InícioDicasEnem5 dicas simples para se dar bem no Enem 2021

5 dicas simples para se dar bem no Enem 2021

Muito foco e concentração nesse artigo, porque vamos dar dicas valiosas de como estudar de casa e se dar bem no Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse ano, as provas serão nos dias 21 e 28 de novembro. Tanto a versão impressa quanto digital serão nessas datas.

Então, é necessário que você comece a se preparar e anotar as dicas. Tudo depende de planejamento, hábito de estudar todos os dias e cuidar da sua saúde. Pois é, pode parecer que saúde e estudos não têm conexão. No entanto, eles estão bem entrelaçados, como você poderá ver nas dicas da Voomp.

Segundo o site do MEC (Ministério da Educação), o Enem esse ano teve 3,1 milhões de inscrições. É o menor número desde 2005, mas são 53% menos inscrições do que em 2020. Lembrando que a prova é constituída por 4 matérias objetivas e uma redação em Língua Portuguesa.

Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões sobre as seguintes áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

Portanto, para se dar bem no Enem 2021 é necessário estudar essas frentes, dando atenção a cada uma delas. Quanto maior a pontuação, mais chances você terá de conseguir uma bolsa em uma faculdade privada ou passar em uma universidade pública.

Vamos às dicas!

1 . Faça um plano de estudos

Muitos alunos acham que podem escapar do plano de estudos, ou imaginam que ele não é necessário. Entretanto, pensar dessa maneira é um erro, porque no planejamento você define o tempo que estudará cada matéria.

Logo, para se dar bem no Enem 2021, faça um plano de estudos. O recomendado é que todos os dias você estude, para que isso se torne um hábito e seu corpo e cérebro se acostumem com a rotina de estudos.

Nesse cronograma, avalie a data que você começará a estudar até o dia da prova. Defina também quanto tempo você tem disponível para estudar por dia. Depois, você pode separar as matérias para estudar, uma por dia ou duas por dia. Mas lembre-se: para cada matéria, considere ler sobre ela, fazer os exercícios e voltar nesses exercícios para ver em que pontous errou e descobrir o porquê. Desse modo, reserve uma hora para cada assunto.

Tudo que vai cair no Enem está no edital. Desse modo, sempre leia o edital para montar o seu cronograma.

Abaixo, colocamos um exemplo de um planejamento de estudos de uma semana, para você ter uma base de como fazer:

Cronograma de estudos

Agosto – semana de 2 a 6

Segunda-feira

  • Biologia – As características básicas dos seres vivos
  • Biologia – Características utilizadas na classificação dos seres vivos
  • Biologia – Os tipos de métodos científicos: biologia Enem
  • Português – Diferenças entre linguagem, língua e fala
  • Português – Linguagem verbal, não verbal e mista: o que são e exemplos
  • Artes – O que é arte, suas funções e mudanças ao longo do tempo.

Terça-feira

  • Química – Os Elementos Químicos e a origem da ciência química
  • Química – Unidades de medidas na Química
  • Química – As substâncias simples, compostos, misturas e sistemas
  • História – O que é história, fontes históricas e contagem do tempo
  • História – Patrimônio cultural: o que é, exemplos de bens materiais e imateriais
  • História – Conheça as diferentes espécies de hominídeos e a evolução humana.

Quarta-feira 

  • Matemática – Os Múltiplos e os Divisores de um número na Matemática Enem
  • Matemática – Critérios de Divisibilidade
  • Matemática – O que são números primos e como fazer sua fatoração
  • Matemática – Como fazer a fatoração de uma expressão algébrica
  • Matemática – Como calcular o mínimo múltiplo comum (MMC)
  • Filosofia – Veja o que é Filosofia no resumo Enem Gratuito
  • Sociologia – Sociologia: a origem e formação do pensamento sociológico.

Quinta-feira

  • Física – A história da Física: o que é a Natureza? O que é o Movimento?
  • Física – Sistema Internacional de Unidades
  • Física – Grandezas vetoriais e escalares
  • Geografia – Coordenadas geográficas e rosa dos ventos
  • Geografia – Latitude e longitude: entenda os paralelos e meridianos
  • Geografia – História e funcionamento do GPS.

Sexta-feira

  • Artes – Veja o que são as Artes, suas manifestações e linguagens
  • Literatura – Texto literário e não literário: o que são e diferenças
  • Literatura – Texto injuntivo: o que é, características, estrutura e exemplos
  • Inglês – Classes de palavras em inglês: a importância na interpretação
  • Espanhol – Acentuação gráfica na língua espanhola
  • Educação Física – Benefícios da atividade física para a saúde das pessoas.

2. Reveja e faça provas anteriores para se dar bem no Enem 2021

Algumas pessoas podem pensar: para que rever questões que já caíram? Cada prova e vestibular tem o seu padrão de perguntas. Para quem não faz vestibular ou nunca fez o Enem pode parecer que é tudo igual. No entanto, não é.

Essa parte funcionará como um simulado para fazer na sua casa. Dessa forma, reserve o tempo igual ao da prova, e respeite esse horário. Faça tudo como se estivesse no Enem mesmo.

No site do INEP todas as provas estão disponíveis gratuitamente. Ah, lembre-se de incluir a redação também, pois, para se dar bem no Enem 2021, treinar redação é essencial. Até porque, se você zerar nessa parte, não poderá participar do Sisu, Fies e ProUni.

Além disso, mesmo que sua nota nas provas objetivas tenha sido alta, ter a redação do Enem zerada vai diminuir muito a sua média, podendo comprometê-la seriamente para entrar nas faculdades.

Para fazer o simulado da sua casa, siga os dias das provas e os horários abaixo:

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas – 5 horas e meia de prova. Reserve dentro dessas 5 horas, uma hora para fazer a redação.

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática – 5 horas de prova.

3. Classifique os conteúdos

Já falamos aqui como é importante dar atenção para cada disciplina da prova. Mas, para se dar bem no Enem 2021 de casa, classifique o nível de dificuldade entre fácil e difícil para você. Isso ajudará a focar nas suas dificuldades e a superá-las.

Quando fizer os simulados, veja qual disciplina você errou mais, e foque seus estudos para ir melhor. O objetivo é igualar o nível de dificuldade e correr atrás das suas dúvidas. Por isso, fazer exercícios e os simulados é tão importante. Afinal, eles te mostram em que pontos é necessário estudar mais.

Outra dica, nessas disciplinas que você acha mais difícil, procure sempre encontrar vídeos e textos que expliquem o assunto de maneiras diferentes. Às vezes, um tipo de explicação não é suficiente, e encontrar conteúdos variados ajuda a entender o assunto por outro ponto de vista.

Também faça isso com a correção de provas. A internet tem bastante conteúdo: procure por “correção do Enem 2015”, por exemplo. Aparecerão vídeos com a correção comentada. Depois que fizer o simulado e verificar a sua pontuação, faça essa pesquisa correspondente ao ano que você fez o simulado.

4. Pratique redação

Já comentamos da redação anteriormente, e do quanto é importante não zerar. Mas, vamos dedicar um tópico para ela, de tão essencial e preciosa é no Enem. Primeiro, a redação vale a pontuação 1.000. E ela faz parte da sua entrada na universidade, não se esqueça disso.

Além de fazer o simulado e fazer a redação dedique uma hora por dia, duas vezes na semana, para escrever uma redação. Isso mesmo. Não adianta estar atualizado sobre vários assuntos que podem ser tema de redação se você nunca treinou argumentar sobre eles. Fica difícil dessa maneira se dar bem no Enem 2021.

Escrever é treino, então, treine. Se você conhece alguém que manda bem em redação, essa pessoa lê e escreve muito. Então, faça o mesmo. É difícil colocar no papel o que estamos pensando, por isso, deve-se praticar para que vire um hábito e você consiga fazer com menos dificuldade.

Segundo, escreva a redação dentro do padrão do Enem. Estude o que cada competência exige e siga a estrutura de um texto argumentativo.

5 . Cuide da sua saúde e alimentação para se dar bem no Enem 2021

Por último, e não menos importante, cuide de verdade da sua saúde, e isso inclui a saúde mental. Muitos estudantes ficam ansiosos por causa das provas e deixem isso de lado. Perceba como está se sentindo e tente conversar com alguém sobre isso. Se puder, procure um psicólogo para te ajudar nesse momento.

Reserve 3 dias na semana para fazer uma caminhada, já que dá para andar até mesmo dentro de casa, sabia? Respeite o limite do seu corpo, pois 30 minutos já são suficientes para exercitar. Coma frutas durante o dia e, no almoço, coloque verduras no prato… E não se esqueça de beber água.

Essas dicas parecem ser simples, mas ajudam você a se dar bem no Enem 2021 e estar mais calmo na hora da prova.

Aproveite e leia a matéria sobre como é calculada a nota do Enem para entender como será a sua pontuação. Desejamos sorte nos estudos e nos dias da prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.