InícioDicasEnemAfinal, o que o ENEM avalia do estudante?

Afinal, o que o ENEM avalia do estudante?

Você pode se perguntar: o que o ENEM avalia na hora da prova? Mais do que conhecimentos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia a capacidade do aluno refletir e resolver problemas. Acima de tudo, a forma como usa as competências e habilidades adquiridas durante a Educação Básica. Desse modo, o concurso não mede quantitativamente as informações absorvidas. No entanto, analisa o que o estudante consegue fazer com os conhecimentos adquiridos.

Anteriormente, as  tradicionais provas de vestibular estavam focadas em avaliar o conhecimento em si ou a memorização sistemática dos conteúdos aprendidos. Ou seja, por meio de questões objetivas e diretas, testava a capacidade do estudante de memorizar conceitos e teorias. Já o ENEM avalia a capacidade do aluno de refletir e aplicar os conceitos aprendidos na resolução de situações-problemas. Sobretudo, ao concluir a Educação Básica o estudante deve ser capaz de dominar estruturas mentais. Essas estruturas são: raciocínio lógico, dedução e interpretação textual. Ele deve absorver informações suficientes para saber agir frente a um desafio.

Os aspirantes à universidade necessitam estar preparados para justapor a teoria à prática. Dessa forma, os estudantes também precisam ser capazes de  encontrar soluções para determinadas dificuldades e condições.

Provas são base para seleção nas IES

Desde 2009, o Exame vem sendo utilizado por várias Instituições de Ensino Superior (IES) no processo seletivo de novos alunos. Centenas de instituições no Brasil utilizam o desempenho obtido no ENEM como parâmetro de seleção. O ENEM pode dar  lugar ou complementar o tradicional vestibular e a análise curricular. Iniciativas governamentais como:  Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o ProUni, utilizam os resultados da prova para avaliar os candidatos.

Os futuros universitários precisam ser capazes de aplicar a teoria aprendida na sua prática cotidiana, porque é dessa forma que o ENEM avalia os estudantes. Por causa desse diferencial, o ENEM tem se tornado uma referência maior na avaliação das habilidades e competências.

Este também pode servir como um teste para os estudantes que desejam logo entrar para o Ensino Superior. Através do teste podem avaliar sua performance, tanto de conhecimentos quanto habilidades físicas, emocionais e mentais, já que esse é um momento importante para a definição de uma carreira.

Também para aqueles que desejam ingressar em cursos profissionalizantes, o ENEM  é o principal instrumento de acesso. Muitas vezes sendo o concurso a única possibilidade de grande parte dos estudantes ingressarem nas IES particulares. O que pode ocorrer por meio de bolsas de estudos parciais ou integrais.

Conhecimento universal é apreciado

A pedagogia adotada pelo ENEM oferece a possibilidade de identificar em que área do conhecimento ou competência o estudante está apto ou não. Desta forma ainda podem ser apontadas quais são as suas deficiências de conhecimento. O exame ressalta os pontos em que o aluno precisa reforçar o seu grau de desenvolvimento.

Um alto nível de interpretação de acontecimentos no país e no mundo são exigidos pela prova do ENEM. A prova avalia a bagagem cultural dos estudantes, ao invés de analisar conteúdos específicos.

A elaboração das provas parte de uma problemática que é contextualizada com situações do dia a dia do estudante. Esta é uma forma de tornar a informação recebida pelo aluno em conhecimento. Ao contrário de uma prova tradicional, cujas questões se baseiam em conteúdo que é apenas decorado para um teste.

O concurso coloca em cheque o conhecimento global do estudante, sendo que as questões aplicadas nas provas servem para verificar as competências adquiridas durante a vida estudantil. O objetivo do exame é oferecer uma referência que possibilite ao estudante se autoavaliar. E, sobretudo, oferecendo base para  futuras escolhas, tanto de mercado de trabalho quanto no prosseguimento dos estudos.

O ENEM e o projeto de vida

O objetivo do Exame é que os alunos criem caminhos alternativos para o aprofundamento de seus conhecimentos. É a parte flexível da base curricular do Ensino Médio, pois cada escola pode definir como eles serão oferecidas. Por conseguinte, os estudantes podem escolher os caminhos que desejam seguir.

Ter um projeto de vida é ser capaz de se conhecer melhor, reconhecendo potenciais, interesses e paixões. A partir desse aprendizado, é possível estabelecer estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e a sua realização de forma ampla.

Os principais itens que precisam ser compreendidos pelo projeto de vida estão ligados à capacidade dos indivíduos conseguirem refletir sobre desejos e objetivos.  Dessa forma, não apenas para o futuro, mas também para o momento presente. Isso corresponde a focar no planejamento do que farão a cada ano da etapa de ensino. Ao final, é importante que o aluno seja capaz de se organizar, estabelecer metas e definir estratégias para alcançá-las.

Exame colabora para a independência

Ter um projeto de vida bem elaborado ajuda a levantar questões fundamentais e buscar respostas possíveis. É, ainda, saber o que fazer diante de escolhas difíceis e avaliar continuamente as preferências de caminho. O estudante deve ser capaz de identificar o que faz sentido em cada etapa da vida e de que forma poderá preparar os próximos passos com maior consciência.

De acordo com o estudo A importância de construir Projetos de Vida na Educação, do Educador e pesquisador de projetos de inovação, José Moran, o projeto ou plano de vida representa o que o indivíduo quer ser e o que ele vai fazer em certos momentos de sua vida.  “Projeto de vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos mais promissores”, revela.

Para Moran, este é  um exercício constante na nossa linha do tempo. Seja, aumentando nossa percepção, aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio prazo. É um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa vida.

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