InícioGraduaçãoQual a grade curricular do curso de Gestão da Inovação?

Qual a grade curricular do curso de Gestão da Inovação?

O curso de Gestão da Inovação é voltado para quem quer se destacar no mercado de trabalho com ideias novas que façam a diferença. É interessante notar nessa formação que o profissional poderá atuar em áreas bem distintas de trabalho, mas sempre focado na liderança.

É ele quem vai pensar em soluções para resolver problemas de agora ou que podem vir no futuro. Isso requer pensar na criatividade como algo a ser utilizado e desenvolvido, de maneira a fazê-la ajudar nesse processo.

O curso de Gestão da Inovação tem três semestres e é oferecido na modalidade tecnológica. Na maioria das vezes, as aulas são todas a distância, no modelo EAD. Mas as atividades são constantes, com acompanhamento do professor e exercícios em grupo. Vamos conhecer um pouco mais da grade curricular desse curso.

Disciplinas da Gestão da Inovação

Como o profissional vai, na grande maioria das vezes, atuar em cargos de gerência, uma das disciplinas que faz parte da grade é a de Modelos de Gestão. Aqui o aluno tem contato com as teorias da Administração, e o seu desenvolvimento ao longo da História. Isso é importante porque ele deverá conduzir os trabalhos da equipe da melhor maneira.

Outra matéria é a de Gestão Mercadológica na Era Digital. Aqui a abordagem é sobre como lidar com os indicadores de mercado dos produtos da empresa, especialmente no ambiente digital. Nos tempos de hoje, a comunicação é toda em tempo real. Assim, é fundamental monitorar tudo o que se fala a respeito da marca, como se fala e como reagir a elas. Isso vai basear futuras campanhas de divulgação.

Seguindo nessa linha, a Pesquisa e Inteligência de Marketing traz informações sobre como elaborar e conduzir estudos para descobrir a quantas está a marca. Coisas como o que pesquisar, como conduzir e o que se espera dos resultados são algumas dos dados que podem ser coletados.

Inovação nos Negócios

Falando do pensar diferente, a Inovação nos Negócios trata das iniciativas que estão em atuação no mundo e como fazer para criar a sua própria. São atitudes como essas que inspiram os futuros profissionais.

A matéria de Empreendedorismo e Inovação tem outra abordagem, a de como poder montar seu próprio negócio de forma criativa. Afinal, para quem quer se destacar no mercado, além de pensar em criar algo novo, precisa pensar em como fazer esse algo novo ser conhecido por todos. E como isso pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Há a disciplina de Processo da Criatividade. Aqui o aluno vai conhecer como ela se forma na nossa mente, como estimulá-la e fazer nossas ideias ficarem ainda mais criativas e inovadoras. É o que se espera desse profissional. Mas, vamos pensar, o que é a criatividade?

A capacidade de criar e inventar

Em Gestão da Inovação, a criatividade é uma das ferramentas mais utilizadas. É com ela que pensamos ‘fora da caixa’ e temos ideias geniais. Mas como podemos definir a criatividade?

Não há uma definição certeira do que seria a criatividade, mas há ideias que ajudam a explicar. Uma delas é quando você consegue uma solução a partir da junção de ideias aparentemente opostas. É mais ou menos a construção de uma piada: você vem acompanhando a história e o final é completamente diferente do que se esperava.

Com a criatividade é algo parecido. Uma ideia surge quando menos se esperava, a partir da união de duas ou mais ideias. O desenho de uma lâmpada em cima da cabeça é uma das melhores imagens que se tem desse fenômeno. Afinal, quando pensamos em algo mirabolante, é como se acendesse uma luz.

Mas, diferente do que se imagina, não é um dom. É algo que se desenvolve, por meio do conhecimento de mundo que adquirimos. Isso vem por meio de leitura, conversas com pessoas de diferentes grupos, ouvir música e acompanhar noticiário. E a lista se alonga: praticar esportes, passar algum tempo ao ar livre, viajar, assistir a filmes e seriados. Ou seja: praticamente tudo pode ser um gatilho para a criatividade. E por que é assim?

Gestão da Inovação e como vem a ideia criativa

Isso tudo do que falamos agora há pouco são estímulos. Esses acontecimentos ficam registrados em nossa mente, não necessariamente de forma integral, mas especialmente como nos sentimos em relação a eles. Em muitos casos, eles ficam lá, guardados, em algum lugar, esperando serem resgatados um dia.

É quando acontece alguma coisa que te lembra de determinado acontecimento, e o evento aparece. Pode não ter relação direta com o que você precisa resolver, mas não é esse o foco. Com essa lembrança, você pode relacionar o problema com algo que aconteceu, e ter uma ideia para a sua resolução. E isso pode acontecer quando menos se espera. Na hora do banho, conversa com amigos, caminhada, até em sonho.

Quando estamos mais relaxados e menos focados no problema é a hora que a mente tem para ligar os pontos. É difícil pensar em algo quando não tiramos os olhos de cima daquilo que precisa ser resolvido. Mas, quando olhamos por outro ângulo, fica mais fácil. E falamos a frase ‘por que não pensei nisso antes’. Para quem está de fora da situação, parece fácil mesmo ter essa ideia mirabolante. Por outro lado, quem está dentro sabe o quanto foi difícil. Mas não é impossível. E é o que o curso de Gestão de Inovação procura trazer ao aluno.

Mercado de trabalho

O gestor tem um campo de trabalho bastante vasto, que vai da indústria ao comércio, e setor de serviços. Afinal, essas empresas procuram soluções diferentes para seus negócios, pensar adiante e prever que mais problemas ocorram.

Assim, ele pode atuar em fábricas e pensar em formas diferentes de produzir algo, de novos produtos, ou até de fazer o correto descarte dos resíduos. Em prestadoras de serviços, um campo bom de atuação é em como divulgar de maneira mais efetiva o seu produto.

O comércio também é um bom campo de atuação. A criatividade vai às alturas ao pensar em formas inovadoras de divulgar os produtos. Pensar em como colocá-los à vista dos clientes e anunciá-los de forma criativa são alguns dos desafios. E o curso de Gestão da Inovação traz isso. É pensar mesmo fora da caixa e trazer novas soluções para o mundo.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Saiba tudo sobre o curso superior em Gestão da Inovação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.