InícioGraduaçãoQual a duração do CST em Radiologia?

Qual a duração do CST em Radiologia?

De maneira geral, o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia (CST) possui uma duração de, no máximo, três anos, sendo de nível de Tecnólogo, dependendo da universidade em que for realizado.

O profissional formado no CST em Radiologia terá como atividade principal fazer a preparação, além de operar estes equipamentos, com a finalidade de obter diagnósticos de imagem. Estes diagnósticos, por sua vez, ajudam diversos profissionais da medicina a descobrir doenças e verificar a eficácia de tratamentos. O uso destes equipamentos de raios X é essencial na medicina moderna. Pois são elas as ferramentas que garantem um grande auxílio aos profissionais da saúde. Isso ocorre principalmente pela capacidade destas máquinas conseguirem detectar certas doenças.

Além disso, a preparação do ambiente para que sejam retiradas as melhores imagens dos pacientes não é tão simples. Existem exames que envolvem o preparo de soluções químicas, com a finalidade de se tornarem contrastes radiológicos. Além disso, o profissional que faz um CST em Radiologia é o responsável por fazer a radioproteção. Elas são, basicamente, normas sobre como se portar ou utilizar os equipamentos que emitem certo grau de radioatividade.

Outro fator muito valorizado em quem trabalha no setor é a capacidade de preparação e empatia pelos pacientes. Eles devem ser preparados com cuidado antes de procedimentos que podem ser um pouco sensíveis, como a mamografia, por exemplo. De olho nesse ponto específico, muitos estudantes buscam certas áreas de mais afinidade com a Radiografia. Ou seja, existem muitas opções de carreira para quem é formado em CST em Radiologia. Nesse sentido, é possível trabalhar até mesmo fora da medicina, até na área industrial. Com equipamentos radiológicos sendo usados para identificar tubulações e estruturas metálicas dentro do concreto, por exemplo.

No entanto, para adentrar na área é preciso ter uma formação profissional. Em outras palavras, deve realizar os estudos juntamente com o estágio para conseguir atuar. Ainda assim, é bom saber o que será estudado antes de realizar sua matrícula. Então, continue lendo para mais informações.

Como é o CST em Radiologia?

Antes de mais nada, é bom saber que dentro da Radiologia os cursos se dividem entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, além de mais de 20 tipos de cursos técnicos para quem desejar se especializar no cuidado com os pacientes. As vagas, no entanto, funcionam para Tecnólogos e Técnicos. Com a diferença de que o CST em Radiologia fornece um diploma, enquanto quem fez só o técnico terá apenas o certificado.

Como o mercado de trabalho nos dias de hoje pede por profissionais cada vez mais capacitados, por mais que ambas as formações estejam em alta, a formação superior é mais recomendada. Principalmente pela quantidade de conhecimentos e experiências adquiridas por meio dos estágios. As disciplinas ensinadas durante o curso técnico procuram tratar principalmente de matérias das ciências exatas, biológicas e humanas. E, como o curso é bem mais prático, sua especialização é sempre voltada para a área médica. Ela sempre precisa de novos profissionais para integrar suas equipes.

De maneira simples, podemos dizer que, durante toda a duração do CST em Radiologia, o aluno aprende os princípios sobre o funcionamento dos equipamentos. Além disso, visa conhecer de forma teórica e prática a física envolvida nas radiações. Outras disciplinas mais voltadas ao lado humano abordam a interação com o paciente, que, por sua vez, são bem importantes em momentos delicados.

Nesse sentido, como a Radiologia envolve riscos aos profissionais, devido à possível exposição à radiação, os estudantes são ensinados sobre os cuidados que devem ser tomados. Algumas matérias, como Radioproteção, Biossegurança e Legislação Radiológica servem para dar essa base de conhecimentos.

O que faz um profissional formado no CST em Radiologia?

De forma simples, o CST em Radiologia possui um nível de formação superior. E, depois dele, é possível realizar especializações e uma pós-graduação mais específica, se desejar. Por essa razão, é sempre recomendado esse tipo de formação. Simplesmente pelo fato de oferecer muito mais opções de carreira para você.

Por outro ponto de vista, este tipo de formação, especificamente, possibilita com que o profissional formado possa atuar em áreas gerenciais e administrativas da Radiologia. Algo que facilita bastante em questões de remuneração relacionadas à natureza deste trabalho. Para que o diploma seja conquistado, é preciso fazer um estágio obrigatório. Ele pode ser executado em alguma clínica ou hospital. Essa experiência prática é muito importante para que o aluno saiba com o que virá a trabalhar depois de conseguir o diploma.

Do mesmo modo, algumas pessoas tendem a ir para o caminho acadêmico. Em outras palavras, preferem realizar um mestrado ou doutorado na área. As pessoas que escolhem seguir esse caminho de carreira tendem a querer exercer a docência. Ou seja, preferem dar aulas de Radiologia no futuro. Veja outras áreas em que o profissional formado após o CST em Radiologia poderá atuar em seu futuro:

  • Operação de raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e outros exames de imagem
  • Radiologia intervencionista
  • Radiologia industrial (em portos e em empresas de transporte de produtos)
  • Em aeroportos e em prisões (scanners de bagagens e de pessoas visitantes)
    cargos na docência, como coordenador de curso de graduação (seja de nível técnico ou superior)
  • Medicina nuclear
  • Pesquisa
  • Terapia radiológica
  • Irradiação de alimentos (conservação por meio de técnica radiológica)
  • Cargos de gestão de equipes radiológicas em hospitais, clínicas, indústrias e outros estabelecimentos
  • Comercialização de equipamentos radiológicos

Onde você pode estudar?

Inicialmente, os cursos técnicos e superiores são oferecidos por instituições públicas e privadas em todo o Brasil. Além disso, hospitais e instituições de saúde privadas também buscam oferecer esse tipo de capacitação. Isso acontece, pois existem várias formas de capacitações e especializações na área. Por exemplo, se há uma nova máquina de raio X ou tomografia, alguém profissional em Radiologia deve estar treinado para usar o equipamento da melhor forma.

Ao passo que é essencial que a instituição em que você vai fazer o curso seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), recomendamos as seguintes instituições:

  • Centro Educacional Anhanguera
  • Faculdades Integradas Norte do Paraná – UNOPAR
  • Faculdade Pitágoras

Como você pode ver acima, a diferença entre um CST em Radiologia e um curso técnico é de apenas uma ano. Então, se puder se dedicar um ano a mais nos estudos dessa área de conhecimento, será muito mais fácil arrumar uma vaga de emprego. Além disso, o nível técnico permite que a pessoa possa trabalhar apenas em equipamentos radiológicos. Isso pode restringir bastante sua área de atuação.

Resumindo, quem opta pelo curso superior tem a chance de ter uma remuneração maior e mais oportunidades na carreira. Assim, como a Radiologia é ferramenta essencial para a Medicina como um todo, ela é bem requisitada e bem vista em vários cenários. É possível que após a duração de um CST em Radiologia você consiga aquela remuneração que tanto deseja e ainda terá responsabilidade sobre vários subordinados.

Gostou? Então veja aqui também o que faz um técnico de Radiologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.