InícioGraduaçãoFotografiaQual o preço do CST em Fotografia?

Qual o preço do CST em Fotografia?

Se você se interessa pelo mundo das imagens, então tem como opção seguir a carreira de fotógrafo. São muitas as possibilidades: trabalhar com publicidade, casamentos, fotografia de natureza, ensaios com grávidas, crianças, bebês e até bichinhos de estimação. E para se preparar para essa profissão, você pode fazer um Curso Superior Tecnológico em Fotografia, no qual você se forma em 2 anos. Também pode fazer um bacharelado, mais longo, com a média de 4 anos de duração.

Continue lendo para saber como funciona o curso de Fotografia, como é o mercado de trabalho para fotógrafos e onde fazer esta graduação!

O CST em Fotografia é uma graduação que junta a arte, a estética, técnicas de registro e o tratamento de imagens.

Um fotógrafo é aquele profissional que lida com a captação de imagens. E esse material pode ser usado para os diversos fins: comerciais, artísticos, jornalísticos, etc. Para isso, são utilizados equipamentos específicos, como câmeras, lentes, flashes, entre outros. Um fotógrafo também pode trabalhar em projetos audiovisuais, nos quais ele é responsável pela direção de fotografia, iluminação, pós-produção e tratamento de imagens.

Se você é aquela pessoa que gosta de fotografar e também tem interesse em se especializar no assunto, então está no lugar certo. Neste texto vamos explicar como é o curso de Fotografia e como anda o mercado de trabalho para você, que quer conquistar seu espaço nessa profissão.

Sobre o curso de Fotografia

O curso de Fotografia vai preparar o profissional para utilizar as várias técnicas existentes de produção, captação, finalização e tratamento de imagens. Neste curso você aprende sobre instrumentos e processos digitais. Algumas instituições também incluem o processo analógico em sua grade curricular.

A formação superior em Fotografia pode ser de um destes tipos:

Bacharelado

Tecnológico

Nos dois casos o objetivo do curso é formar profissionais que possam atuar na produção fotográfica em diferentes setores do mercado como, por exemplo: moda, propaganda, marketing, decoração, etc.

Um bacharelado em Fotografia costuma ter duração de 4 anos. A grade curricular do curso inclui as técnicas e linguagens fotográficas, mas também questões artísticas e culturais, trazendo uma ampla discussão sobre a estética. Também é discutido o uso e a importância da fotografia ao longo da história.

O Curso Superior Tecnológico (ou CST) em Fotografia tem uma duração média de 2 anos. Ele é mais direcionado para a atividade prática desse profissional. A grade curricular desta modalidade de curso traz algumas disciplinas teóricas sobre arte, cultura e história da fotografia. Contudo, a maior parte de sua carga horária é focada no estudo de técnicas, linguagens fotográficas, luz, cor e outros elementos da fotografia.

O que faz um fotógrafo profissional?

Esse profissinal estuda técnicas fotográficas, a produção de imagens digitais. Ele também lida com a fotografia conceitual, fotografia na hipermídia, com marketing de projetos, com fotografia de moda, corporativa e eventos, fotografia publicitária, entre outras.

Entre os segmentos de atuação, estão as áreas de produção fotográfica, propaganda e marketing, moda e decoração, o segmento técnico-científico, a fotografia documental e editorial.

O mercado de trabalho

Conforme o último Mapeamento da Indústria Criativa, feito pela FIRJAN, o mercado está em alta. A categoria de fotógrafos profissionais é uma das 10 profissões com maior número de contratados na área de Mídia.

E quem acha que o fotógrafo tem um campo de trabalho restrito, com poucas áreas de atuação, está enganado. O profissional formado em CST em Fotografia pode nos seguintes locais:

  • Agências de publicidade e de comunicação
  • Veículos de comunicação, como jornais, sites de notícias
  • Empresas no setor eventos
  • Fotos de produtos (still)
  • Estúdios e escritórios de decoração, de moda e de arquitetura
  • Centros de pesquisa, laboratórios especializados
  • Comércio de equipamentos fotográficos
  • Como empreendedor, oferecendo serviço próprios

 

Como é a graduação de CST em Fotografia

A graduação de CST em Fotografia tem duração de dois anos. Ela possibilita o  grau de tecnólogo nas faculdades onde é oferecida.

O tecnólogo, se você ainda não sabia, é a pessoa formada em um curso de nível superior focado nas necessidades do mercado de trabalho.

Não é necessário um diploma para exercer a profissão de fotógrafo, mas hoje em dia isso é um diferencial importante  em um mercado de trabalho tão concorrido.

Ao longo dos quatro semestres da graduação, você vai conhecer as principais técnicas da fotografia. Isso inclui a edição e tratamento de imagens, diferentes equipamentos, iluminação, uso de smartphones, lentes, métodos de ampliação e revelação, entre outros.

Também é ensinado como fazer foto em estúdio, fazer produções para publicidade, editoriais, fotografia de moda, retrato, conceitual, produção fotográfica de eventos, fotografia artística e até de recém-nascidos, o segmento newborn.

Na modalidade presencial, o curso é bastante prático, com muitas atividades em laboratório e saídas externas para fotografar.

Graduação a distância

Já na modalidade EAD, a graduação pode ser feita quase totalmente pela internet, através de aulas em vídeo, de tutoriais, transmissões ao vivo e com a presença constante de professores e tutores. Nesta opção você só precisa ir fisicamente até a instituição algumas vezes durante o semestre. Assim você pode realizar atividades de laboratório, levar o resultado de suas saídas a campo, apresentar trabalhos quando necessário, etc.

Os dois formatos são reconhecidos pelo MEC e dão um diploma de nível superior válido no mercado.

O profissional formado em curso superior pode cursar pós-graduação, buscar vagas de emprego que exigem nível superior e até mesmo participar de concursos públicos.

O fotógrafo profissional pode trabalhar em agências de publicidade, em empresas de comunicação, em empresas de moda, de eventos ou no serviço público. Além disso, é possível trabalhar por conta própria ou ainda abrir seu próprio estúdio.

Qual o conteúdo do curso?

A base teórica do curso de Fotografia é composta por disciplinas como teoria da comunicação, ética, forma e composição, história da arte, história da fotografia no Brasil e filosofia da imagem. Além dessas, há também as matérias específicas, como fotojornalismo, fotografia digital, publicitária, de eventos, direção fotográfica e de moda.

A grade do curso de fotografia

Veja aqui quais são as principais matérias de CST em Fotografia:

Fotografia Publicitária

Técnicas de Iluminação e Estúdio

Equipamentos fotográficos

História da Arte Moderna

Laboratórios P&B

Processos Digitais

Técnicas Fotográficas

Técnicas Especiais de Laboratório

Tratamento da Imagem

Prática Profissional

Laboratório Cor

Fotojornalismo

Imagem nos Meios de Comunicação

Fotojornalismo

Fotografia Social Corporativa e de Eventos

Fotografia de Retrato

Book e Newborn

Projetos Fotográficos e Portfólio

Fotografia Industrial

Fotografia de Arquitetura

Introdução aos Processos Gráficos

Fotografia Científica

Vídeo: registro e edição

O que um fotógrafo profissional faz?

Pode até parecer uma pergunta simples. Quando se pensa nas atividades de um fotógrafo profissional a resposta parece ser “ele tira fotos”.

Porém, esta é uma resposta parcial. É verdade que a atribuição principal de um fotógrafo profissional é fotografar. Contudo, as atividades desse profissional vão muito além de apertar um botão.

Para começar, ele cria todo o planejamento fotográfico. Isto é, ele conversa com os clientes de modo a entender quais os seus objetivos e o que é esperado do seu trabalho. Assim, baseado em sua experiência, o fotógrafo sugere abordagens, equipamentos mais adequados para o projeto, o cenário a ser utilizado, entre outras  questões técnicas. Ou seja, dá para perceber que há um estudo por trás da sua atuação.

Então, baseado em tudo o que foi combinado, o fotógrafo seleciona e prepara todo o material que vai ser usado e realiza testes técnicos. Se for necessário, ele também faz pesquisa de inspirações e ideias para as imagens. Daí, no dia anterior ao evento, é necessário realizar mais testes. Depois que o cenário estiver pronto, é a hora de preparar o equipamento, verificar a composição de luz e sombra e checar como fica o arranjo como um todo.

Finalmente, no dia programado, antes do momento de fotografar, é necessário dar as orientações para as poses e as diferentes tomadas.

Depois de fotografar

Se engana quem pensa que o trabalho do profissional termina na hora de fazer o clique. Após fazer as fotos, há uma parte muito importante, a da edição de imagens. É neste momento que são feitos os pequenos ajustes para que as fotos fiquem do jeito que o cliente necessita.

Finalmente, é hora do fotógrafo apresentar o resultado final. Nesse momento é decidido se o cliente vai querer as fotos impressas ou digitalizadas, em uma mídia digital. E tudo isso é apenas uma parte, dentro de uma área específica da fotografia.

Além da área de eventos, que mostramos acima, há muitas outras, como a pericial, a curadoria, o fotojornalismo, o audiovisual, o restauro e conservação, entre outras. E cada um desses segmentos possuem uma série de atividades, técnicas e preparos muito particulares.

Além disso, há os momentos em você fotografa para um projeto pessoal, no qual você mesmo é seu cliente.

Qual o salário de um fotógrafo

Uma das maiores preocupações ao se ingressar no mercado de trabalho ou mesmo ao trocar de carreira é em relação ao salário. Afinal, todos querem ser reconhecidos e valorizados pelo trabalho que fazem. E uma das principais maneiras de se perceber isso é através da remuneração do profissional.

Confira aqui algumas médias salariais para profissionais da fotografia. Procuramos trazer informações dos sites de empregos mais reconhecidos.

De acordo com a Catho, a média do salário da área  é de R$ 1.400,00. Par quem está iniciando, o cargo de assistente de fotógrafo tem o salário de R$ 1.200,00.

Já o site Glassdoor, usando uma base de 209 profissionais, traz valores um pouco mais altos. A média de remuneração entre os profissionais ouvidos é de R$ 2.130,00.

Mas é importante notar que há uma diferença na remuneração conforme o nível do profissional e o porte da empresa em que ele trabalha.

De acordo com o site Trabalha Brasil, em uma empresa de porte pequeno, o fotógrafo em início de carreira te um salário médio de R$ 2.400,00. Contudo, em uma empresa maior, a remuneração sobe para R$ 3.100,00.

O que se pode concluir com isso é que, quanto maior sua experiência e quanto maior o porte da empresa em que trabalhar, maior vai ser o seu rendimento como fotógrafo profissional.

Para mostrar melhor isso, vamos fazer uma comparação. Enquanto um profissional júnior em uma empresa pequena recebe, em média, R$ 2.400,00, o fotógrafo  master de uma empresa de grande porte ganha R$ 8.050,00. Ou seja, há uma diferença de quase R$ 6.000,00 entre os dois cargos.

Qual é o preço da faculdade de Fotografia?

Os preços do curso de Fotografia podem variar bastante, conforme a instituição e a modalidade de ensino escolhida.

Na modalidade presencial, o valor médio cobrado pela maioria das instituições é de R$ 850, mas dá para encontrar mensalidades que vão de R$ 650 a mais de R$ 1.200.

Estudar a distância pode ser mais vantajoso.

Nessa modalidade, a mensalidade média é de R$ 450 nas principais faculdades do Brasil. Mas, em faculdades como a Anhanguera, o valor cobrado é bem mais acessível, apenas R$ 180.

É sempre bom lembrar que você pode tentar uma bolsa de estudos, tanto para cursos online quanto para os presenciais. E os descontos  podem chegar a 100% sobre o valor das mensalidades. E também há a possibilidade de financiar o curso.

Veja abaixo quais são os caminhos para conquistar uma bolsa de estudos.

Bolsas e financiamentos para a faculdade de Fotografia

Você tem várias opções para ter acesso a uma bolsa ou um financiamento para a faculdade de Fotografia. Assim, você pode fazer graduação sem estourar o orçamento. Você  só precisa estar bem informado, preencher os requisitos e seguir os procedimentos corretamente.

E se você acha as bolsas são só para estudantes nota 10 ou com famílias em dificuldade econômica, a gente tem uma boa notícia: há muitas bolsas que não dependem de nenhum dos dois.

Veja a seguir quais são as principais oportunidades de bolsa de estudos e dicas para você conquistar a sua!

Como funcionam as bolsas de estudos

Primeiro, vamos entender o que são as bolsas de estudo. Elas são um auxílio concedido a alguns alunos para que tenham acesso a um curso. Esse auxílio pode funcionar de dois jeitos.

Bolsas que pagam um valor mensal para o estudante – esta modalidade oferece uma quantia mensal para os estudantes, como uma ajuda de custo para os gastos durante o período do curso.

Bolsas que pagam a mensalidade – este tipo pode ser integral, pagando 100% da mensalidade, ou parcial, em que o estudante tem um desconto e paga a diferença do valor.

Há diversos programas, cada um com critério um pouco diferente para ter acesso ao benefício. Alguns realmente só aceitam estudantes de famílias de baixa renda e outros usam como critério o desempenho acadêmico ou em exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há ainda bolsas que são concedidas com base em origem social ou étnica. Mas também existem diversas bem mais fáceis de conquistar, para algumas delas. Basta se inscrever e pagar uma taxa para ter acesso um desconto vantajoso.

Veja a seguir dicas sobre como conseguir bolsas para estudar sem pagar nada ou pagando muito pouco. Vamos comentar sobre cada uma das opções, contar como se inscrever e como fazer para garantir uma vaga!

Sites especializados em bolsas de estudo

Uma das maneiras mais simples de conseguir uma bolsa de estudos é através do site Neora. Ele faz a conexão entre estudantes que procuram por bolsas e instituições de ensino que precisam fechar um número específico de alunos por turma. Assim, ele oferece até 75% de desconto. Em algumas faculdades há o benefício extra de taxa zero de matrícula. Basta procurar o curso, pela faculdade, pelo nome ou até mesmo pela localização.

Outro site especializado em conectar estudantes que buscam por bolsas e faculdades é o Quero Bolsa. Ele tem parceria com mais de mil faculdades e 200 cursos no Brasil todo.  O primeiro passo é procurar por um curso ou faculdade no site, depois fazer um cadastro para a pré-matrícula. Com isso você já pode gerar um comprovante que vai garantir desconto em todas as mensalidades do curso escolhido. É importante ter em mente que o Quero Bolsa não é um processo seletivo, algumas faculdades podem pedir que você faça uma prova de admissão ou tenha nota suficiente no Enem para garantir a vaga.

O Portal Bolsas de Estudo é outro site que dá acesso a bolsas de até 80% é o Portal Bolsas de Estudo. O processo é parecido com o do Quero Bolsa. Após fazer um cadastro no site, é preciso imprimir um boleto e realizar o pagamento. Depois você deve voltar ao site e imprimir o “Voucher Desconto”, concluir a pré-matrícula e então confirmar a matrícula na faculdade escolhida.

Como conseguir uma bolsa de estudo pelo seu desempenho acadêmico

Também há faculdades particulares que oferecem bolsas com base nas notas do candidato. Algumas faculdades chegam a dar desconto ou bolsas integrais para quem acerta mais de 75% das questões no vestibular. Outras dão descontos regressivos para o primeiro colocado, o seguindo e assim por diante. Neste caso, o melhor é pesquisar nas faculdades em que você tem interesse para ver quais são as regras. Depois de escolher, é hora de estudar bastante para conquistar a sua bolsa.

Bolsas de estudo oferecidas por empresas

Também existe uma opção para quem já está no mercado profissional. Muitas empresas têm um programa de incentivo à educação, para estimular a qualificação dos seus colaboradores. As regras variam entre empresas diferentes, portanto, é melhor você checar no RH de sua empresa se há um programa deste tipo e quais as condições para usufruir desse benefício.

As opções mais conhecidas

ProUni: Provavelmente o Programa Universidade para Todos, o ProUni é a maneira mais conhecida de conquistar uma bolsa de graduação. O ProUni é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas parciais e integrais, e a seleção dos bolsistas tem algumas particularidades.

Para concorrer a uma bolsa pelo ProUni é necessário ter renda familiar mensal até 3 salários mínimos por pessoa e ter participado do Enem mais recente com desempenho mínimo de 450 e não ter tirado nota zero na redação.

Além de cumprir os critérios acima, é preciso ter uma boa nota no Enem, já que a sua colocação é definida por ela. A inscrição não custa nada e pode ser feita online, no site do ProUni e acontece duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestre.

FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. O programa permite que o estudante financie o curso a juros baixos e ainda oferece um bom prazo para pagamento da dívida. Para ter direito ao benefício é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e também se encaixar nos critérios socioeconômicos determinados pelo MEC. Há duas seleções por ano. Mas lembre-se que este programa só é válido para modalidades presenciais.

Onde fazer a graduação em Fotografia?

Como o curso superior em Fotografia ainda é relativamente novo nas faculdades brasileiras, ele não está disponível em um grande número de instituições. No momento 44 faculdades tem o curso no formato presencial.

Cursos de Fotografia em EAD

Na modalidade não-presencial, esse número é menor. Contudo, pelo fato de o curso poder ser feito em diversos polos de apoio, ela é mais fácil de ser encontrada.

É fundamental escolher uma instituição que seja reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Assim, o seu diploma vai ter validade no mercado e você vai poder se destacar.

Conheça a seguir algumas boas faculdades onde você encontra o curso de Fotografia presencial e a distância:

Faculdades Integradas Norte do Paraná – UNOPAR

Faculdade Pitágoras

Universidade Cruzeiro do Sul

Como é a faculdade de Fotografia EAD?

O Curso Superior Tecnológico em Fotografia EAD é um curso superior de tecnologia que dura em média 2 anos, ou seja, 4 semestres.

O maior diferencial da graduação a distância é que o aluno assiste a parte ou todas as aulas online. A instituição disponibiliza uma plataforma digital. Nessa plataforma as aulas gravadas ficam armazenadas e aulas ao vivo também podem ser transmitidas.

Quando se inscreve no curso, o aluno recebe os dados necessários para o acesso à plataforma e assim pode assistir às aulas online nos horários que escolher e de qualquer local. Utilizando um computador, celular ou tablet com conexão à internet.

No entanto, através dessa plataforma digital também é possível enviar atividades e trabalhos para correção, tirar dúvidas com os tutores. Também é possível fazer download de materiais didáticos e interagir com os colegas de curso.

Atividades práticas da graduação em Fotografia a distância

De tempos em tempos, o aluno precisa comparecer a uma unidade física da instituição para realizar atividades como aulas práticas e laboratórios. Isso varia de acordo com a faculdade. Assim, você tem a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos que adquiriu nas aulas.

Gostou de conhecer mais sobre o CST em fotografia? Então aproveite para conferir também como você pode conquistar uma bolsa na Unopar, uma das instituições em que esse curso é oferecido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.