InícioGraduaçãoQual o preço do CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Qual o preço do CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Se você tem um pezinho na filantropia e adora se envolver em movimentos de causas sociais, talvez o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor seja pra você.

A princípio, o sonho de muitos jovens é trabalhar fazendo aquilo que gosta. Por isso, o mercado vem se modificando e se adaptando aos cenários atuais.

O Curso Superior Tecnológico CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor é voltado para profissionais que têm interesse em administração e gestão de projetos. O profissional dessa área é responsável por administrar, coordenar projetos sociais e orçamentos públicos.

E você, sabe qual é o Terceiro Setor? São organizações e instituições sem fins lucrativos que criam ações para ajudar a parte menos favorecida da sociedade. Isto é, conhecidas como ONGs (Organizações não Governamentais sem fins lucrativos) e Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), elas têm o objetivo de criar ações para ajudar as comunidades mais carentes da sociedade.

Quais são os setores econômicos da sociedade?

Primeiramente, a divisão da atividade econômica do nosso país é dividida em 3 setores. Esse modelo econômico foi espelhado dos Estados Unidos. Enfim, a esfera econômica é dividida em órgãos públicos, privados e não governamentais.

O Primeiro Setor é o responsável pela administração pública, e sua principal prioridade é coordenar os municípios e Estados. Além disso, funciona para arrecadar tributos federais que serão reinvestidos nas cidades.

O Segundo Setor é formado por empresas privadas. Elas são responsáveis pela geração de empregos e renda no país. Uma das principais finalidades é arrecadar lucros e fomentar a economia do país.

O Terceiro Setor presta serviço para as classes menos favorecidas da sociedade, como os projetos sociais desenvolvidos pelas as ONGs (Organizações não Governamentais sem fins lucrativos) e as Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O objetivo desse setor é oferecer serviços para os grupos da sociedade atendendo às necessidades básicas.

Como o Terceiro Setor atua?

Para exemplificar, o nome Terceiro Setor vem do inglês third sector. Essa divisão econômica é dividida em Estado; Privado e Organizações não Governamentais sem fins lucrativos (ONGs) e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Desta forma, o Terceiro Setor é um conjunto de atividades voluntárias voltadas para o bem-estar das pessoas por meio de ações não governamentais. Ou seja, seu objetivo não é obter lucro, mas pode fechar parcerias com algumas empresas para financiar os projetos a favor da sociedade.

Em outras palavras, essas ONGs atuam em comunidades carentes das nações, muitas vezes levando educação e saúde para os menos favorecidos. Os serviços voluntários oferecidos geralmente são nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura, lazer, entre outros. Já as Oscip atuam em parceria com o poder público para conseguir recursos para desenvolver os projetos.

Como é o curso de CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Primeiramente, o curso é voltado para profissionais que desejam atuar na administração de finanças, recursos e orçamentos públicos de projetos sociais.

Atualmente, o profissional do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor vai atuar em planejamento, produção de projeto, gerenciamento de pautas e ações voltadas para movimentos voluntários.

No curso, você vai encontrar disciplinas como Recursos Humanos, Contabilidade, Finanças e Marketing. Todavia, pode também atuar em diversas frentes dentro das organizações.

Ou seja, esse profissional precisa ter um olhar empreendedor, pois administrar uma ONG ou uma Oscip é como dirigir um negócio próprio.

Do mesmo modo, o desenvolvimento dos projetos traz a chegada de recursos para as associações. Por isso, os gestores das ONGs e Oscip precisam estar preparados para os desafios atuais.

Contudo, ter conhecimento em finanças é fundamental para a sustentabilidade do projeto e, assim, poder gerar resultados ainda mais positivos para a sociedade.

Como resultado de tudo isso, no curso é possível desenvolver habilidades que vão além da administração e finanças. Um exemplo é aprender a criar projetos que impactam a vida das pessoas de maneira mais positiva. É aí que entra o Marketing como uma das fundamentas principais.

Oportunidades de se trabalhar no Terceiro Setor 

Hoje, mais do que nunca, os profissionais estão procurando cada vez mais carreiras que façam sentido com seu propósito e plano de vida. Esse resultado foi visto na pesquisa realizada pelo jornal Correio Braziliense sobre propósito no trabalho em 2020. Nela, 74% dos trabalhadores confirmaram não aceitar propostas que não despertem satisfação ao realizar o trabalho e, em alguns casos, chegam até pedir demissão.

Ao mesmo tempo, vemos empresas criando estratégias mais interessantes e assim, atraindo profissionais com  os mesmos valores e propósitos da instituição. E esse desejo de satisfação é um dos motivos que ONGs e Oscip vêm atraindo tantos jovens para o mercado.

Sob esse mesmo ponto de vista, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que existem mais de 3 milhões de pessoas trabalhando para organizações não governamentais no Brasil. Em outras palavras, tem mercado para os profissionais que desejam atuar nessa área.

Então, você vai poder atuar em diversas áreas como: Gestão, Consultoria e Staff no Terceiro Setor; Diagnóstico e Solução de Demandas Sociais; Planejamento e Projetos de Programas do Terceiro Setor, entre outros.

Em quais empresas posso atuar com CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Quem trabalhar para o Terceiro Setor faz isso de graça? Não. É por isso que já existem graduações tecnológicas para esta área. Um mercado que vem crescendo aos poucos, e os profissionais que estiverem preparados vão ocupar as melhores vagas.

Isso quer dizer, apesar das ONGs realizarem um trabalho filantrópico, ao atuar na área de Gestão de Projetos você vai ser pago para isso. Nesse ínterim, vemos que ONGs e Oscip vêm gerando grandes movimentos em causas sociais e ambientais. Entre elas estão: Greenpeace, Unicef, World Wide Fund for Nature, Médicos Sem Fronteiras e muitos outros que também têm gerado bastante empregos pelo mundo.

Qual a modalidade do CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Em contrapartida, o avanço da internet veio com novos hábitos e novas oportunidades de conhecimento. Os Cursos Superiores Tecnológicos (CST) conseguiram um espaço nesse momento com aulas à distancia. Enfim, devido à correria do dia a dia, ajustar uma grade curricular a uma jornada de trabalho tem sido o desafio de muitos profissionais. Por isso, os cursos à distância se tornaram os queridinhos no ambiente educacional.

Ou seja, CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor é oferecido na maioria das faculdades e universidades como um curso de Educação à Distância – EAD. O curso possui uma carga horária de 1880 horas, uma duração de mais ou menos 2 anos.

Quais são as disciplinas que eu vou estudar no Curso?

Trabalhar em uma ONG ou uma Oscip pode ser uma grande satisfação pelo fato de saber que você está contribuindo de alguma forma para um bem comum. Por isso, na grade do curso do CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor você vai encontrar disciplinas voltadas para administração, marketing e recursos humanos.

Conheça algumas disciplinas do curso:

Captação de Recursos e Prestação de Contas

Comunicação de Marketing em Meios Digitais

Contabilidade do Terceiro Setor

Gestão de Projetos e Eventos

Legislação Aplicada ao Terceiro Setor

Modelos de Gestão

Negociação e Gestão de Conflitos

Planejamento Financeiro e Orçamentário

Redes, Parcerias e Cooperativismo

Serviço Social e Terceiro Setor

Além de Libras, uma disciplina optativa que pode agregar muito ao seu currículo.

Para quem se destina o CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

De antemão, o curso é voltado para pessoas que desejam trabalhar em ONGs, Oscip, Sindicatos, Cooperativas, Fundações, Associações, Organizações Religiosas, entre outros. Sendo assim,  podendo atuar na parte administrativa, financeira, contábil além de ter um pezinho em marketing e recursos humanos.

Por que devo fazer o curso em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Em primeiro lugar, com os movimentos que estão acontecendo no mercado de trabalho, o desejo dos profissionais sentirem satisfação e felicidade com aquilo que trabalham aumentou. A busca pelo o propósito na carreira tem sido algo muito debatido entre os profissionais.

Como resultado, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgado em  2018, mostrou que o Brasil tinha em torno de 820 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em 2016. Isso quer dizer que quase 3 milhões de pessoas possuíam vínculo empregatício com essas instituições. Eram 86% em associações privadas, 12% em organizações religiosas e 2% em fundações privadas só em 2015. Isso representa 9% da população empregada nesse setor com carteira assinada.

Dessa maneira, conseguimos notar pelos números que existe mercado para atuar nessa área. E, embora as Oscs não sejam muito divulgadas, existem diversas espalhadas em todo o país.

Quanto custa o CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Desta maneira, depois de já ouvir quase tudo sobre o curso e a carreira, quanto eu vou ter que investir para tornar esse sonho o possível?

Então, como a modalidade desse curso está disponível no modo à distância, o valor de custo-benefício se torna cada vez mais barato. Por exemplo: na graduação da Faculdade Anhanguera o curso tem uma mensalidade de R$ 99,90 por mês, com uma duração de três semestres.

Se você ama essa área e tudo que ela pode oferecer para sua vida e sua carreira, esse curso pode ser uma ótima oportunidade para você entrar no mercado de trabalho de maneira mais rápida sem ter um investimento tão alto.

Existem outras faculdades à distância que também oferecem os mesmo curso, mas os valores são diferentes. Confira essa tabela no site Educa Mais Brasil: 

  • UniCesumar. De 437,30 por: R$ 240,52* Bolsas de até 45%
  • UNICID. De 249,98 por: R$ 167,49* Bolsas de até 33%
  • Cruzeiro do Sul Virtual. De 249,98 por: R$ 167,49* …
  • Universidade Cruzeiro do Sul. De 249,98 por: R$ 167,49*
  • Universidade Positivo. De 249,98 por: R$ 167,49*

Como escolher a melhor Faculdade para estudar?  

Antes de mais nada, é importante você procurar conhecer mais sobre a instituição de ensino e se ele tem credencial de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Para isso, você precisa acessar o portal do MEC e inserir as informações solicitadas no cadastro. Depois, é preciso pesquisar. As notas vão de O a 5, porém, somente a nota 3 representa um curso satisfatório. As notas são medidas por meio do desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), que avalia a performance dos alunos de graduação dentro das faculdades.

Segundo, pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), os fiscais do MEC, que avaliam o corpo docente e a estrutura da faculdade, e o conteúdo pedagógico disponibilizado pela instituição. Além de analisar a qualidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Por fim, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que é a avaliação média dos 3 últimos CPCs, levando em consideração todos os índices do MEC. Por isso é tão importante verificar a pontuação das faculdades.

Conheça a o corpo docente do curso

Além de conhecer o ensino e a metodologia aplicada dentro da faculdade que você vai escolher para fazer o curso dos seus sonhos, é fundamental saber sobre o corpo docente (os professores).

Quem são, se atuam no mercado de trabalho, seu currículo profissional. Isso faz toda a diferença, pois esses profissionais vão dar dicas fundamentais que são exigidas no mercado atual. Esse conhecimento faz toda a diferença na sua carreira.

Como conseguir bolsa para cursar o curso dos seus sonhos?

Existem várias maneiras para conseguir uma bolsa no curso dos seus sonhos, e uma delas é fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao fazer a prova você, pode conseguir uma vaga em uma Universidade Pública em qualquer estado do país.

No exame é utilizado a nota de corte (nota mínima) para passar no curso desejado. Caso sua nota não dê para uma Universidade Pública, existe o Programa Universidade para Todos (PROUNI), no qual dá bolsa de estudos para estudantes da escola pública em faculdades particulares.

As bolsas são de 50% a 100% e, nesses casos, o aluno tem parte ou toda a bolsa paga pelo o governo. O programa lançado em 2005 já beneficiou mais de 2 milhões de alunos da escola pública.

Há ainda as bolsas remanescentes, que não foram ocupadas no último processo seletivo. Para conquistar uma dessas bolsas é preciso ter sido estudante de escola pública, ter tirado mais de 450 na prova e não ter sido aprovado em nenhuma bolsa de processo anterior. Quer conhecer mais sobre o Prouni e a bolsa? Então clica aqui.  

Não se esqueça dos outros programas de bolsas, como o Educa Mais Brasil e o Quero Bolsa, programas privados que incentivam o ensino no Brasil.

Fique por aqui e veja o que é o curso de Gestão Portuária. Tenho certeza de que você vai gostar.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.