Qual a duração do Curso de Engenharia de Software?

Giovana Bertti
Colaborador do Hora Da Facul
1

As graduações nas áreas de engenharia estão entre as principais e as mais procuradas nos cursos pelo país. A modernização de empresas e o uso massivo de produtos tecnológicos fez surgir uma demanda crescente de profissionais especializados em lidar com tecnologia. Dessa forma, o curso de Engenharia de Software vem ganhando espaço, e se tornou uma excelente opção para os alunos.

A graduação na área tecnológica prepara o estudante para projetar e desenvolver programas, aplicativos e softwares em geral. A formação de Engenharia de Software é um bacharelado, e o aluno pode optar por ensino presencial ou à distância (EAD).

Após a formação, o profissional pode trabalhar com desenvolvimento de softwares para empresas, projetos e para clientes. Além disso, pode exercer a função de suporte e gerenciamento de redes de computadores para empresas.

Já pensou em fazer sua faculdade dos sonhos à distância?

Tire todas as dúvidas e saiba mais sobre a modalidade EAD

 

Caso queira conhecer mais sobre a graduação de Engenharia de Software, o tempo necessário para completar a formação e o mercado de trabalho na área, siga lendo esse artigo. Nas próximas linhas, vamos esclarecer as dúvidas sobre a faculdade e as oportunidades na área.

O que é Engenharia de Software?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é Engenharia de Software. Dessa forma, podemos colocar essa especialização como o ramo da Ciência da Computação que busca o desenvolvimento, criação e manutenção de sistemas para computadores.

A área de estudo funciona embasada em princípios, práticas e metodologias que vêm dos conceitos de software e de tecnologia. Além disso, aborda aplicações práticas e tecnológicas para Gestão de Projetos. Desse modo, a especialidade de Engenharia de Software conta com modelos diferentes para prática profissional, como por exemplo:

Banco de dados;

Plataformas;

Padrões de projeto de software;

Processo e qualidade de software;

Bibliotecas digitais;

Processo e qualidade de software.

Além disso, a Engenharia de Software tem como objetivo conduzir a inovação e oferecer um produto tecnológico eficaz para o público.

Como é o Curso de Engenharia de Software?

Durante o Curso de Engenharia de Software são ensinadas técnicas de desenvolvimento de softwares e programas que podem ser aplicados em diferentes dispositivos eletrônicos. Nos primeiros períodos da graduação, o estudante tem contato com disciplinas voltadas para lógica e algoritmos.

Já ao longo da faculdade, são ministradas aulas voltadas para cada etapa de produção de sistemas. Nos últimos semestres, as disciplinas são voltadas para preparar o estudante para lidar com programação para web, dispositivos móveis e games.

Além disso, durante a graduação, são ministrados conteúdos voltados para matemática avançada e engenharia. Por isso, é importante ter afinidade com matérias de exatas, ou vontade de aprender durante a faculdade.

Dessa forma, a graduação prepara o estudante para compreender e aplicar processos de software, analisar tecnologias adequadas, analisar problemas técnicos e especificar os requisitos de software.

Quanto tempo é necessário para concluir o Curso de Engenharia de Software? 

Certamente, mais um ponto importante para elucidar sobre a formação é o período necessário para concluir a faculdade. Como foi dito anteriormente, o curso de Engenharia de Software é um Curso Superior de Bacharelado, por isso tem duração de dez semestres. Dessa forma, geralmente, são necessários de quatro a cinco anos para o estudante se formar.

Vale ressaltar que a maioria das instituições de ensino coloca como requisito obrigatório para concluir a formação o estudante realizar estágio na área e, também, apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Grade curricular do Curso de Engenharia de Software?

Como dito anteriormente, o período para concluir a graduação de Engenharia de Software pode variar de quatro a cinco anos — dependendo da instituição de ensino. Por isso, a grade curricular do curso também pode variar de acordo com a faculdade.

Contudo, as instituições de ensino precisam seguir as diretrizes do Ministério da Educação e, por isso, contam com matérias principais, que aparecem em todos os cursos ofertados no país. Por isso, entre as principais disciplinas ministradas nos cursos de Engenharia de Software estão:

  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Análise e Projeto de Software;
  •  Arquitetura de Software;
  • Arquitetura de Computador;
  • Engenharia de Requisitos;
  • Engenharia de Software;
  • Estatística e Probabilidade;
  • Inteligência Artificial;
  • Interface Humano-computador;
  • Métricas de Software;
  • Paradigmas de Linguagens de Programação;
  • Processo de Software;
  • Qualidade de Software;
  • Redes de Computadores;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Sistemas Operacionais;
  • Teoria da Computação;
  • Teste de Software.

Como é o mercado de trabalho para engenheiro de Software?

Após se formar no curso de Engenharia de Software, o profissional encontra um mercado de trabalho aquecido e com muitas oportunidades para engenheiros capacitados. Como dito anteriormente, com a formação em engenheiro de Software o profissional se torna apto a desenvolver soluções tecnológicas para empresas, como aplicativos, programas e bancos de dados. Além disso, também de sistemas que gerenciam toda informação de uma organização.

Cabe ao profissional da área avaliar a qualidade dos processos organizacionais, propondo melhorias em prol da tomada de decisão.  A ele também caberá a missão de  sugerir novos negócios, considerando políticas de tecnologia e inovação.

Entretanto, o engenheiro de Software pode atuar profissionalmente em diversos setores. Estão entre esses segmentos, por exemplo, gestão, estruturação, manutenção e desenvolvimento.

Qual o salário do profissional de engenheiro de software?

O mercado de trabalho na área de Engenharia Software vem ganhando espaço e crescendo no país. Por isso, os profissionais especialistas na área estão encontrando melhores oportunidades de emprego, e até mesmo maiores oportunidades para ocupar as melhores funções.

De acordo com um levantamento realizado pelo site Salario.com.br, em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial da profissão é de R$9.186,65 mensais. Além disso, a jornada de trabalho em geral para os trabalhadores na área de Engenharia de Software é de 42 horas semanais.

Vale lembrar que o especialista de Engenharia de Software pode atuar em diversas soluções em tecnologia da informação, identificando problemas e oportunidades, criando protótipos, validando novas tecnologias e projetando aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto nível. Além disso, pode implementar soluções em tecnologia da informação, gerenciam ambientes operacionais, elaboram documentação, fornecem suporte técnico e organizam treinamentos a usuários.

Enfim, agora você conhece os detalhes da profissão e tudo sobre o curso de Engenharia de Software. Espero que esteja preparado para dar o pontapé inicial no seu futuro e invista na sua nova graduação.

Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Hora da Facul , e saia na frente na profissão.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.