InícioGraduaçãoRelações InternacionaisRelações Internacionais EAD: para quem é indicado?

Relações Internacionais EAD: para quem é indicado?

Tem vontade de cursar uma graduação de Relações Internacionais, mas não tem tempo de se deslocar para cumprir um compromisso diário? Ainda acredita que uma graduação presencial é muito cara? Então, saiba que o ensino a distância (EAD) pode ser uma ótima opção para você.

Ao longo dos anos, o EAD vem ganhando cada vez mais espaço entre os estudantes brasileiros e se tornando cada vez mais conceituado nas instituições de ensino. Por exemplo, entre os anos de 2009 e 2019, o número de estudantes do modelo a distância aumentou de 330 mil para mais de 1 milhão e meio de estudantes.

Ou seja, um crescimento de 378,9% conforme as informações do Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste artigo, mostraremos as vantagens de escolher cursar uma graduação EAD de Relações Internacionais e como funciona a modalidade de ensino. Dessa forma, você poderá esclarecer suas dúvidas e decidir se essa modalidade é a melhor para você.

Como funciona o EAD? 

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que todas as modalidades de ensino tem o mesmo objetivo final: o aprendizado dos alunos e a preparação para o exercício – da melhor forma possível – da profissão escolhida. Contudo, o caminho para chegar ao destino é diferente.

Desse modo, o ensino EAD possibilita a formação entre diversos modelos de ensino, como, por exemplo, tecnólogo, licenciatura, bacharelado, pós-graduação, cursos técnicos e livres. O formato ainda possibilita que o estudante possa escolher montar sua própria rotina e horários de estudo, sem precisar cumprir turnos de aula estabelecidos pela instituição de ensino. Além disso, na modalidade de ensino a distância, os alunos e professores estão separados fisicamente e, sendo assim, a tecnologia é necessária para as aulas serem ministradas.

Entre as principais vantagens da modalidade, estão:

Flexibilidade – Como as matérias são ministradas online, o estudante tem a possibilidade de montar o próprio cronograma, além de poder estudar de acordo com os compromissos da rotina;

Custo – Geralmente, as graduações na modalidade a distância tem um preço mais acessível aos estudantes. Além disso, os alunos não precisam gastar com transporte para acompanhar as aulas;

Oportunidade – As graduações a distância proporcionam que os graduandos estudem em/de qualquer local do país. Por isso, deixa de ser necessária a mudança para a cidade na qual a instituição de ensino está instalada.

Por fim, cabe ao estudante escolher a forma de ensino que melhor se adapte à sua rotina e expectativas para o curso.

Ainda é importante ressaltar que, em muitas instituições de ensino, o valor da faculdade EAD é menor que no ensino presencial. Isso porque a faculdade não precisa disponibilizar a parte física das instituições aos alunos. Dessa forma, a modalidade pode ser mais atrativa para você por conta do valor.

Como é o curso de Relações Internacionais EAD?

O curso de Relações Internacionais EAD é um bacharelado que conta com oito semestres. Por isso, tem duração média de quatro anos. Durante a graduação, o estudante aprende sobre as relações entre as nações, países e empresas internacionais.

As aulas acontecem em um espaço online disponibilizado pela instituição de ensino. Para acessá-lo, basta que o estudante tenha acesso à internet e conhecimentos básicos de informática.

Além das plataformas de ensino digitais, a maioria das faculdades também contam com polos de apoio presenciais. Ou seja, nesses locais os estudantes podem fazer apresentações de trabalhos, realização de provas finais ou aulas práticas em laboratórios.

Além disso, na graduação estão em destaques conteúdos sobre Economia, Política, Ciências Sociais, Culturais, Militares, Comerciais e Direito.  Portanto, o curso a distância exige que o estudante se dedique, além de muita leitura sobre os conteúdos da formação. Também são disponibilizados estudos nas áreas de Estatística, Filosofia, Psicologia e Geografia.

Para preparar para o mercado de trabalho, o curso ainda oferece simulações de negociações nas áreas de atuação da profissão. Como, por exemplo, nos assuntos de política, negociações comerciais, empresariais e diplomáticas. Dessa forma, os estudantes são estimulados a testar os conhecimentos na profissão.

Ainda vale destacar que as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) impõem que a grade curricular do curso conte com quatro temas principais. De acordo com o MEC, não pode faltar no curso de Relações Internacionais:

  • Formação Estruturante,
  • Formação Interdisciplinar,
  • Formação Profissional,
  • Formação Complementar.

Qual a área de atuação do profissional de Relações Internacionais? 

O objetivo do curso de Relações Internacionais é formar um profissional generalista, com os princípios éticos de transformação da sociedade. Além de atuar no planejamento, gestão e avaliação de cenários políticos e econômicos, o profissional atua na mediação e resolução de conflitos e na prospecção de mercados. Por fim, também nos setores de análise de riscos, interpretação de conjunturas regionais, nacionais e internacionais.

Estão entre os principais setores de atuação dos profissionais formados em Relações Internacionais:

  • diplomacia,
  • política internacional,
  • análise de conjuntura econômica e social,
  • planejamento estratégico,
  • inteligência competitiva,
  • assessoria de governos e empresas.

Além disso, os profissionais podem trabalhar em negociações internacionais, análise de riscos políticos, pesquisa acadêmica, consultorias estratégicas e operações financeiras internacionais. O profissional ainda poderá escolher trabalhar em empresas privadas ou governamentais.

Como saber se o EAD é para você?

Primeiramente, é preciso dizer que o ensino EAD é para todos e que o modelo de estudo precisa de tanta dedicação quanto o ensino presencial. Contudo, é importante ter algumas habilidades e elementos para investir no EAD.

Portanto, é essencial para poder cursar uma graduação EAD ter acesso à internet. Além disso, são necessários dispositivos eletrônicos para poder assistir às aulas como, por exemplo, celular, tablet ou computador.

Além disso, o estudante precisa entender que a flexibilidade é uma vantagem do EAD. Entretanto, é importante montar uma rotina de estudos que atenda às exigências do curso. Além de compreender todos os conteúdos das disciplinas, é importante não acumular tarefas exigidas no curso e atrasar as entregas dos projetos das aulas.

Por fim, é importante escolher uma faculdade que tenha o reconhecimento do MEC, pois, é essencial que o diploma tenha validade ao final da graduação.

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre o ensino EAD em  Relações Internacionais. Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.