InícioGraduaçãoEnfermagemQuais vantagens de fazer Enfermagem semipresencial?

Quais vantagens de fazer Enfermagem semipresencial?

O curso de Enfermagem é um dos mais procurados em diferentes vestibulares. Além disso, costuma atrair milhares de estudantes todos os anos. Além de um mercado aquecido, que pede constantemente por novos profissionais, o curso é a escolha certa para quem quer seguir carreira contribuindo diretamente para a saúde e o bem-esta das pessoas. E quais são as vantagens de fazer Enfermagem semipresencial? A possibilidade de fazer o curso de Enfermagem EAD abriu ainda mais portas. Ele permite que alunos de diferentes regiões possam se formar. Além, disso, que jovens de diferentes perfis possam conciliar estudos e trabalho.

Assim como no curso presencial, a graduação em Enfermagem EAD dura, em média, cinco anos. Os estudantes têm contato com uma formação mais generalista na faculdade. Podendo se especializar em diferentes áreas de acordo com o interesse pessoa e objetivos de carreira. A Enfermagem tem um amplo leque de possibilidades de trabalho. Logo, se especializar pode ser um bom caminho para garantir salários melhores.

Na hora de se matricular em um curso com modalidade online é muito importante pesquisar se a faculdade escolhida é reconhecida pelo MEC. Com os avanços da tecnologia, atualmente é possível ter acesso a um bom material de estudos, com aulas, apostilas, vídeos, exercícios e encontros ao vivo. A modalidade EAD tem a vantagem de ser mais econômica, com mensalidades menores e um custo mais baixo de investimento em transporte e alimentação, por exemplo. Vale lembrar que não existem diferenças entre o diploma de um curso EAD ou presencial.

Grade horária do curso de Enfermagem

Para te ajudar nesse período, separamos algumas das disciplinas ofertadas em Enfermagem EAD e presencial, que costumam estar na grade de boa parte das faculdades:

  1. Enfermagem Geriátrica
  2. Enfermagem Pediátrica
  3. Enfermagem Psiquiátrica
  4. Pesquisa Clínica
  5. Atendimento Domiciliar
  6. Assistência Hospitalar
  7. Realização de Diagnósticos de Exames
  8. Enfermagem de Resgate
  9. Gestão de Projetos em Saúde
  10. Enfermagem de Saúde Pública
  11. Assessoria e Consultoria
  12. Enfermagem do Trabalho
  13. Ética e Exercício de Enfermagem
  14. Farmacologia
  15. Fisiologia Humana
  16. Fundamentos da Saúde Coletiva
  17. Genética e Evolução Humana
  18. Gestão de Enfermagem em Serviços de Saúde
  19. Imunologia
  20. Semiologia Básica em Enfermagem
  21. Enfermagem em centro cirúrgico e central de maternidade
  22. Enfermagem em oncologia
  23. Enfermagem na saúde da mulher: assistência ginecológica
  24. Prática clínica de enfermagem na saúde da mulher: assistência ginecológica
  25. Enfermagem na saúde da criança e do adolescente II
  26. Enfermagem na saúde mental
  27. Enfermagem em terapias complementares

Como se organizar com os estudos?

Fazer um curso a distância requer ainda mais compromisso e responsabilidade, já que os estudantes devem se comprometer por conta própria, sem professores ou colegas de turma sempre por perto. Para ajudar nesse período, você pode buscar alguns caminhos e atividades que te mantenham sempre atento aos estudos. Apesar da flexibilidade de horário, pode ser muito interessante que os alunos de Enfermagem EAD escolham um horário certo por dia para acompanhar as aulas e atividades.

Essa escolha pode ajudar a manter a rotina de estudos mais organizada e sempre em dia. Outra dica importante é separar um local organizado para estudar e assistir as aulas. Pode ser um quarto especial, um cantinho decorado ou uma mesa bem organizada. O importante é ter um espaço fixo e acessível.

Anotar prazos e entregas em uma agenda, física ou virtual, também pode ajudar bastante. Além disso, o mais recomendado é que você consiga terminar as atividades essenciais durante a semana, separando os momentos de estudo em dias diferentes. Acumular todas as tarefas para o mesmo dia pode gerar um grande cansaço mental e atrapalhar o aprendizado. 

Como funciona o curso de Enfermagem EAD?

Vale lembrar que o curso de Enfermagem EAD é oferecido em modalidade semipresencial, ou seja, com aulas a distância, mas algumas atividades realizadas de forma presencial.  O diploma do curso à distância tem a mesma validade que os diplomas de cursos presenciais e os futuros enfermeiros podem atuar da mesma forma. Clínicas, hospitais, concursos e outros espaços de trabalho não consideram nenhuma diferença entre as duas modalidades.

No caso da Enfermagem EAD, as atividades presenciais são exigidas para suprir algumas demandas importantes. Como aulas e práticas em laboratórios. Enquanto isso, o aluno costuma ter acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde são disponibilizados os conteúdos regulares ao longo de todo o curso. É nesse espaço digital onde os alunos vão fazer trabalhos em grupo, provas, leituras e diferentes atividades que simulam a rotina do mercado de trabalho.

Entre as principais diferenças entre o curso na modalidade EAD e presencial estão os horários. Eles podem ser mais flexíveis na graduação a distância e nas avaliações, que se alternam entre o ambiente físico e digital. Além disso, outra diferença importante é um estímulo ainda maior para que o aluno seja também autodidata. Por fim, que ele organize seus horários, materiais de apoio e pesquisas. Outro ponto essencial para que o curso ocorra da melhor maneira possível é verificar se a faculdade da sua preferência oferece um ambiente virtual moderno e atualizado.

Quais são os principais aprendizados da Enfermagem EAD?

Podemos dizer que os aprendizados mais importantes que os alunos terão durante o curso de Enfermagem, seja ele presencial ou a distância, são aqueles que se relacionam diretamente com o cotidiano prático da profissão. As principais habilidades que o futuro enfermeiro pode aprender e exercitar durante o curso são práticas como coleta de dados para entender o estado de saúdo do paciente e cuidados com a higiene. Para esse perfil de estudante, é importante ter interesse em aprender mais sobre fazer curativos e aplicar remédios. Além de cuidar da alimentação dos pacientes e definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem.

Outra possibilidade, disponível para aqueles que escolhem a licenciatura, é se especializar na carreira acadêmica, seja ela para pesquisa ou para ministrar aulas teóricas e práticas. Essa também é uma atividade muito importante para a enfermagem, já que ela lida com a formação de futuros profissionais e também com a área de pesquisa, contribuindo para o avanço nos procedimentos e técnicas na área de saúde.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso de Enfermagem EAD, quais são as principais disciplinas e aprendizados, além do mercado de trabalho, fica mais fácil decidir se essa é a profissão certa para você. Assim como outras carreiras na área de saúde, a enfermagem pede profissionais comprometidos. Além disso, extremamente dedicados a manter a saúde e bem-estar dos pacientes. Estudar muito e manter-se sempre atualizado são pontos essenciais.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.