responsável pelo atraso dessa permissão.

Segundo a OAB, o ensino a distância pode prejudicar a formação dos advogados. Seja pelo conteúdo mais raso ou pela falta de prática. Porém, a adaptação das universidades mostrou que é possível que esses pontos sejam feitos neste formato.

Por fim, espera-se que, em breve, o MEC reconheça e libere a formação de direito EAD. Mas, vale lembrar que a liberação está sendo realizada enquanto o período de pandemia se estende em todo o Brasil.

Curso de Direito EAD: onde cursar?

Após conhecer os motivos que reforçam a escolha do curso de Direito EAD, é preciso definir a graduação. Aliás, esse é o passo mais importante para a garantia de bons resultados.

Quando se procura qualidade, é preciso verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC, bem como se o corpo docente tem o preparo e a qualidade necessários para a graduação.

O Grupo Kroton possui as melhores universidades para quem deseja cursar Direito no formato EAD. Assim, as opções são:

Por fim, basta que você escolha qual atende suas necessidades. Dessa forma, você garante que terá uma graduação de qualidade e pelo melhor preço do mercado.

Vale a pena o curso de Direito EAD?

Neste artigo fica claro que o curso de Direito EAD é uma ótima opção. Afinal, além de ser uma tendência mundial, o formato traz mais autonomia e facilidade para o aluno. Além disso, é mais acessível.

Caso deseje seguir uma carreira no Direito, é importante que você avalie essa opção. Assim, poderá fazer a graduação dos seus sonhos de uma maneira mais simples e prática.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.