Qual o perfil do estudante do curso de Gestão Financeira ?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Canva.

Primeiramente, queremos saber se você é o tipo de estudante que gosta de desafios. Reformulando a pergunta: você é o tipo de pessoa que gosta de desafios? Caso a respostas seja afirmativa, então, isso já vai ajudá-lo a estar no perfil do estudante do curso de Gestão Financeira.

Afinal, estamos falando de uma carreira que vai aprofundar ainda mais os seus conhecimentos relativos ao mundo financeiro e orçamentário. Sobretudo, o curso de Gestão Financeira vai lhe ajudar a ser um profissional com diferenciais únicos nas áreas de administração de empresas, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outros diversos departamentos. 

Em função disso, a obtenção desse diploma tem por objetivo aumentar os seus conhecimentos em relação à saúde financeira de empresas, instituições e organizações. Essas que, diariamente, enfrentam obstáculos em seus fluxos de caixa, gestão de investimentos, receitas e uma dezena de outras aplicações.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Porém, antes de ingressar em qualquer carreira, é bom avaliar o seu perfil e se ele tem relação ou afinidade em vários aspectos com o curso desejado. Neste caso, o perfil do estudante do curso de Gestão Financeira.

Qual o perfil do estudante do curso de Gestão Financeira?

Enfim, agora chegou aquele momento em que o Hora da Facul vai bombardear você com informações e dados a respeito do curso de Gestão Financeira. Entretanto, aqui o foco é no perfil desse estudante, habilidades, personalidade e que tipo de comportamento se espera desse aluno.

Um curso para quem já está no mercado

De acordo com a página da universidade Anhanguera, uma das instituições de ensino que oferecem a graduação, o futuro tecnólogo em Gestão Financeira vai gostar bastante dessa forma de estudo. Ainda mais esse mesmo estudante já está inserido no mercado de trabalho. Já que possui pouco tempo para realizar uma formação completa e precisa otimizar as suas horas vagas de maneira eficiente, o tecnólogo é a melhor opção. 

Em suma, podemos afirmar que um dos perfis que melhor se enquadram no curso de curta duração de Gestão Financeira é de quem está determinado a aprofundar esses conhecimentos em suas empresas atuais. Além disso, essa formação de tecnólogo é recomendada também para quem decide aumentar o seu leque de possibilidades profissionais. 

Definitivamente, o curso permite que profissionais de múltiplas formações se tornem especialistas em finanças, orçamento, etc. 

Confira, abaixo, algumas áreas profissionais que são beneficiadas diretamente com essa formação especializada:

  • Administração de empresas
  • Contabilidades
  • Recrutadores e pessoas ligadas aos departamentos de recursos humanos
  • Marketing
  • Engenharias
  • Ciências Econômicas
  • Entre outras carreiras voltadas para gerenciamento e finanças

Portanto, a formação acelerada permitirá aos diversos alunos aprimorarem os conhecimentos e aumentarem o seu know how profissional.

Pessoas que procuram um curso de curta duração

Outro dos perfis mais recomendados para estudar Gestão Financeira é o de estudantes ou pessoas que desejam ingressar o mais rápido possível no mercado de trabalho. Ou seja, pessoas sem formação e estudantes de ensino médio.

Em função de seus 4 semestres de duração, 2 anos, Gestão Financeira foca bastante em uma formação prática, sem deixar de lado conceitos e uma fundamentação teórica sólida. Portanto, a graduação vai ao encontro de quem está procurando dominar uma área de atuação ampla. Além disso, que visa um setor com aplicação em várias áreas de trabalho. 

Alguns exemplos são: instituições de análise e concessão de crédito, empresas de cobrança, departamento financeiro ou contas a pagar de instituições públicas e privadas, instituições bancárias e etc.

Ética e boa conduta

Todavia, não podemos esquecer que, para ter um bom desempenho atuando na área de gestão financeira, é importante que você entenda a importância da ética e responsabilidade que a administração do patrimônio de terceiros exige. 

Em outras palavras, o aluno que deseja ingressar na carreira de tecnólogo de Gestão Financeira deve ter um caráter pessoal sólido. Enfim, possuir conduta ilibada e primar pela clareza de atitudes e ações – o que tem a ver com o perfil pessoal de cada um. 

Proximidade e afinidade com Ciências Exatas

Uma característica bastante importante para o estudante que desejar cursar Gestão Financeira é que ele tenha um bom raciocínio lógico-matemático. Isso porque esse raciocínio será exigido com frequência na própria faculdade e, depois, no mercado de trabalho.

Portanto, um perfil analítico e com facilidade em Ciências Exatas é bem-vindo quando do ingresso no curso. Além disso, disciplinas e conteúdos com foco em matemática, cálculos e finanças integram a totalidade da grade curricular de Gestão Financeira.

Confira algumas disciplinas presentes na grade curricular do curso de Gestão Financeira:

  • Análise de Custo
  • Lógica Matemática
  • Auditoria e Controladoria
  • Matemática Financeira
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário
  • Contabilidade
  • Planejamento Tributário
  • Entre outras disciplinas que exigem raciocínio e lógica

Gostar do trabalho em equipe

Além de tudo isso, o perfil desse estudante de Gestão Financeira deve inclinar uma tendência a ser uma pessoa organizada, atenta, mas, principalmente que goste de trabalhar em equipe.

Isso porque,  durante todo o curso, o contato com colegas será necessário. Além disso, depois de formado, o aluno provavelmente vai integrar equipes dentro das empresas e demais organizações. Aliás, o profissional de finanças interage com pessoas de todos os departamentos, e não somente com o seu.

Por fim, o perfil do estudante do curso de Gestão Financeira possui um perfil bastante amplo. Porém, necessita de algumas características específicas que vão depender do seu foco e de como você pode aprimorar cada uma delas – caso não as tenha. O fundamental é demonstrar vontade e um foco na proatividade em tudo o que você desejar estudar e fazer, assim, em sua carreira profissional. 

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.