InícioGraduaçãoGestão FinanceiraQual a grade curricular do curso de Gestão Financeira?

Qual a grade curricular do curso de Gestão Financeira?

Encontre neste artigo tudo o que precisa sobre a grade curricular do tecnólogo em Gestão Financeira. Veja também porque o curso técnico nessa área traz vantagens à empregabilidade. 

A gestão das finanças sofre constantes transformações na medida do aparecimento de novas legislações e atualizações do mundo globalizado. Não só dentro das empresas, mas, também para quem deseja empreender, a formação com foco em gestão financeira é fundamental para construir uma grande carreira!

Novamente, cursos que no passado tinham grades curriculares muito estagnadas, hoje se mostram dinâmicos. Com disciplinas básicas e específicas, a graduação no campo das finanças contextualiza com as principais demandas. Então, fique conosco para conhecer mais sobre qual a grade do curricular do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Financeira.

O planejamento na grade curricular do curso de Gestão Financeira

Sabemos que não existe negócio que não precise gerenciar as finanças. Nesse sentido, quanto mais conhecimento, melhor. Ou seja, tanto para o empregador quanto para o profissional empregado, a gestão financeira é um item bastante importante.

Por ser uma área do conhecimento que se espraia em todo o tipo de projeto, o profissional que atua com a gestão das finanças tem um leque enorme de possibilidades. Assim, quem escolhe esse curso deve encontrar inúmeras vagas abertas. Nesse sentido, a partir da qualificação profissional, é importante investir em currículo e nos bons contatos para chegar às oportunidades de trabalho.

Atualmente, as demandas são cada vez maiores para atender aos consumidores. E as empresas investem pesado para que seus aportes e retornos tenham o melhor planejamento possível. O tecnólogo em Gestão Financeira também aproveita as matérias de planejamento que estão envolvidas nesse cenário. Assim, durante  o curso, o aluno de Gestão Financeira conhecerá essas modalidades de planejamento, o que o qualificará para atuação no mercado. 

Principalmente no Brasil, onde a legislação tributária é gigantesca e ainda se vê no horizonte uma reforma nesse âmbito, possivelmente o profissional da área será cada vez mais requisitado. Esse período pode ser valioso para quem deseja se dedicar a esse campo e estar nos melhores empregos oferecidos.

Reconhecimento do tecnólogo em Gestão Financeira

O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Financeira é devidamente reconhecido pelo MEC, o Ministério da Educação. E isso cria um cenário extremamente importante para a graduação, pois as legislações influenciam o mercado de trabalho, inclusive.

Pelas constantes requisições nacionais e internacionais, as empresas e indústrias estão cada vez mais necessitadas de adequações. E isso faz com que elas contratem profissionais específicos para certificações internas dos seus processos.

Frequentemente, com tantas exigências de padronização e modernização de processos, o especialista em finanças poderá trabalhar junto com outras áreas para assinar projetos de excelência dentro das grandes empresas ou indústrias.

Os benefícios do tecnólogo para a inserção no mercado de trabalho

A vantagem de um tecnólogo é que, além da otimização da grade curricular sem perder qualidade do ensino, o aluno economiza tempo e ingressa mais rápido no mercado de trabalho. O foco no mercado é importante, já que a experiência para os recém formados é fundamental para uma boa colocação no curto e médio prazos.

Além disso, a grade curricular do tecnólogo em Gestão Financeira aproveita a curta duração para intensificar as matérias mais específicas. Dessa forma, o aluno adquire uma excelente bagagem ao final do curso. Período esse concomitante ao ingresso em estágios ou à aplicação das vagas nas empresas.

Por fim, podemos destacar que os cursos superiores de tecnologia têm uma mensalidade mais barata. Afinal, com menos duração, podem disponibilizar maiores descontos e o com mesmo corpo de professores dos cursos de maior duração.

Existe graduação EaD nessa área?

A Ead, ou Educação a Distância, virou uma tendência global de transmissão do ensino. E graças ao esforço e experiência de algumas universidades, já é possível falar em formação EaD na área de gestão financeira.

Vamos listar três grandes faculdades que oferecem a modalidade EaD para o tecnólogo em Gestão Financeira. São universidades reconhecidas pelo MEC e que investem tanto na estrutura do curso como no ingresso do aluno no mercado de trabalho:

  • Anhanguera, que possui mais de 700 unidades e também módulos híbridos a distância;
  • Pitágoras, com as modalidades presencial e online para o curso de gestão financeira;
  • Unopar, que conta com mais de 1400 unidades e polos.

Ainda, para você se aprofundar mais no tema, temos outro artigo que aborda as melhores maneiras de aproveitar a modalidade EaD: clique aqui e saiba mais sobre essa modalidade!

A grade curricular do tecnólogo em Gestão Financeira

Agora, vamos listar para você as principais matérias do tecnólogo em Gestão Financeira. Pode ser que nomenclaturas tenham variação de faculdade para faculdade. Por outro lado, de uma forma geral, a grade curricular deve atender às principais indicações do planejamento de finanças.

Veja abaixo a lista de assuntos que você vai encontrar nas faculdades que estão mais antenadas com as demandas do mercado de gestão financeira:

  • Análise de Crédito, Cobrança e Risco;
  • Análise de Custos;
  • Análise de Investimentos;
  • Fontes de Financiamento;
  • Auditoria e Controladoria;
  • Capital de Giro;
  • Demonstrações Financeiras;
  • Contabilidade;
  • Elaboração e Análise de Projetos;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Matemática Financeira;
  • Mercado de Capitais;
  • Modelos de Gestão;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Planejamento Tributário e outros.

E se você já se inscreveu no Enem 2021, clique aqui e leia uma matéria com dicas para escrever uma excelente redação na prova! Assim, você estará preparado para enfrentar mais esse desafio rumo à sua educação superior e qualificação profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.