InícioDicasEnem10 filmes para assistir antes do ENEM

10 filmes para assistir antes do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 está se aproximando. Com data marcada para novembro, alguns estudantes já sentem a pressão e importância da prova.

Nesse sentido, pode ser que alguns estudantes sintam que já não há mais tempo para os estudos ou rever matérias com longas aulas e anotações.

Apesar disso, ainda existe tempo suficiente para aprender novos conteúdos ou reforçar o que já foi estudado, e uma das formas de aproveitar o tempo restante para adquirir novos conhecimentos é por meio dos filmes.

Hoje, iremos apresentar 10 filmes para assistir antes do ENEM e se sentir ainda mais preparado para a prova e suas questões.

Por que estudar com filmes?

À primeira vista, estudar em casa, assistindo a filmes, pode parecer um tanto quanto lúdico demais para agregar nos estudos.

Entretanto, estudar por meio de filmes, series e documentários pode ser mais enriquecedor do que se imagina.

Estudar por meio de filmes garante uma nova abordagem na forma de se adquirir conhecimento.

De forma mais espontânea, as informações obtidas durante a “sessão de cinema” são absorvidas com naturalidade.

Em outras palavras, isso quer dizer que, a leveza do momento, sem cobranças e pressão para memorização de datas e fatos, faz com que o conteúdo assistido seja compreendido de forma rápida e simples.

Estudar por meio de curtas ou longa metragens faz parte do dia a dia de muitos pré-vestibulandos, concurseiros e estudantes preparatórios do ENEM!

Como estudar com filmes?

De antemão, devemos adiantar que, por mais que seja um processo de estudos mais tranquilo e descontraído, ainda sim é necessário se atentar a algumas dicas para fazer com que o conhecimento adquirido com os filmes, tenham bons frutos.

Juntamente com o olhar e ouvidos atentos ao conteúdo passando na telinha, o estudante que optar por aprender novos assuntos com os filmes, pode seguir algumas dicas:

  • Informe-se a respeito do assunto

Para garantir que a história e tema apresentado seja entendido de forma correta, é importante que se faça uma pesquisa previa a respeito do que vai assistir.

  • Seja crítico

Por mais que o assunto apresentado não seja de seu total acordo, lembre-se de que o objetivo principal é absorver conhecimento e agregar os estudos.

Saiba separar ideologias e crenças pessoais, da história apresentada.

  • Leia críticas

Analogamente ao item anterior, procure analisar as críticas já feitas por outros espectadores a respeito do filme escolhido.

Essa etapa pode te apresentar novas formas de pensamento e garantir que opiniões pessoais não interfiram na matéria compreendida.

  • Encare como um momento de diversão

Mesmo o momento estando reservado aos estudos, leve também como uma distração e diversão.

Dessa forma, o peso de “estudar” não será tão árduo, e o processo de aprendizado acontecerá de forma instintiva.

10 filmes para assistir antes do ENEM

Agora, iremos apresentar 10 filmes para assistir antes do ENEM 2021 e chegar ainda mais preparado para a prova!

  1. Contágio (2011) – Direção de Steven Soderbergh

O filme de 2011 mostra o processo e desenrolar de uma pandemia. A história pode ser ficção, mas as semelhanças com o momento atual são muitas.

Um vírus, que tem como origem um morcego que sai da China e acaba infectando todo o mundo, fazendo com que a população seja obrigada a ficar em casa.

Sob o mesmo ponto de vista atual, fica mais fácil entender os processos que levam a uma pandemia.

  1. Bacurau (2019) – Direção de Kleber Mendonça Filho

A história trata de um Brasil pouco visto e falado pelas telinhas. Com muitas críticas sociais e discussões de classe, pode ser um prato cheio para possíveis temas de redação no ENEM.

O filme se passa no sertão Nordestino, e temas como violência, miséria, crise hídrica e do meio ambiente e porte de armas são abordados.

  1. Chernobyl: O Filme (2021) – Direção de Danila Kozlovsky

O longa expõe as consequências causadas pela explosão na usina nuclear de Chernobyl, em 1986.

Um dos principais pontos abordados é como algumas pessoas acabaram por colocar suas vidas em risco, ao passo que, para impedirem que o desastre fosse ainda maior, acabaram ainda mais expostos a radioatividade.

  1. Adeus, Lênin (2003) – Direção de Wolfganger Becker

Desde já, fica claro que o conteúdo abordado será útil para as questões de história e sociologia.

Temas como Guerra Fria e a queda do muro de Berlim são apresentados de forma clara, assim como a transição do comunismo para o capitalismo, na Alemanha Oriental.

  1. Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010) – Direção de José Padilha

De antemão, o filme brasileiro já muito conhecido pode chocar alguns espectadores. Todavia, o tema violência urbana e a corrupção policial são explicitamente retratados.

  1. A lista de Schindler (1993) – Direção de Steven Spielberg

Explorando todo o contexto do regime nazista, o longa traz um debate a respeito da história de Oskar Schindler, membro do partido nazista, responsável pela libertação e salvação de mais de mil judeus.

Dessa forma, o filme é indispensável para boas ideias e referencias a respeito dos direitos humanos.

  1. Território Restrito (2009) – Direção de Wayne Kramer

A película trata sobre imigração ilegal nos Estados Unidos, acompanhando as histórias de diferentes pessoas tentando adentrar no país em busca de um futuro melhor.

Além disso, um dos temas abordados é a xenofobia instaurada com ainda mais força nos EUA após o atentado de 11 de setembro de 2001.

  1. Lincoln (2012) – Direção de Steven Spielberg

A obra biográfica aborda, sobretudo, o fim da Guerra Civil e a luta de Abraham Lincoln pelo fim da escravidão nos Estados Unidos, durante os anos de 1865.

  1. Getúlio (2014) – Direção de João Jardim

Bem como o filme anterior, a obra brasileira também se trata de uma biografia.

A narrativa a respeito do presidente populista Getúlio Vargas, serve de ótimo e completo resumo a respeito de muitas questões de história.

  1. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014) – Direção de Kip Andersen e Keegan Kuhn

Em primeiro lugar, o longa metragem se trata de um documentário.

A última indicação aborda temas que são recorrentes do ENEM e estão em debate nos últimos anos: sustentabilidade e meio ambiente.

Nesse sentido, o documentário expõe o fato de a agropecuária ser uma das principais formas de destruição ambiental, poluição, gasto de água e desmatamento mundial.

Estudando com filmes antes do ENEM

Definitivamente, estudar a partir de filmes é completamente possível e agrega conhecimento para todos que estão se preparando para a prova.

Afinal, o conteúdo abordado nas películas, por mais que possam conter o recheio da ficção, ainda assim possuem o conteúdo principal a ser absorvido e levado em consideração.

Que tal colocar em pratica a partir de agora? Dê importância, principalmente, se não possuir uma rotina de estudos regrada, ou estiver voltando aos cadernos por agora.

Confira mais algumas dicas para estudar, depois de muito tempo parado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.