Qual é a grade curricular do curso de Logística?

Lygia Barsotti
Jornalista e produtora de conteúdo com13 anos de experiência. Passou pela TV Cultura e por empresas dos segmentos de saúde, educação e bebidas.

Crédito: Photo by Tiger Lily from Pexels

Com dimensões continentais, o Brasil é uma terra de oportunidades quando se fala em Logística. Afinal, somos um dos maiores mercados mundiais (212 milhões de habitantes) e o mais amplo na América Latina. Então, que tal saber mais sobre a grade curricular do curso de Logística?

Isso por que, embora o segmento ofereça grandes perspectivas, também requer profissionais qualificados para elaborar soluções logísticas avançadas. Assim, antes de ingressar na área, é bom conhecer em mais detalhes como é a graduação e suas principais matérias.

Um pouco sobre o curso

Antes de tudo, é preciso desmistificar a ideia de que o profissional de Logística passa dias e dias em um galpão cheio de mercadorias, contemplando prateleiras e anotando dados.

A área é altamente dinâmica, tecnológica e estratégica para a gestão empresarial. Além disso, devido à forte demanda por profissionais qualificados, há oportunidades quase imediatas, especialmente para tecnólogos em Logística.

Nesse sentido, o estudante terá uma formação mais rápida (de dois a três anos), voltada ao mercado de trabalho.  Por outro lado, aprenderá conceitos práticos de aplicação comprovada com professores qualificados, desenvolvendo rapidamente capacidades profissionais no segmento.

Agora que você compreende um pouco mais sobre a graduação, que tal ver em detalhes a grade curricular do curso de Logística?

Conhecendo a grade curricular do curso de Logística

Primeiramente, é importante entender como o curso de Logística está estruturado. O aluno pode se tornar um técnico em Logística, porém, a graduação não será de nível superior.

Contudo, se optar pela graduação de nível superior, há dois caminhos: o tecnólogo e o bacharel. Ao passo que o bacharelado é mais extenso e aprofundado teoricamente, o curso de tecnólogo em Logística é voltado ao mercado de trabalho. Ou seja, nele se encontram aspectos mais práticos, calcados em experiências de aplicação mais imediata.

Tal qual outros cursos de tecnologia, ele está organizado em dois ciclos de aprendizado: a formação básica e a específica.

Na formação básica estudam-se aspectos mais gerais, abrangentes e que fornecem uma visão geral da Logística. Já na formação específica o aluno aprende a base técnica necessária para atuar no segmento e alcançar resultados.

A seguir, confira as disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Logística.

Principais matérias da grade curricular do curso de Logística

  • Análise de Custos
  • Democracia, Ética e Cidadania
  • Educação Ambiental
  • Empreendedorismo
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
  • Gerenciamento de Transportes e Abastecimento
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos
  • Homem, Cultura e Sociedade
  • Interpretação de Textos
  • Legislação Social e Trabalhista
  • Lógica Matemática
  • Logística Internacional
  • Logística Reversa
  • Matemática Financeira
  • Metodologia Científica
  • Modelos de Gestão
  • Operadores Logísticos
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção
  • Processos Logísticos
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Teoria das Organizações

Modelos de Gestão

Primordialmente, o foco desta matéria é ensinar como e quais são os processos organizacionais existentes nas empresas.

Em seguida, o estudante aprende a elaborar organogramas, entende sua funcionalidade e aplicação, além de ver os melhores exemplos para soluções funcionais.

Matemática Financeira

Um dos componentes importantes da grade curricular do curso de Logística é a matemática financeira.

Do mesmo modo que os processos organizacionais, ela será fundamental para desenvolver o raciocínio lógico e dar sequência a processos administrativos de finanças. Afinal, as finanças são fundamentais para a sustentação de um negócio.

Lógica Matemática: essencial à grade curricular do curso de Logística

Assim como a Matemática Financeira, a Lógica Matemática é essencial para entender dados e calcular possibilidades.

Como resultado, o aluno estará capacitado a fazer previsões baseado em probabilidades fundamentadas em dados, prevendo, por exemplo, problemas financeiros potenciais. Além disso, poderá analisar e interpretar dados e pensar em soluções válidas para os diversos contextos.

Operadores Logísticos

Operadores logísticos são os parceiros que movimentam a cadeia logística em várias modalidades. Por exemplo: serviços de armazenagem, transporte local, nacional ou internacional, distribuição, recall e outros.

Ao operar juntamente com eles, a empresa racionaliza a ação, foca no negócio e barateia os custos. Sendo assim, nesta disciplina da grade curricular do curso de Logística, o aluno compreende o funcionamento das cadeias logísticas, avalia seus operadores e opta pelos mais adequados a cada caso.

Sistemas de Informação Gerencial

Este é um dos tópicos mais importantes da grade curricular do curso de Logística. Tanto quanto saber calcular probabilidades, entender os sistemas de gestão permite implantar soluções no ambiente da empresa.

Afinal, toda empresa organizada possui um sistema de gestão em software com interfaces capazes de indicar o andamento do negócio. Em contrapartida, ao analisar essas interfaces, o aluno poderá reunir dados, elaborar diagnósticos e aperfeiçoar o funcionamento geral do negócio.

Teoria das Organizações

Simultaneamente ao aprendizado prático, é importante conhecer a evolução empresarial, industrial e econômica.

Com isso, então, o aluno compreenderá de forma ampla o porquê dos diversos tipos de estruturas empresariais e seu funcionamento. Igualmente, aprende quais estruturas e processos organizacionais funcionam melhor em cada caso, conforme o porte, cultura, setor e finalidade empresarial.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

A estrutura da grade curricular do curso de Logística prossegue com este tema importante e atual.

Por cadeia de suprimentos (supply chain) entende-se o encadeamento de todos os processos interferentes com relação a um produto. Ou seja, desde a definição da matéria-prima, passando pelo projeto, qualificação, fabricação, armazenamento, distribuição, compra e utilização final. Além disso, o aluno aprenderá a gerir esses processos, interpretar dados e tomar decisões lógicas de melhoria e solução.

Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais

Todas as vezes que um produto é comercializado, ele passa por alguma etapa crítica de armazenamento, distribuição e movimentação. Portanto, conhecer os tipos de processos de distribuição e armazenagem e saber quais são eficazes caso a caso é fundamental.

Como resultado do estudo desta disciplina da grade curricular do curso de Logística, o aluno aprenderá a entender as melhores formas de organizar e gerir essa etapa. Assim, poderá escolher os melhores canais de distribuição e o modo de operação logística intermediária mais eficaz, seguro e economicamente sustentável.

Logística Reversa

Enquanto aumenta a preocupação da sociedade com o meio ambiente, uma das respostas eficazes das empresas é a logística reversa.

Em suma, logística reversa é a reabsorção de materiais recicláveis de um produto fabricado por uma empresa. Por exemplo, embalagens plásticas ou de papel (que viram novas embalagens) ou componentes metálicos, borrachas, vidro etc.

Todavia, para que a logística reversa funcione, são necessários processos específicos e muitas vezes complexos. Nessa matéria o aluno aprenderá a planejar, implantar e gerir esses processos, de acordo com as práticas mais sustentáveis.

Como você pôde observar, a grade curricular do curso de Logística é completa e desafiadora. Por outro lado, permitirá ao aluno aprender de forma ampla sobre os vários aspectos do tema, abrindo um grande leque de opções de carreira.

E aí, ficou interessado? Então, clique e saiba tudo sobre o perfil do estudante de Logística.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.