InícioGraduaçãoTudo o que você precisa saber sobre o CST em Negócios Imobiliários

Tudo o que você precisa saber sobre o CST em Negócios Imobiliários

O CST em Negócios Imobiliários vem atraindo o interesse de cada vez mais pessoas para o ramo. Afinal, este mercado tem sempre um público consideravelmente grande e, com o aumento das construções civis, as vagas de emprego têm crescido junto ao setor.

Assim, a especialização na área garante um diferencial a mais na hora do profissional  procurar por um serviço no setor. Além disso, é sempre bom inovar e estar a par das novidades. Portanto, descubra neste artigo tudo sobre o curso de Negócios Imobiliários e o mercado de trabalho para o setor.

Saiba o que é CST em Negócios Imobiliários

O CST em Negócios Imobiliários é um Curso Superior Tecnológico que garante ao aluno a formação para atuar no mercado imobiliário, seja com vendas, gestão ou aluguel de imóveis.

Trata-se de uma graduação que dá ao estudante, ao terminar o curso, o título de tecnólogo na área em questão. Portanto, o CST é considerado também um ensino superior e, ao se formar, o aluno tem direito a um diploma da mesma forma que acontece no bacharelado.

Como funciona o curso

O CST em Negócios Imobiliários forma o profissional capaz de prestar serviços aos clientes interessados em comprar, vender, alugar ou gerir imóveis. Além disso, outra opção de atuação é a consultoria para empresas especializadas no ramo.

Este tipo de graduação tem um currículo mais voltado para a prática da profissão, com aulas de atividades que ensinam o aluno a “pôr a mão na massa” e vivenciar o dia a dia da carreira. No entanto, engana-se quem pensa que não precisará estudar teorias.

Qual é a estrutura do CST em Negócios Imobiliários?

A organização do CST em Negócios Imobiliários varia de acordo com cada instituição. Por exemplo, algumas exigem estágios obrigatórios de 200 horas durante o tempo de estudo e outras, não. O mesmo ocorre com o TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso, exigido para obtenção de diploma em algumas faculdades.

Por fim, todas as faculdades têm a função de preparar o profissional de Negócios imobiliários para:

  • Saber identificar as chances de comércio, a fim de fazer a região crescer;
  • Planejar, operar e controlar as vendas de bens imóveis;
  • Gerenciar empresas que prestam serviços na área de gestão de negócios imobiliários;
  • Supervisionar transações imobiliárias;
  • Avaliar e emitir um parecer técnico em sua área de formação.

Grade curricular do CST em Negócios Imobiliários

A grade curricular do CST em Negócios Imobiliários contém as matérias que são estudadas no decorrer dos anos de curso. No entanto, a grade pode variar de uma faculdade para outra, mas, as principais matérias precisam ser abordadas em todas.

Outra variação com relação ao currículo é nas modalidades de bacharelado e tecnólogo (foco deste artigo). No primeiro, as disciplinas são mais amplas e a carga horária da parte teórica é bem maior, enquanto o segundo é mais voltado para a prática.

Principais matérias da grade curricular

Apesar de ser considerado um curso mais profissionalizante, o CST em Negócios Imobiliários também possui uma vasta carga teórica, na qual as principais matérias são:

  • Administração de Condomínios, Imóveis, bem como de Locação, Avaliação de Imóveis;
  • Comunicação de Empresas, Direito Imobiliário e Humano, Relações Étnico-raciais;
  • Educação Ambiental e Cidadania, Empreendedorismo, Filosofia das Ciências Sociais;
  • Fundamentos da Economia, das Finanças e do Marketing;
  • Gestão de Pessoas;
  • Introdução à Administração, Legislação e Políticas Urbanas, bem como de Empresas;
  • Libras;
  • Mercado e Operações de Imóveis, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico;
  • Negociação e Vendas;
  • Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Prática Textual em Língua Portuguesa;
  • Sistema Registral e Notarial, Construtivos em Empreendimentos Imobiliários;
  • E, por fim, Sociologia Geral, Tópicos Especiais em Negócios Imobiliários.

O que faz o profissional de Negócios Imobiliários

Ao se formar no CST em Negócios Imobiliários, o profissional estará pronto para intermediar as ações de compra e venda de imóveis, além de atuar na gerência dos mesmos. Entretanto, sua função vai muito além disso e, na sua carreira, ele deve ser capaz de:

  • Orientar clientes interessados em investir em imóveis;
  • Informar-se sobre as propriedades procuradas e oferecidas;
  • Conhecer a situação do imóvel e saber como orientar o cliente;
  • Bem como, criar anúncios na mídia;
  • Garantir o direito de ambas as partes no contrato;
  • Saber lidar bem com grandes transações;
  • Ter faro para vendas;
  • Ser um bom negociador, além de ético no exercício da profissão;
  • Adaptar-se ao mercado;
  • Compreender as demandas sociais e continuar se aperfeiçoando sempre;
  • Saber redigir um contrato de forma ética.

Como é chamado o profissional formado em CST em Negócios Imobiliários?

A pessoa formada em CST em Negócios Imobiliários é chamada de corretor imobiliário e o seu dever, dessa forma, é garantir o direito de ambas as partes durante um processo de negociação de algum imóvel.

Veja quais são as exigências a fim de exercer a profissão

Apesar de não ser obrigatório um diploma em CST em Negócios Imobiliários, este com certeza fará toda a diferença na hora de garantir seu emprego. Afinal, um profissional qualificado passa mais confiança aos clientes, o que é essencial para se dar bem na carreira.

Registro no CRECI

Outro item exigido para atuar na profissão é o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu estado. Aliás, é ideal que você vá até o CRECI da sua região assim que iniciar o curso e se informe sobre a carteira de estágios.

Isso porque esse órgão pede uma carga mínima de 128 horas de estágio, cumpridas e assinadas. Então, é importante que se iniciem os mesmos em uma imobiliária ou escritório bem no começo do CST em Negócios Imobiliários, para dar tempo de fazer tudo o que é preciso.

Ao fim da faculdade, o diploma, junto com os documentos dos estágios, são mandados ao CRECI para expedir o registro e você possa exercer a profissão de corretor de imóveis.

Qual é a duração do CST em Negócios Imobiliários?

O CTS em Negócios Imobiliários tem duração de dois a três anos de estudos, ou seja, são de quatro a seis semestres aprendendo as técnicas para lidar com os clientes e empreender por meio dos imóveis.

Diferença entre o CST em Negócios Imobiliários e o bacharelado

A graduação em Negócios Imobiliários também pode ser feita na forma de bacharelado, o que dá ao aluno o título de bacharel na área. Porém, ao contrário do CST, este modo tem duração de quatro anos.

Outra grande diferença é o currículo, mais voltado para as matérias de teorias. No entanto, há também disciplinas para a parte prática, com direito a estágios sob supervisão.

Existe outra forma de se especializar em Negócios Imobiliários?

Além do bacharelado e do CST em Negócios Imobiliários, outra forma de se especializar é a pós-graduação. Entretanto, esta opção é boa para quem já possui uma primeira graduação na área ou em Administração.

Tendo como objetivo saber mais sobre os conhecimentos na área, a pós pode ter duração de até 15 meses, de acordo com a instituição na qual a mesma é realizada. Ainda, a pós-graduação em Negócios Imobiliários pode ser feita nos modos presencial, semipresencial e a distância (Pós-EAD).

CST em Negócios Imobiliários a distância (EAD)

O EAD está tornando mais fácil o acesso à educação superior e, por isso, existe também a opção de se fazer o CST em Negócios Imobiliários nessa modalidade. De fato, é bom que você saiba que a grade curricular e a duração são iguais às do presencial.

Recomenda-se, portanto, avaliar se o curso na faculdade escolhida por você é reconhecido pelo MEC, pois, é isso que garante a validação do diploma como de ensino superior.

Mercado de trabalho para a carreira de corretor de imóveis

O CST em Negócios Imobiliários capacita o profissional para atuar no mercado de imóveis, realizando transações de compra e venda, bem como tratando das questões burocráticas, de modo a cuidar dos direitos de ambas as partes.

Um dos grandes atrativos desta profissão é a chance de trabalhar de qualquer lugar e com horários mais flexíveis. Além disso, dá para atuar de forma autônoma ou em grandes corporações. Veja a seguir alguns exemplos.

Corretor de imóveis

Este é o caminho mais comum e o mais desejado entre os profissionais que se especializam no CST em Negócios Imobiliários. Apesar de ser instável (em geral, os corretores não trabalham com carteira assinada), pode oferecer uma renda bem maior do que um salário fixo.

O corretor é a pessoa que faz a ponte entre os donos dos imóveis e os clientes. Dessa forma, ele reúne e avalia toda a documentação necessária para os processos de compra, venda e aluguel, de uma forma que seja bom para ambos.

Consultoria Imobiliária

Apesar de ser bem parecido com a primeira, esta forma de atuação também realiza as transações entre donos e clientes, mas sua função implica na consultoria, com a opinião do corretor sobre a situação do imóvel, com avaliação dos prós e contras da possível compra.

Administração de condomínios

O profissional formado no CST em negócios Imobiliários possui muitos conhecimentos que podem ser aplicados de formas úteis na administração de condomínios. Dito isso, o profissional poderá atuar junto ao síndico, auxiliando na gestão e nas questões legais do local como um todo.

Profissional formado em CST em Negócios Imobiliários pode atuar na construção civil?

Uma área tão em voga nos dias atuais e com crescentes, inclusive, nas matérias primas que a compõem, o que também implica nos salários dos seus profissionais, é a construção civil. Por esse motivo, a busca por um cargo no ramo é grande e concorrida.

Muitos alunos não sabem, mas, ao se formar em CST em Negócios Imobiliários, eles podem atuar também na área de construção, sendo necessários para avaliação e realização de estudos de mercado antes que um prédio ou condomínio seja construído.

De modo mais direto, o corretor estuda o local em que se pretende construir um edifício residencial, por exemplo, e diz se tal lugar é bem visto no sentido de atrair clientes, movimentar o comércio e dar mais valor de mercado ao imóvel.

Locais de atuação do profissional de Negócios Imobiliários

Atuar de forma autônoma como corretor é o grande sonho de todos que fazem um no CST em Negócios Imobiliários, já que as comissões costumam ser muito boas.

Existem, no entanto, outras formas de trabalhar na área, tanto de um modo independente quanto para empresas. Dentre os locais nos quais este profissional é requisitado, destacam-se:

  • Incorporadoras;
  • Atuar como autônomo;
  • Imobiliárias;
  • Empresas de loteamento e urbanização.

Quanto ganha o profissional de Negócios Imobiliários?

Trabalhar com o que se gosta é muito prazeroso, mas, somar a isso um bom salário, a fim de unir o útil ao agradável, é ainda melhor. Portanto, é sempre bom se informar bem quanto ao salário recebido por um profissional formado em CST em Negócios Imobiliários.

Média salarial

A média salarial varia de R$ 2.500 a mais de R$ 15.000. Sendo assim, o valor dependerá de muitos fatores como:

  • Porte da empresa (pequena, média ou grande);
  • Experiência profissional (tempo de serviço e de formação superior);
  • Porcentagem sobre a venda (em especial para os autônomos, que não têm um salário fixo).

Outro fator a ser considerado é a área de atuação e o cargo ocupado, pois, há opções como a de corretor de imóveis, em que o salário é bem maior, mas depende da quantidade de transações que o profissional realiza. Observe, a seguir, a média salarial com base nos critérios acima:

  • Pequena: Trainner – R$ 2.700, Pleno – R$ 4.600;
  • Média: Trainner – R$ 4.000, Pleno – R$ 6.900;
  • Grande: Trainner – R$ 6.100, Pleno – R$ 10.300.

Qual é o custo de um CST em Negócios Imobiliários em uma instituição particular?

Como você já deve ter percebido até aqui, tanto o bacharelado quanto o CST em Negócios Imobiliários podem ser realizados nas formas presencial, semipresencial e EAD. Diante disso, o preço varia para cada um dos modos e depende da instituição.

Para se ter uma ideia, o CST em EAD costuma ter um valor mais baixo em relação ao presencial. No entanto, fazendo uma média com os preços cobrados nas universidades brasileiras, tem-se um custo de R$ 150 a R$ 300 por mês para o tecnólogo.

Ingressar através de bolsas de estudos

Uma opção de ingressar em um CST em Negócios Imobiliários particular sem pagar nada ou apenas uma parte é conseguir uma bolsa de estudos. Assim, a bolsa de estudos nada mais é do que uma ajuda financeira para arcar com os custos do seu curso.

Programas como o PROUNI oferecem bolsas para os alunos considerados de baixa renda a partir da nota obtida no Enem, com um ponto de corte médio de 469 para o curso de Negócios Imobiliários.

Já o FIES fornece uma ajuda para financiar a graduação dos alunos cadastrados e classificados por fatores como baixa renda ou outros. Então, também é possível conseguir uma bolsa para um CST em Negócios Imobiliários através do financiamento estudantil.

Outras opções são as bolsas oferecidas pelas próprias universidades como recompensa pelo mérito alcançado pelos alunos, ou seja, alguns se sobressaem no vestibular e ganham um desconto integral ou parcial da instituição. Portanto, procure se informar sobre as possibilidades de bolsas de estudo e descontos por mérito oferecidos na faculdade de seu interesse. Há muitas opções além das tradicionais e, dessa forma, você conseguirá cursar e economizar nos estudos.

Perfil do profissional formado em CST em Negócios Imobiliários

Negociar vendas e compras de imóveis vai exigir do profissional um certo conhecimento de mercado, para que ele saiba indicar os melhores aos seus clientes. Além disso, saber avaliar a situação do imóvel é essencial para que as suas vendas tenham sucesso.

Entender o dia a dia e o perfil do profissional exigido na carreira é bom antes de se aventurar numa área tão concorrida como esta. Portanto, saiba que é preciso se comunicar bem e também argumentar de forma clara.

Visão de negócios, networking e domínio de novas tecnologias

Também espera-se que, pela formação em CST em Negócios Imobiliários, o profissional tenha uma boa visão de negócios. Em outras palavras, o conhecimento precisa ir além da busca por imóveis, pois, é preciso desenvolver um pensamento mais amplo.

Uma outra dica para este perfil profissional é construir boas relações de trabalho, isto é, fazer networking.

E, ainda, é importante buscar se manter atualizado sobre as tecnologias mais recentes do setor. Afinal, depois que você as domina, elas podem facilitar a relação com os seus atuais e futuros clientes.

Onde cursar o CST em Negócios Imobiliários?

Diversas universidades públicas e privadas oferecem esta opção de CST em Negócios Imobiliários. Contudo, vale analisar as referências de cada uma e a grade curricular para garantir que a escolhida seja de qualidade.

Veja algumas dicas de boas faculdades que oferecem este curso:

  • Anhanguera;
  • Universidade do Cuiabá (Unic);
  • A UFPR;
  • UNOPAR;
  • Faculdade de Macapá (FAMA).

Em todas essas instituições, públicas e privadas, você garante uma formação adequada, registrada pelo MEC e com boa presença no mercado. Portanto, faça sua escolha sem receios! Conheça a grade curricular e as opções de modalidade (presencial e a distância) de cada uma, bem como os valores das particulares, e invista na sua carreira.

Faça o CST em Negócios Imobiliários e se destaque no mercado!

A graduação do CST em Negócios Imobiliários garante a você um diferencial a mais para a sua carreira e um destaque para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Sem contar que, com uma especialização, você se sente ainda mais seguro para exercer a sua função.

Não perca tempo e comece já a investir no seu futuro. Estude com garra e de forma determinada. Dessa forma, você verá o quanto vale a pena se dedicar a algo que fará a diferença no seu futuro.

Caso tenha interesse na área, analise as opções de universidades Kroton que oferecem esse curso e faça uma pesquisa sobre a qualidade, bem como o quanto a faculdade é bem vista no setor. Afinal, informação nunca é demais e sempre ajuda na hora da tomada de boas decisões.

O mercado abre portas para quem corre atrás e se dedica, portanto, se organize ao máximo, a fim de ter uma carreira de sucesso. Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.