InícioGraduaçãoRecursos HumanosQual a duração do curso de Gestão de Recursos Humanos?

Qual a duração do curso de Gestão de Recursos Humanos?

Primeiramente, se você pretende construir uma carreira na área de Gestão de Recursos Humanos, a boa notícia é que a duração é reduzida em comparação com outros cursos de graduação: dois anos. No entanto, isso não quer dizer que você aprenderá menos. Dessa forma, as matérias terão uma aplicação muito mais prática, voltadas para o exercício da profissão. Além disso, o curso de Gestão de Recursos Humanos está disponível nas modalidades presencial e EAD. Portanto, significa que é uma graduação bastante acessível para quem pretende se especializar no segmento.

Além disso, os gestores de Recursos Humanos são profissionais extremamente valorizados no mercado de trabalho. Afinal, o capital humano é o mais valioso recurso que uma empresa pode possuir. Dessa forma, gerenciar esse capital da melhor maneira é essencial para qualquer organização de qualquer porte. Porém, é preciso se capacitar adequadamente para exercer essa função. E é por meio do curso de Gestão de Recursos Humanos que isso poderá acontecer. Também é possível dizer que o preço de uma faculdade de Gestão de Recursos Humanos é bem acessível se comparado com a maioria dos cursos. Mas, também existe a possibilidade de se pedir uma bolsa ou financiamento, para que o custo não fique tão pesado.

Por outro lado, é preciso ter o diploma na área se você quiser pelo menos um cargo de estagiário ou assistente no curso de Gestão de Recursos Humanos. Aliás, como essa graduação é rápida, recomendamos que o primeiro passo para uma carreira promissora seja através de algum programa de estágio.

O que é estudado durante o curso de Gestão de Recursos Humanos?

Por mais que muitas pessoas pensem que o curso de Gestão de Recursos Humanos lide apenas com questões burocráticas (contratação, manutenção e a dispensa de funcionários), essas podem estar enganadas. Afinal, é claro que as atividades citadas fazem parte do pacote de serviços que o profissional presta. Porém, não é apenas isso que é o trabalho do gestor de recursos humanos. Isso quer dizer que há tanto instituições públicas quanto privadas nas quais o profissional lidará com desafios e responsabilidades muito além das tarefas burocráticas.

Por essa razão, as disciplinas ensinadas durante o curso abrangem conhecimentos dos mais diversos. Passando pelas humanas e exatas, capacitando o gestor em todas as esferas de saberes essenciais para o exercício da profissão. Outras tarefas de quem trabalha nessa área podem ser fornecer orientações para todos os trabalhadores, bem como conseguir estruturar um ambiente de trabalho positivo e encorajador. Por isso, no curso de Gestão de Recursos Humanos, as disciplinas estudadas possibilitarão a compreensão de todas as relações que envolvem trabalhadores e empresas. Dessa forma, as disciplinas, que abordarão temas que vão desde a administração até a política de conflitos, fornecerão toda a capacitação que o aluno necessitará.

Portanto, as disciplinas do curso de Gestão de Recursos Humanos ensinam os alunos a se tornarem especialistas para conseguirem trabalhar em uma área abrangente. Uma área que, maioria das vezes, exige diferentes habilidades de pensamento crítico para compreensão do complexo cenário em que estão inseridos, nos diferentes tipos de organização que você pode imaginar. Assim, separamos algumas das principais matérias do curso para você saber o que será estudado no período de dois anos de formação.

Principais matérias do curso

  • Gestão de Pessoas: essa é uma das atividades que estão no centro do RH em todos os tipos de negócio. Afinal, toda a organização precisa de uma força de trabalho forte e integrada sob a orientação de uma gestão eficiente. Nesse estudo, estão envolvidos o desenvolvimento de inúmeras habilidades como liderança, capacidade de interagir com diferentes tipos de personalidade e reconhecimento de talentos.
  • Gestão de Projetos: nessa matéria é ensinada a prática de planejar, executar e concluir o trabalho de uma equipe para atingir objetivos e atender a critérios de sucesso em um prazo de tempo específico. Dessa forma, o RH precisa estar atento ao funcionamento de projetos e às fases que envolvam o seu desenvolvimento. Além de saber como tornar os colaboradores mais produtivos e estimados para melhorar a tomada de decisão.
  • Gestão de Conhecimento: além do capital humano, o conhecimento está entre os principais ativos de uma organização, sobretudo na Era Digital em que vivemos. Por definição, a gestão de conhecimento é o processo de criação, compartilhamento, uso de gerenciamento de conhecimentos e informações de uma organização. Ou seja, se refere ao desenvolvimento de formas mais adequadas para um negócio conseguir alcançar os seus objetivos fazendo o melhor uso do conhecimento.

Qual o perfil do profissional formado em Gestão de Recursos Humanos e quais as suas habilidades?

De maneira simples, o profissional aprende no curso a como “ler” as pessoas e saber se comunicar bem com elas. Em outras palavras, são usados os conhecimentos técnicos que envolvem legislação, planejamento estratégico, capacidade analítica e comunicativa. Além da facilidade em realizar negociações e conciliar interesses com foco em soluções, ainda conhecimentos sobre metodologias e técnicas para a implantação de práticas.

Por outra perspectiva, as habilidades comportamentais ligadas ao aluno do curso são relacionadas à liderança, resiliências, inteligência emocional, relacionamento, observação, assertividade e visão ampla de negócio. Sabemos que o mercado de trabalho nos dias de hoje possui uma rotatividade alta de funcionários e é comum que essas empresas passem por mudanças de equipe e reestruturações. Então, é importante que o gestor de RH saiba manter o equilíbrio a despeito dessas flutuações de forma a coordenar e contribuir para um bom andamento dos trabalhos.

Por fim, o aluno formado no curso de Gestão de Recursos Humanos será o responsável por manter a unidade através da cultura empresarial e por incentivar o sentimento de pertencimento daqueles que trabalham. Se você se interessou pelo curso e pretende realizar uma graduação, busque uma universidade aprovada pelo Ministério da Educação e bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.