InícioGraduaçãoJornalismoQuais são as qualidades de um bom jornalista?

Quais são as qualidades de um bom jornalista?

Antes de mais nada, saiba que hoje falaremos sobre o profissional do Jornalismo. Abordaremos, também, algumas qualidades que esse profissional deve possuir para desempenhar as suas atividades de maneira qualificada.

Definitivamente, a informação tem alto valor no mundo atual. Primeiramente, a mesma é fundamental para a atualização das pessoas como forma de mantê-las em dia com os acontecimentos, tanto os de sua localização geográfica quanto os de outras partes do mundo. 

Além das notícias localizadas, as informações dos grandes mercados. Por exemplo: o agronegócio, as bolsas de valores e ambientes de investidores, e dezenas de outros. Enfim, a todo o tipo de negócio que tem na informação atualizada um insumo estratégico para ficar à frente dos seus concorrentes.

O quarto poder

Em suma, se dizia que a imprensa era o quarto poder das grandes democracias. Em outras palavras, juntamente com os poderes executivo, legislativo e judiciário, os veículos de comunicação detinham o poder da informação. Porém, a internet mudou tudo isso. Entretanto, esse pode ser um tema para outro dia. Apenas demonstramos um pouco da importância da notícia no mundo atual.

Portanto, o que você precisa saber agora é sobre o papel vital do jornalista com diploma de curso superior e sobre as qualidades para ser considerado um bom profissional nessa área. 

Qualidades de um bom jornalista

Definitivamente, o profissional de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo deve possuir algumas qualidades para o bom desempenho de sua função.

Afinal, o tempo não está ao seu lado. Os prazos e a pressão dos diferentes ambientes de trabalho poderão afetar as suas entregas caso você não esteja bem preparado para o que virá.

Agora, venha com a Voomp e confira, em detalhes, cada uma das qualidades necessárias a um bom jornalista.

1. Eficiência

Resumindo, o conceito de eficiência é a qualidade somada ao tempo. Ou seja, realizar um trabalho bem feito em um determinado período de tempo relativamente curto é o que podemos considerar como um trabalho realizado com eficiência.

Logo, o jornalista deve demonstrar a sua qualidade em ser um profissional eficiente. Já as publicações, as pautas, as notícias, ou todas as formas e plataformas nas quais a informação chega até as pessoas, têm prazo de validade e devem possuir qualidade. Seja no texto, na edição, na apuração etc. 

Em suma, seja rápido. Mas seja bom.

2. Facilidade em aprender

Os jornalistas ou estudantes da graduação devem sempre estar atentos à qualidade de todo o bom jornalista que é a facilidade de aprendizado. 

Preste atenção no pequeno causo que vamos usar para ilustrar como essa é uma condição muito ligada à profissão:

A Joana é jornalista formada com diploma em uma instituição de ensino superior.
Em determinada noite, ela chega para jantar em casa com a família. 

Em dado momento, eles estão comentando sobre as notícias do dia e os fatos marcantes daquela semana. Até que um tio pergunta a Joana se ela está sabendo das enchentes na Índia que estão ocorrendo em função da época de monções.

Quando ela responde que não,  ele para de comer e responde:

– Como você não sabe? Você é jornalista!

Aprendizado deve ser constante

Caso você não tenha percebido, o tio da Joana se comportou como todas as pessoas que têm uma ideia geral do profissional de Jornalismo. Em síntese, essas pessoas pensam que jornalista deve saber e entender de tudo. Porém, não é bem assim. 

Na verdade, todo bom jornalista deve, no mínimo, ter facilidade em aprender de tudo. Afinal, em seu dia a dia as pautas vão tocar em temas que abordem economia, saúde, comportamento, entretenimento e outros milhares de segmentos.

Contudo, o jornalista não é obrigado a saber tudo sobre o que acontece no mundo. Mas, o mesmo terá que aprofundar seus estudos e aprendizados em determinados assuntos caso precise escrever sobre esses.

3. Isenção

Na faculdade de Jornalismo, você aprende que o jornalista deve ser imparcial.  Mas, isso na prática fica cada vez menos provável de ocorrer. Desde que você nasce, você tem seus gostos, experiências e outras condições que durante a sua vida o tornarão uma pessoa parcial. Mesmo sendo um jornalista.

Afinal, um pessoal parcial faz parte de algo. Ou seja, o jornalista faz parte da sociedade em que vive. Logo, o conceito de imparcialidade não é válido.

Por isso, leve em consideração o conceito de isenção. O bom jornalista tem a qualidade de ser isento quando demonstra não estar envolvido com uma notícia, pauta ou fonte de informação. Em suma, demonstrar um distanciamento do fato ocorrido para, então, poder divulgá-lo sem julgamentos pessoais.

4. Escrever e falar de forma clara

Esta é uma qualidade fundamental para o bom exercício da profissão. Basicamente, a qualidade de escrever e falar de forma clara define muito um bom jornalista.

Logo, saber expressar verbalmente uma ideia, uma pergunta e depois publicar esse mesmo conteúdo em plataformas e veículos de comunicação diversos é uma qualidade vital para o exercício da profissão. 

Sem isso, o jornalista perde credibilidade. Afinal, ele vive do que apura e escreve. Além disso, realiza suas publicações de forma clara. E, assim, da mesma forma deve se comunicar.

O que você deve considerar como qualidades a um bom jornalista?

Definitivamente, um profissional de qualquer área deve ter um comportamento ético – o que parece óbvio ao bom jornalista. Todo o estudante ou jornalista formado deve respeitar as leis e outras questões que estão vinculadas à sociedade onde vive.

Basicamente, nos tópicos acima citados, colocamos qualidades importantes ao exercício diário da profissão. Porém, questões como cidadania, ética, respeito e outras qualidades importantes ao ser humano ou indivíduo em si devem integrar o caráter de um profissional de Comunicação.

Portanto, comece tendo respeito pelas pessoas, pelas leis e sempre demonstrando iniciativa em levar isso para a sociedade. Mesmo que você não concorde com as coisas do mundo, busque ser isento. 

Por fim, lute sempre para levar o fato da forma mais clara possível às outras pessoas que tanto precisam de qualidade na informação. O mundo necessita cada vez mais de bons jornalistas.

Leia mais:

Procurando mais informações sobre o curso de Jornalismo EAD?

Aproveite para conhecer a Academia Tech

Conhecendo os cursos da Faculdade Anhanguera

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.